Pode haver bloqueio judicial de conta poupança?

Perguntado por: Leticia Miriam de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

Uma conta bancária pode ser bloqueada quando em um processo judicial em fase final, ou seja, de execução ou cumprimento de sentença, o juiz realizada um procedimento chamado BACENJUD.

Pode haver penhora conta poupança?

A penhora on-line possibilita o bloqueio de valores que o devedor tenha em conta bancária (conta corrente, poupança ou de investimento, por exemplo). Contudo, a lei determina um limite para esse bloqueio. Até 40 salários mínimos depositados em poupança não podem ser bloqueados, ou seja, são impenhoráveis.

Qual tipo de conta não pode ter bloqueio judicial?

Não pode haver bloqueio na conta salário ou conta que recebe aposentadoria, já que elas representam fonte de sustento da pessoa. Há um limite também para bloqueio, que não pode ultrapassar o valor de 40 salários mínimos existentes em conta poupança – conhecidos como valores impenhoráveis.

Como pedir desbloqueio judicial de conta poupança?

Somente um pedido formal no processo judicial pode desbloquear a conta bancária. Por isso, apenas a solicitação formal de desbloqueio perante o juiz tem o poder de tirar o bloqueio. O juiz encaminhará para seu banco ou instituição financeira uma ordem judicial para a liberação da conta e dos valores.

Pode haver bloqueio judicial sem aviso?

Se ainda não ficou claro, o bloqueio judicial não é realizado sem motivos. Existe um aviso prévio, além de que o processo de bloqueio leva de 12hrs à 24hrs para ser efetivado, após a decisão judicial. Por isso, quando intimado(a), a sua conta poderá ser bloqueada.

Bloqueio JUDICIAL de CONTA POUPANÇA para NOME SUJO, pode ou não pode?! Feat Direito e de Salto

35 questões relacionadas encontradas

Como saber se houve bloqueio judicial?

Para você saber de onde veio o bloqueio judicial o ideal é entrar em contato com a instituição responsável pelo seu bem. Se for dinheiro em conta, por exemplo, você deve falar com seu banco. Caso seja veículo, você deve acessar o sistema do Detran do seu estado.

Quando ocorre o bloqueio judicial?

O bloqueio judicial em uma conta corrente é uma situação de congelamento dos recursos nela depositados. Ele pode acontecer somente quando há a cobrança de uma dívida judicialmente.

O que fazer quando a conta poupança é bloqueada?

Entenda, o banco não é o culpado nessa situação e não irá interferir em nada (até porque não foi ele quem fez o bloqueio e sim o juiz). Por isso, se a sua conta foi bloqueada, só vai ser desbloqueada por ordem do juiz e para realizar o pedido você deve constituir um advogado para realizar o procedimento.

Quantos dias a conta fica bloqueada judicialmente?

Os prazos das ordens no BacenJud são de 48hs, mas como dito, não há garantia de que após este prazo sua conta estará desbloqueada, sobretudo, se o juiz não tiver enviado a ordem ainda. Em nenhuma hipótese o banco poderá desbloquear uma conta somente a pedido de seu cliente, pois estaria descumprindo a lei.

Quanto dias demora para desbloquear conta bloqueada judicialmente?

Correndo tudo bem, o Juiz escreve a decisão e manda realizar o desbloqueio. Aguarda-se o prazo de defesa contra essa decisão e depois vai ao cartório para realizar o desbloqueio no sistema. Só depois disso tudo é que o Banco tem em média até 48 horas para liberar os valores na conta.

Pode haver bloqueio judicial em conta Digital?

Antes de mais nada, saiba que sim! A conta digital pode ser bloqueada judicialmente. Nesse sentido, qualquer conta que exista no CPF de uma pessoa pode sofrer bloqueio. Atualmente, o BACENJUD (sistema utilizado pelo judiciário) consegue acessar todos os dados bancários que uma pessoa possui.

Como deve ser contabilizado bloqueio judicial?

