Pode descontar 2 DSR?

Perguntado por: Matilde Rebeca Cardoso Costa Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Quando descontar DSR do funcionário
É importante lembrar que o DSR possui desconto semanal, então, mesmo que o funcionário falte duas vezes em uma mesma semana, só terá o DSR descontado uma vez.

Quando descontar 2 DSR?

QUANDO A EMPRESA PODE DESCONTAR O “DSR”?
  1. Art. ...
  2. I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica;
  3. II – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;

Como é descontado o DSR sobre faltas?

Como calcular DSR sobre faltas e atrasos
  1. Para colaboradores mensalistas. (salário mensal ÷ 30 dias) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  2. Para colaboradores comissionados. (soma dos valores mensais de comissão ÷ número de dias úteis no mês) x quantidade de domingos e feriados no mês.
  3. Para horistas.

Quantos DSR podem ser descontados por mês?

Agora, pode-se descontar o dsr de uma falta no mes seguinte. Ou seja, num mes desconta 2 faltas e um dsr, e em outro mes desconta-se o outro dsr.

Quantos DSR por semana?

DSR = valor da hora trabalhada x dias da semana (incluindo sábado) x número de domingos e feriados. Veja da seguinte forma: Multiplique o valor da hora trabalhada pelo número de dias da semana, incluindo o sábado; Multiplique o resultado pelo número de domingos e feriados.

Como Descontar o DSR do Empregado?

41 questões relacionadas encontradas

Pode trabalhar mais que 7 dias seguidos?

Se todo trabalhador tem direito a um descanso remunerado semanal, garantido por lei e inegociável, isso quer dizer que ele pode trabalhar, no MÁXIMO 6 dias seguidos.

Como é feito o cálculo do DSR?

O cálculo do DSR, conforme a legislação, deve considerar a seguinte fórmula: DSR = (valor total das horas extras realizadas no mês / dias úteis no mês) x domingos e feriados do mês.

O que diz a CLT sobre DSR?

1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.

Qual o valor do descanso remunerado?

DSR = (valor total das horas extras no mês / dias úteis no mês) x domingos e feriados do mês. DSR = (340,80 / 20) x 11.

O que diz o artigo 67 da CLT?

67 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que aduz que “será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.”

Como calcular uma falta na Segunda-feira?

Agora, se injustificadamente o empregado faltar ou não cumprir integralmente seu horário de trabalho, ele terá um desconto proporcional em seu dia de repouso semanal remunerado a partir da verificação do ponto do funcionário.

Quando falta na Quarta-feira desconta quantos dias?

Temos portanto, que o empregador poderá descontar a remuneração pertinente a 2 dias de trabalho, caso o empregado falte qualquer dia da semana injustificadamente, entretanto, não poderá deixar de conceder a folga, por mais que o empregado tenha faltado, pois estes dois institutos não se confundem.

O que é o repouso remunerado?

O descanso semanal remunerado é um direito fundamental do profissional brasileiro, previsto na Lei nº 605. Trata-se de uma espécie de permissão para que, ao menos uma vez por semana, o colaborador possa descansar e receber por isso.

Quantos por cento e o DSR?

A remuneração do descanso corresponde a um dia de seu trabalho, ou seja, 1/6 do total trabalhado na semana. Vamos calcular, por exemplo: um trabalhador semanalista que trabalha 44 horas semanais com o salário de R$ 500,00.

O que diz o artigo 66 da CLT?

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 66 - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

Como fica o DSR com a reforma trabalhista?

– Adoção do sistema 2×2, ou seja, a cada dois domingos trabalhados, corresponderá o mesmo número de domingos de descanso, a título de DSR, devendo este ser concedido, no máximo, após seis dias trabalho. – O DSR não poderá ser concedido após o sétimo dia consecutivo de trabalho.

O que diz a Súmula 146 do TST?

O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

Como calcular salário horista e DSR?

O repouso semanal remunerado do empregado horista calcula-se da seguinte forma:
  1. somam-se as horas normais realizadas no mês;
  2. divide-se o resultado pelo número de dias úteis;
  3. multiplica-se pelo número de domingos e feriados;
  4. multiplica-se pelo valor da hora normal.

O que acontece se trabalhar 7 dias seguidos?

Se o colaborador trabalhar no domingo, ele deverá folgar em outro dia. Assim, se ele trabalhar sete dias consecutivos terá ocorrido infração à legislação trabalhista e o empregador deverá pagar o dia de folga trabalhado em dobro. Esse entendimento, inclusive, já está consolidado na Orientação Jurisprudencial n.

O que acontece quando trabalha 7 dias seguidos?

TST: operário receberá descanso semanal em dobro por trabalhar 7 dias consecutivos. O trabalhador que desenvolver suas atividades durante sete dias consecutivos e usufruir do descanso semanal remunerado somente após este período tem direito ao pagamento em dobro.

Pode folgar no oitavo dia?

FOLGA NO OITAVO DIA . IMPOSSIBILIDADE. O art. 7º, XV, da Constituição da República assegura ao trabalhador o direito de 24 horas consecutivas de descanso integral dentro da semana.

Quando acontece o DSR?

O funcionário que cumprir sua jornada integralmente, sem faltas injustificadas ou atrasos, tem o direito ao Descanso Semanal Remunerado (DSR), ou seja, um dia da semana de folga sem descontos no salário. ... Isso acontece porque algumas jornadas de trabalho ocorrem aos finais de semana.

Qual a diferença de folga e DSR?

Respostas (4) DSR significa Descanso Semanal Remunerado. A lei determina que o funcionário tenha um dia de folga por semana. Já as demais folgas, são as folgas além dessa obrigatória por lei.

O que significa a palavra remunerado?

O que é Atividade Remunerada:

A palavra "remuneração" vem do Latim "remuneratio" e significa pagamento, recompensa, gratificação. Nada mais é do que exercer uma profissão ou atividade temporária e receber um pagamento pelo trabalho executado, independente de ser um trabalho com carteira assinada ou não.

Quando falta na semana perde o sábado e domingo?

O final de semana deve ser descontado? Segundo a Lei 605/49, o pagamento do dia destinado ao repouso semanal de 24 horas não será devido quando o colaborador faltar sem justificativa durante toda a semana anterior.

Artigo anterior
Como ajudar uma pessoas com demência vascular?
Artigo seguinte
Quais os instrumentos de avaliação somativa?