Pode comprar um terreno sem documento?

Perguntado por: Sandro Lima  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

A resposta curta: não. Da mesma forma que uma pessoa com escritura pode reivindicar judicialmente o imóvel, quem comprou de boa fé um imóvel sem escritura não está completamente indefeso.

Qual o risco de comprar um terreno sem escritura?

Ao compra um imóvel sem escritura, o comprador se coloca em risco junto ao seu bem. Isso acontece porque a escritura é o documento que comprova quem é o proprietário do imóvel. Sem saber quem é o dono da propriedade, diversos problemas podem aparecer. Saiba quais são e como se proteger.

O que fazer quando o terreno não tem matrícula?

Não existir matricula atrelada a seu imóvel não significa que você vai perde-lo, mas sim, que se trata de um imóvel "sem dono" e para se tornar dono, você precisará passar pelo que chamamos de processo de usucapião.

É possível comprar um imóvel sem matrícula?

Somente os imóveis regulares permitem que seja realizada uma compra, venda, doação, permuta ou financiamento com o respectivo registro na matrícula. Importante frisar que, a lei somente garante o direito a propriedade àquele que promove o registro do imóvel, ou seja, somente é dono que, registra.

Quem não tem escritura não é dono?

Sem o registro da compra e venda na matrícula do imóvel não se tem sua propriedade. É isso mesmo. Para que o comprador seja considerado o efetivo dono do imóvel, não basta que faça o pagamento para o vendedor; mais do que isso, não basta que assine um contrato de compra e venda com a pessoa que está vendendo.

OS RISCOS DE COMPRAR UM IMÓVEL SEM ESCRITURA

45 questões relacionadas encontradas

Como fazer um documento de um terreno que não têm documento?

Localizar os antigos proprietários

Basta localizá-los e comparecer ao Cartório de Notas mais próximo para solicitar a lavratura do documento. No momento de solicitação da escritura, deverão ser solicitados diversos documentos como RG, CPF, certidão de matrícula atualizada ou outros.

Como se comprova a posse?

Introdução
  1. Registro Público de Imóveis. O registro público de imóveis é um dos principais documentos que comprova a posse e a propriedade. ...
  2. Pagamento de IPTU. ...
  3. Benfeitorias e Manutenção do Imóvel. ...
  4. Comprovação de Residência. ...
  5. Testemunhas e Declarações de Vizinhança. ...
  6. Registro Fotográfico e Documental.

É arriscado comprar terreno de posse?

É arriscado comprar um terreno de posse pela falta de titulação legal clara. A incerteza legal em torno da propriedade pode resultar em disputas judiciais demoradas e custosas, sujeitando os investidores ao risco de despejo.

É seguro comprar um terreno com contrato de compra e venda?

Este contrato é seguro e serve para levar ao Registro de Imóveis, e colocar o seu nome na escritura pública como o novo proprietário. É indispensável ver a escritura e conferir os dados do imóvel e do proprietário. Também no contrato é preciso que estes dados estejam corretamente descritos.

O que acontece quando o imóvel não é registrado?

Ou seja, enquanto não houver registro da compra e venda no Cartório de Registro de Imóveis, o vendedor continuará como proprietário. E sendo proprietário, poderá continuar usufruindo do bem, podendo vender a terceiros, dar como garantia, ou até mesmo ser bloqueado por alguma ação judicial.

Como legalizar um terreno que só tem contrato de compra e venda?

O passo inicial para regularizar o imóvel é ir até o cartório de registro de imóveis na sua cidade e dar entrada no processo. Para que você não tenha problemas, é preciso apresentar o contrato de compra e venda do bem. Com esse documento em mãos, você vai conseguir emitir a escritura do imóvel.

Quanto custa para fazer uma matrícula de um terreno?

Registro: A taxa de registro é cobrada diretamente pelo Cartório de Registro de Imóveis e também pode variar de acordo com as leis de cada estado. Em média, custa aproximadamente 1% do valor venal do imóvel. Portanto, para um imóvel com valor de R$ 300 mil, você deverá pagar em média 3 mil reais pela taxa de registro.

