Pode começar uma frase com Contudo?

Perguntado por: Luana Faria Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (3 avaliações)

Os advérbios conetivos contudo, porém, todavia, assim como a locução no entanto, caracterizam-se por ter mobilidade na frase, podendo ocorrer no seu início. Eu não estudei para o exame.

Como usar a palavra Contudo?

Significado de Contudo

conjunção Indica oposição ou limitação; mas, porém, no entanto, todavia: o artista convenceu sua plateia, contudo não foi bem aceito pela crítica. Etimologia (origem da palavra contudo).

Pode começar uma frase com ou?

Embora as conjunções sirvam, por definição, para ligar orações, pode começar uma frase por e, ou, entre outras. Assim o atesta o uso de muitos autores consagrados, como os dois que aqui cito a título de exemplo.

Pode começar a frase com verbo?

É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. Ex.: Livre-se de tudo.

E no começo de frase?

Sim, podemos começar uma frase com a conjunção e. De entre os vários contextos de utilização desta conjunção coordenativa, Maria Helena de Moura Neves refere, na Gramática de Usos do Português, que as frases ou enunciados podem ser também os elementos coordenados por e: «Nada mais o atingia.

Vírgula em porém, todavia, entretanto, pois, mas e contudo

28 questões relacionadas encontradas

Que no início da frase?

Uso do que

Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

Como usar o é ou é?

Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.

Pode começar frase com pronome possessivo?

Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).

Pode usar crase no início de frase?

Crase no início de frase

Não há regras que impeçam o uso de crase no início de frases. Por isso, a atenção ao seu uso é apenas nas regras de aplicação gerais do acento grave.

Quais palavras substituem Contudo?

contudo
  1. Usa-se para introduzir uma oposição ou restrição ao que foi dito.
  2. Todavia; não obstante.
  3. Apesar disso; ainda assim.
  4. Mas; porém.

Tem vírgula depois de Contudo?

Contudo, em começo de frase, não é seguido de vírgula, pois é uma conjunção. Quando aparece no meio da frase, as vírgulas são obrigatórias.

Como por exemplo onde colocar vírgula?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Quando usar a crase na frase?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
  2. Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.

É correto usar crase entre números?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Quando não deve usar a crase?

1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Em qual frase existe um pronome possessivo?

Exemplos de frases com pronomes possessivos:

Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular) Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)

Pode iniciar a frase com Adverbio?

Percebeu como as palavras grifadas modificam os sentidos dos verbos? Essa é função do advérbio! Essa função é tão evidente, que os advérbios podem transformar uma frase inteira. Nesses casos, estará no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula.

Pode iniciar uma frase com preposição?

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

É ou é?

Como denominação de letra, pronuncia-se é, e não ê, como vemos no alfabeto: a, b, c, d, e (= é e não ê), f, g, h, etc. Pronunciamos ê, quando inserida em determinadas palavras: pêra, dedo, três, maneta, letra, eu e (= i) você, etc.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

É ou são?

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Quando se usa o quê?

Quando e como usar “que” e “quê”? Para saber qual a grafia correta, basta analisar o contexto. Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”.

Como usar o oque é o quê?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.

Quando usar o que é o de que?

O “que” retoma toda frase anterior: “Minha mãe tem muitas coisas para fazer". Então, todas as vezes que houver a necessidade de retomar um antecedente, use “que” e não “de”. Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”.

Tem vírgula depois de por exemplo?

- A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.”

Artigo anterior
O que é elaboração onírica?
Artigo seguinte
O que é externalidades positivas e negativas?