Pode depositar cheque depois da data?

Perguntado por: Vera Isabela Branco de Andrade  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

O prazo para a expiração do cheque é de 6 meses, ou seja, se ele for apresentado depois de 6 meses da data de emissão, não poderá ser descontado. Mesmo após o prazo de apresentação, o cheque é pago se houver fundos na conta.

Qual o prazo máximo para depositar um cheque?

Mas fique atento, porque de acordo com a lei 7.357, de 1985, o cheque deve ser apresentado no banco em até trinta dias se for lançado na mesma praça. Ou seja, no mesmo local de pagamentos. Já aqueles que foram emitidos em outro lugar do país ou no exterior, o prazo se estende em até 60 dias.

Pode depositar cheque prescrito?

Sim. Mesmo após o prazo de apresentação, o cheque pode ser apresentado e deverá ser pago se houver saldo na conta.

O que acontece se não apresentar o cheque?

A apresentação do cheque ao banco fora do prazo legal acarreta ao portador a perda do direito regressivo contra os endossantes e seus avalistas (Lei do Cheque, art. 47, II), permanecendo o direito de ação contra o emitente (e seus avalistas), conforme súmula 600 do STF.

Como cobrar cheque que não foi apresentado?

O cheque, ainda que não tenha sido apresentado para a compensação, é prova escrita do débito referente ao valor nele referido, pois se trata de prova escrita sem eficácia de título executivo, apta a embasar a ação monitória.

Cheque pré-datado pode ser depositado antes da data?!?

20 questões relacionadas encontradas

O que diz a Lei do cheque?

LEI No 7.357, DE 2 DE SETEMBRO DE 1985.

Dispõe sobre o cheque e dá outras providências.

Pode depositar cheque atrasado?

O ideal é que se coloque na data de emissão a data para o recebimento, e não a data presente, em que o mesmo está sendo preenchido. Se a data para o recebimento for depois de 6 meses após a data de emissão, o cheque não poderá ser descontado, pois já terá expirado. É então, devolvido por motivo 44.

O que fazer com o cheque prescrito?

Se o cheque prescrito não pode ser executado, como fazer para cobrar-lhe? A Lei do Cheque traz a resposta no art. 61: o credor deverá ajuizar a ação de enriquecimento. Ela é a ação competente para a cobrança contra o emitente e outros coobrigados que se locupletaram injustamente com o não pagamento do cheque.

Como cobrar cheque prescrito a mais de 5 anos?

AÇÃO DE COBRANÇA. CHEQUE PRESCRITO. PRAZO PRESCRICIONAL DE CINCO ANOS CONTADO A PARTIR DO VENCIMENTO DO TÍTULO. I - Prescritas as ações de execução e de enriquecimento sem causa, ambas cambiárias, subsiste a ação de cobrança de cheque, que pode seguir o rito ordinário ou o monitório.

O que é um cheque prescrito?

A Lei 7.357/85, mais conhecida como “lei do cheque”, prevê alternativas para o recebimento de cheques que estão “prescritos”, ou seja, que não podem ser apresentados ao banco e nem executados diretamente em juízo.

Sou obrigado a pagar cheque prescrito?

Sim. Mesmo após o prazo de apresentação, o cheque pode ser apresentado e deverá ser pago se houver saldo na conta.

Como fazer cobrança de cheque devolvido?

O caminho ideal e mais curto para se receber o crédito é entrar na Justiça com uma “Ação de Execução” que apresenta atos mais céleres e simples, podendo ser ajuizada até o prazo limite de 06 (seis) meses contados da data que expira o prazo de apresentação do cheque para compensação (a data de apresentação para cheques ...

Quando o banco pode negar cheque?

Os bancos devem recusar a entrega de talões de cheques a consumidores que estejam incluídos no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) , ou enquanto não verificadas as informações constantes da ficha de proposta, ou a qualquer tempo, se forem constatadas irregularidades nos dados de identificação do ...

Não tinha saldo mas o banco compensou o cheque?

Quando você não tem dinheiro na sua conta para compensar um cheque, ele é devolvido por falta de fundos. O banco tenta apresentar o cheque uma segunda vez para ser quitado. Mas se novamente, ele não é pago por falta de saldo na conta, é chamado de cheque sem fundo.

Como funciona cheque a prazo?

É um cheque comum com uma data futura preenchida. O cheque pré-datado é quando você deseja comprar a prazo e coloca, na parte de baixo da folha, a data que você deseja que o valor seja compensado.

O que diz a Súmula 370 do STJ?

O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.

São requisitos específicos do cheque previstos na Lei nº 7.357 de 2 de setembro de 1985?

1º O cheque contém: I - a denominação "cheque" inscrita no contexto do título e expressa na língua em que este é redigido; II - a ordem incondicional de pagar quantia determinada; III - o nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado); IV - a indicação do lugar de pagamento; V - a indicação da data ...

O que é o que é CCF?

O que é o Relatório de Cheques Sem Fundos (CCF)? É um relatório que contém informações sobre cheques devolvidos, que geram inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos (CCF).

Quem tem direito a talão de cheques?

O banco só fornece talões de cheque para pessoas que têm conta corrente. O cheque vem com o nome e os dados da conta corrente da pessoa e tem espaço para preenchimento do valor em números e por extenso, o local onde foi preenchido o cheque, a data e a assinatura da pessoa.

Qual é o motivo 20 de devolução de cheque?

O motivo 20 de devolução de cheque foi criado pelo Banco Central do Brasil e significa: “cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio de folhas de cheque em branco”. Trata-se de folha de cheque cancelada por solicitação do correntista.

Quando posso sustar um cheque por desacordo comercial?

36 da Lei nº 7.357/85 aduz que "mesmo durante o prazo de apresentação, o emitente e o portador legitimado podem fazer sustar o pagamento, manifestando ao sacado, por escrito, oposição fundada em relevante razão de direito." (caput).

Qual ação para cobrança de cheque?

Pelo ordenamento jurídico, a ação competente para cobrança do cheque em relação ao prazo prescricional, é a Ação de Execução de Título Extrajudicial com observância no disposto nos artigos 585 inciso I do código de Processo Civil e art. 47 da Lei 7.357/1985.

Como cobrar cheque judicial?

Para ingressar com a cobrança judicial precisamos dos seguintes documentos: dos próprios cheques em vias originais, se o cheque for emitido por empresa vamos utilizar o contrato social, RG ou CNH do sócio, que autorizar a cobrança, e se for emitido por pessoa física, basta RG ou CNH e comprovante recente de endereço.

Quem pode cobrar cheque devolvido?

O credor tem o direito de cobrar os valores que não foram compensados em até 6 meses. Da mesma forma, ele pode protestar o cheque no prazo de 30 dias, caso ele tenha sido emitido no local do pagamento.

Pode protestar cheque após 5 anos?

Protesto de dívida com mais de 5 anos é ilegal e dá direito a indenização por danos morais.

Artigo anterior
Como emagrecer em 3 horas?
Artigo seguinte
O que fazer depois que a aposentadoria foi concedida?