Pode haver bloqueio judicial no FGTS?

Perguntado por: Ricardo Flávio Nogueira  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que, em caso de atraso no pagamento de pensão alimentícia judicial, o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) do trabalhador pode ser penhorado.

O que pode bloquear o FGTS?

Por que o saldo do FGTS é bloqueado? Quando uma pessoa usa o FGTS ao pedir empréstimo após escolher o saque-aniversário, os valores do fundo de garantia são bloqueados para serem utilizados para quitar a dívida adquirida com o banco no qual a operação de crédito foi feita.

Quando o FGTS pode ser penhorado?

Em geral, os valores recebidos a título de FGTS pelo trabalhador não podem ser penhorados, com uma única exceção: quando a penhora se destina à quitação de pensão alimentícia. Esse é o entendimento que vem sendo consolidado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Quando acontece bloqueio judicial?

O bloqueio judicial em uma conta corrente é uma situação de congelamento dos recursos nela depositados. Ele pode acontecer somente quando há a cobrança de uma dívida judicialmente.

Pode haver bloqueio judicial no caixa tem?

Entrou a 5 parcela do auxílio emergencial no valor de 150,00 reais na minha conta do caixa tem e foi bloqueada judicialmente. Foi sancionada uma lei que não. pode bloquear dinheiro do auxílio emergencial para dívida judicial trabalhista.

Bloqueio judicial do FGTS, é possível?

17 questões relacionadas encontradas

Pode ter bloqueio judicial no auxílio emergencial?

Desembargadores do TJ-SP entenderam que verbas não podem ser penhoradas. Em pelo menos três decisões recentes, a Justiça de São Paulo impediu a penhora de recursos do auxílio emergencial e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial de pessoas endividadas.

Pode haver bloqueio judicial no auxílio emergencial?

A 4ª turma do STJ fixou nesta terça-feira, 29, que valores oriundos de auxílio emergencial recebido em razão da pandemia não podem ser penhorados para pagamento de dívida.

Quanto tempo dura o bloqueio judicial?

Assim que o Juiz determina o bloqueio, é feita uma ordem que dura o dia inteiro (24 horas), mas só naquele dia! Ou seja, se cair dinheiro na sua conta desde manhã, até de noite, durante todo esse período o que cair na sua conta será bloqueado.

Quanto tempo pode durar um bloqueio judicial?

Então o sistema permite que as ordens de bloqueio de ativos financeiros sejam repetidas automaticamente durante o período de até 30 dias. A questão é que essa ordem pode ser renovada e o credor pode solicitar outras vezes o pedido de bloqueio e o juiz novamente determinar o bloqueio.

Quanto tempo fica um bloqueio judicial em conta corrente?

Os prazos das ordens no BacenJud são de 48hs, mas como dito, não há garantia de que após este prazo sua conta estará desbloqueada, sobretudo, se o juiz não tiver enviado a ordem ainda. Em nenhuma hipótese o banco poderá desbloquear uma conta somente a pedido de seu cliente, pois estaria descumprindo a lei.

Como funciona a penhora do FGTS?

Em geral, os valores recebidos a título de FGTS pelo trabalhador não podem ser penhorados, com uma única exceção: quando a penhora se destina à quitação de pensão alimentícia. Esse é o entendimento que vem sendo consolidado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Não é possível a penhora do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço FGTS para o pagamento de honorários de sucumbência?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que não é possível a penhora do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de honorários de sucumbência ou de qualquer outro tipo de honorário.

É possível haver a penhora de saldo do FGTS para o pagamento de honorários sucumbenciais?

Não se pode penhorar FGTS para pagamento de honorários sucumbenciais.

Como desbloquear saldo do FGTS?

Para desbloquear o saldo do FGTS novamente após optar pelo saque-aniversário, o trabalhador precisa voltar para a modalidade saque-rescisão. Ou seja, aquele em que ele recebe o fundo ao ser demitido sem justa causa. Porém ele deve aguardar dois anos, contados a partir da data de adesão ao saque-aniversário.

Porque o FGTS é impenhorável?

Os créditos oriundos do FGTS coadunam-se com a identificação de verba salarial, nos termos dos artigos 2°, § 2° da Lei n. ° 8.036/90, razão pela qual são impenhoráveis, salvo quando restar comprovado que a verba executada possui natureza alimentar.”

Como desbloquear minha conta do FGTS?

Para regularizar a conta bloqueada, a empresa tem que fazer o pedido de devolução referente à guia recolhida em duplicidade pelo Conectividade Social ICP, na opção Solicitar Devolução de Valores do FGTS. Ambos os recolhimentos devem aparecer para que a empresa selecione apenas um deles.

O que fazer quando há bloqueio judicial em conta corrente?

Somente um pedido formal no processo judicial pode desbloquear a conta bancária. Por isso, apenas a solicitação formal de desbloqueio perante o juiz tem o poder de tirar o bloqueio. O juiz encaminhará para seu banco ou instituição financeira uma ordem judicial para a liberação da conta e dos valores.

Como contestar bloqueio judicial?

O banco é obrigado a ser transparente e te informar o motivo do bloqueio. Em se tratando de bloqueio judicial, significa que foi a justiça que ordenou o bloqueio, e o banco deve te fornecer as seguintes informações: a origem da ordem judicial, citando Vara/Juízo, número do processo e do protocolo da ordem.

Como consultar bloqueio judicial por CPF?

Para você saber de onde veio o bloqueio judicial o ideal é entrar em contato com a instituição responsável pelo seu bem. Se for dinheiro em conta, por exemplo, você deve falar com seu banco. Caso seja veículo, você deve acessar o sistema do Detran do seu estado.

Quanto tempo dura o bloqueio Sisbajud?

Elaborado em 06/2021 . Recentemente, após o novo Sisbajud, sistema que bloqueia contas dos devedores, entrar em vigor foi inserida uma ferramenta que permite o bloqueio não apenas em uma data mas por 30 dias seguidos. Essa mudança que torna mais arriscada a penhora de créditos protegidos por lei.

Quanto tempo demora uma ação de penhora?

Vai depender do andamento do processo, mas se já estiver em execução pode levar até 1 ano. Caso ainda não, pode levar mais tempo, até 3 anos.

Como desbloquear auxílio emergencial bloqueado judicialmente?

A única forma de desbloquear tais valores é por meio da via judicial, com o protocolo de impugnação no processo de execução, demonstrando a impossibilidade jurídica da penhora do benefício, em razão de sua natureza alimentar.

Pode haver bloqueio judicial em conta Digital?

Antes de mais nada, saiba que sim! A conta digital pode ser bloqueada judicialmente. Nesse sentido, qualquer conta que exista no CPF de uma pessoa pode sofrer bloqueio. Atualmente, o BACENJUD (sistema utilizado pelo judiciário) consegue acessar todos os dados bancários que uma pessoa possui.

Quem está com auxílio bloqueado vai voltar a receber?

A Caixa Econômica Federal, em parceria com o Ministério da Cidadania, retornou o processo de contestação do auxílio emergencial de 2021 por meio do Dataprev. O procedimento garante uma nova oportunidade de receber o benéfico para quem teve o pagamento suspenso e os depósitos do auxílio bloqueado.

O que não pode ser bloqueado judicialmente?

Não pode haver bloqueio na conta salário ou conta que recebe aposentadoria, já que elas representam fonte de sustento da pessoa. Há um limite também para bloqueio, que não pode ultrapassar o valor de 40 salários mínimos existentes em conta poupança – conhecidos como valores impenhoráveis.

Artigo anterior
Qual a definição de substância composta?
Artigo seguinte
Quanto de bebida para ficar bêbado?