Tem escritura mas não tem registro?

Mesmo que você possua uma escritura de compra e venda, lavrada no cartório de notas, você ainda não é considerado o proprietário do imóvel enquanto não registrar tal escritura.

Quem não tem escritura paga IPTU?

Sim. Mesmo sem escritura ou registro, o imóvel irregular pagará o imposto. Pois o imposto incidirá sobre todos os imóveis em área urbanas do município, até mesmo em terrenos irregulares e edificações irregulares.

Pode vender um lote sem escritura?

É necessária a escritura na venda de um imóvel? Sim, para vender seu imóvel é necessário que haja uma escritura de compra e venda, para que a transação seja considerada legalmente válida no Brasil.

Como fazer um documento de um terreno invadido?

Para realizar a legalização é preciso do auxílio de um advogado ou um defensor público. Será preciso registrar uma escritura informando o tempo de posse no terreno e os proprietários anteriores. Também será necessário um profissional, para que faça as plantas baixas e o memorial descritivo.

Como regularizar um terreno que não tem escritura?

Uma das opções para regularizar o imóvel sem escritura é localizar os antigos proprietários. De forma simples e eficiente, é possível formalizar a aquisição do imóvel com a participação dos antigos donos no ato de Lavratura Pública de Compra e Venda, em Cartório de Notas.

Qual o risco de comprar um imóvel sem escritura?

Sem esse documento não tem como saber de onde esse imóvel surgiu, se foi invadido, transferido para outra pessoa ou até mesmo penhorado. Dessa forma o comprador pode até perder seu imóvel caso algo errado aconteça. Existem casos em que o imóvel possui a matrícula, mas o vendedor não lavrou a escritura.

O que preciso pagar quando compro um terreno?

Quando comprar um imóvel, o que tenho que pagar? Conheça as principais taxas
  1. ITBI. O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI )é um imposto municipal que incide sobre a transmissão de imóveis. ...
  2. Taxa de Cessão de Contrato. ...
  3. Registro de Imóvel. ...
  4. Escritura Pública. ...
  5. Taxas cartoriais.

O que garante a posse de um terreno?

De acordo com o artigo 1.196 do Código Civil Brasileiro, a pessoa que está usufruindo de um imóvel e tem o exercício, pleno ou não, de alguns poderes referentes ao bem, é quem detém a posse do espaço. Nesse sentido, a posse pode ser direta ou indireta.

É possível legalizar um terreno de posse?

Assim, havendo uma escritura de posse ou instrumento particular de posse, é possível regularizar o imóvel, seja por meio da Ação de Usucapião ou Ação de Adjudicação Compulsória, vez que se trata de documentos válidos e utilizados judicialmente.

Como saber quem é o dono de um terreno?

Para saber quem é o dono do imóvel basta verificar a matrícula, transcrição ou inscrição, arquivada no Cartório de Registro de Imóveis, que pode ser consultada pelo seu endereço completo, caso não se saiba o número da matrícula.

Como faço para legalizar um imóvel de posse?

Solicitar a emissão do habite-se para o imóvel; Pagar as taxas da prefeitura e da Receita Federal com relação a obra; Comparecer no cartório de registro de imóveis com a documentação com requerimento para regularizar a construção na matrícula.

Quais os documentos que comprovem a propriedade do imóvel?

A matrícula contendo o registro da escritura é o documento que comprova quem é o proprietário do imóvel.

Como regularizar a posse de um terreno?

Para regularizar a escritura de posse, é necessário seguir alguns passos importantes: Verificar a documentação: é fundamental reunir toda a documentação referente ao imóvel, como comprovantes de pagamento de impostos, contas de água e luz, entre outros documentos que possam comprovar a posse.

Artigo anterior
Quais são as partes do nariz externo?
Artigo seguinte
Como usar folha de moringa?