Em geral, o valor da transferência judicial é o mesmo valor do bloqueio e desbloqueio. Como não há lançamento contábil do bloqueio e desbloqueio, o registro contábil ocorre com a saída efetiva do recurso da conta bancária, ou seja, pela transferência judicial.

Pode bloquear conta salário para pagar dívidas?

Em regra, o Código de Processo Civil veda expressamente a penhora ou bloqueio do salário. Isso acontece porque o salário e a aposentadoria são verbas alimentares, ou seja, necessárias à sobrevivência do indivíduo. Desta forma, as verbas alimentares são protegidas pelo nosso ordenamento jurídico.

O que descaracteriza uma conta poupança?

Conta poupança pode ser descaracterizada em razão de pagamentos e saques, não estando protegida pela pela impenhorabilidade do art. 649, CPC. A conta poupança pode ser penhorada se pelas sucessivas movimentações for caracterizado o uso da mesma como conta corrente. AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL.

Quais dívidas podem bloquear conta?

Pode ser empréstimo, fatura de cartão de crédito, financiamento do carro ou da casa ou carnê de loja, por exemplo. Se credor e devedor não chegam a um acordo, o poder Judiciário pode determinar a penhora de bens do devedor para saldar o débito.

Porque o dinheiro fica bloqueado na conta poupança?

Segundo a Caixa Econômica, a poupança será bloqueada no caso de o saldo ou a soma de todos os depósitos nela exceder os R$ 3 mil duas vezes no período de um ano. Ou seja: se esse valor ultrapassar o limite apenas uma vez, a conta não é bloqueada; na vez seguinte, entretanto, isso acontece.

Quanto tempo dura o bloqueio judicial Sisbajud?

Elaborado em 06/2021 . Recentemente, após o novo Sisbajud, sistema que bloqueia contas dos devedores, entrar em vigor foi inserida uma ferramenta que permite o bloqueio não apenas em uma data mas por 30 dias seguidos. Essa mudança que torna mais arriscada a penhora de créditos protegidos por lei.

Como desbloquear a conta poupança da Caixa?

Para efetuar o desbloqueio, nesse caso, é preciso comparecer a uma agência física da Caixa. Ademais, é necessário levar um documento de identificação para comprovar que o beneficiário é a mesma pessoa inscrita.

O que fazer quando a conta da Caixa é bloqueada?

Por isso, a primeira maneira de desbloquear sua conta do Caixa Tem é comparecendo a uma agência portando CPF e documento de identidade original com foto. O procedimento será realizado por um atendente, confirmando que o solicitante é mesmo o titular da conta.

O que significa saldo bloqueado na conta poupança da Caixa?

Isso pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo, o valor depositado excedeu o limite da sua conta. O ideal é entrar em contato diretamente com o banco para verificar e solicitar o desbloqueio.

Como bloquear conta salário?

As contas bancárias com fim de guardar verbas salariais não podem ser bloqueadas ou penhoradas pela Justiça e tampouco pelo próprio banco. Quando há bloqueio por ordem judicial é necessário contratar um advogado, pois significa que há um processo em andamento.

Como comprovar que se trata de conta salário?

2 respostas. Prezado, um contracheque onde apareça a conta de depósito, ou mesmo o próprio extrato, podem comprovar que a conta possui natureza salarial. Você precisará de advogado para peticionar o desbloqueio e pedir a devolução dos valores.

Como proceder quando a conta é bloqueada pela Receita Federal?

O link para regularizar o CPF neste caso é o https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar/Default.asp . Na situação "pendente de regularização", o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos.

Pode haver bloqueio judicial no Nubank?

Sim, o dinheiro disponível na NuConta pode ser bloqueado através do BacenJud, caso você sofra um processo de execução e tenha uma ordem judicial nele.

Pode haver bloqueio judicial no Picpay?

Mesmo que tenha realizado o pagamento da dívida ou que ela seja indevida, o Picpay Empresas, só pode desbloquear o saldo da conta, após autorização da justiça por uma ordem judicial.

Artigo anterior
O que é um argumento dedutivo?
Artigo seguinte
Quando a TR pode subir?