Pode dar atestado de 30 dias?

Perguntado por: Sebastião Micael Loureiro Almeida  |  Última atualização: 9. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

Muitos acreditam que existe um limite de entrega de atestados por mês. Mas, a verdade é que a lei não prevê um limite de atestados por mês, mas sim um limite de dias.

Pode colocar atestado de 30 dias?

Vale lembrar que não há um limite para atestados médicos que podem ser apresentados durante um ano de trabalho. O trabalhador afastado devido à mesma doença em um intervalo de até 60 dias é remunerado pelo próprio empregador nos primeiros 15 dias de ausência.

Qual o tempo máximo de um atestado médico?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) regula diversos aspectos das relações de trabalho no Brasil, incluindo o tratamento de atestados médicos. Ela estabelece que: O empregado tem direito a se afastar do trabalho por até 15 dias consecutivos, mediante a apresentação de atestado médico.

Estou de atestado de 30 dias quanto vou receber?

Quando você é afastado por incapacidade temporária, recebe 91% da sua média salarial de 80% dos seus melhores salários. Essa média é feita de forma simples a partir dos salários de contribuição ou dos do último ano de contribuição do beneficiário – sempre o que for menor.

Qual o limite de dias para atestado médico?

Conforme o texto aprovado, quando o período de afastamento for igual ou inferior a cinco dias o documento poderá ser apresentado pelo trabalhador no dia do retorno. No caso de afastamentos mais longos, o atestado terá de ser entregue até cinco dias após o início do período de ausência ao trabalho.

Dúvida: Tenho um atestado de 30 dias, devo ser afastado junto ao INSS?

45 questões relacionadas encontradas

Como contar 30 dias de atestado médico?

A contagem inicial do atestado médico será SEMPRE da data de emissão do documento, independente de se foi emitido no começo ou no final do dia, se o funcionário já trabalhou ou não naquele dia ou se é dia útil ou não. E lembre-se: a contagem dos dias de atestado médico se dão em dias corridos e não em dias úteis.

Tem um limite de atestado por mês?

A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.

O que acontece com atestado de 30 dias?

Todo servidor que se afastar por 30 dias ou mais deverá obrigatoriamente passar pelo Exame Médico de Retorno ao Trabalho na DGRH / DSO ao término de seu afastamento.

Como dar entrada no INSS com atestado de 30 dias?

Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem fazer o requerimento via Atestmed, pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Pode dar um atestado atrás do outro?

Pode dar um atestado atrás do outro? Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art.

Pode dar atestado de 120 dias?

A licença de até 14 dias, ininterruptos ou não, poderá ser dispensada de perícia. A partir de 15 até 120 dias, ininterruptos ou não, poderá ser avaliada por perícia singular e acima de 120 dias, obrigatoriamente, por junta médica composta por no mínimo dois médicos ou dois odontólogos.

Qual intervalo de um atestado para outro com o mesmo CID?

Prazo de 60 dias para a soma de atestados.

Para que os atestados médicos com CID iguais possam ser somados será necessário que ambos sejam emitidos dentro do prazo de 60 dias. Base jurídica: Art. 75 do Decreto nº 3.048/99.

O que invalida um atestado médico?

Atestado Inválido

Isso inclui a ausência de dados de identificação do profissional, falta de motivo justificado para o afastamento, inconsistências nas informações sobre o hospital ou clínica, rasuras na data ou no número de dias de afastamento, e indícios de falsificação de carimbo ou assinatura médica.

Quem paga o atestado de 30 dias de trabalho?

Durante os primeiros 15 dias, quem pagará o auxílio-doença será o empregador. Portanto, a empresa na qual a pessoa atua. Contudo, a partir do 16.º dia, essa responsabilidade passa a ser do INSS.

Quem paga os primeiros 30 dias de afastamento?

Na prática, as empresas são obrigadas a arcarem com o equivalente a 15 primeiros dias do salário do colaborador e, somente após esse período, o INSS assume os pagamentos. Isto é, a partir do 16° dia a responsabilidade se transfere à Previdência Social.

Quando o atestado acaba antes da perícia do INSS?

O que fazer se o atestado vencer antes da perícia? Se você ainda se encontrar incapacitado para retornar ao trabalho, deve solicitar a renovação do seu atestado médico até que chegue a data da perícia.

É necessário esperar a perícia médica para voltar a trabalhar?

O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estiver afastado do trabalho por incapacidade temporária, na modalidade conhecida como auxílio-doença, poderá retomar suas atividades profissionais antes da data que consta no atestado médico, sem a necessidade de passar por perícia médica, desde que já ...

Quantos atestado posso dar no aviso prévio?

A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.

Quantos dias de atestado a empresa é obrigada a pagar?

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, a empresa é responsável pelo pagamento do salário do funcionário durante os primeiros 15 dias de afastamento por motivo de doença. Esses primeiros 15 dias são conhecidos como "período de carência" e são de responsabilidade do empregador.

Quem paga meu salário enquanto aguardo a perícia?

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.

O que fazer enquanto aguarda a perícia do INSS?

“Enquanto aguardo a perícia, o que devo fazer?” Não basta só ficar na dúvida e na preocupação. Você precisa agir para garantir os seus direitos. Avise o seu empregador sobre o seu afastamento e mostre os documentos que comprovam a sua situação, como atestados médicos e documentos do INSS.

Pode dar atestado de 90 dias?

👉 o atestado médico deve ter sido emitido há menos de 90 dias da data do requerimento; 👉 precisa estar legível e sem rasuras; 👉 é preciso apresentar um documento com foto. De acordo com a Previdência, a medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisam de perícia inicial.

Quem é responsável por fazer o encaminhamento ao INSS?

Segundo o § 4º do artigo 60 da LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, apenas nas empresas que têm serviço médico próprio ou de convênio, é que existe a responsabilidade de encaminhar o trabalhador ao INSS.

Estou de atestado posso ir na igreja?

Para o especialista, a responta é depende. "Há de ser considerado o histórico profissional do colaborador, o motivo do afastamento médico e a modalidade do evento (festa). Havendo a comprovação inequívoca de que o empregado agiu de má-fé, é possível, em tese, a aplicação da justa causa".

Quem pega muito atestado tem direito a férias?

Se o trabalhador acumula muitas faltas justificadas por motivos de saúde ou força maior, mesmo que com atestado para abono, podem tirar esse direito. Dito isso, acreditamos que você está pronto e organizado para as suas férias!

Artigo anterior
Qual o melhor sistema de som para igreja?
Artigo seguinte
Como se calcula o imposto sobre o Lucro Real?