Pode colocar vírgula antes de pronome?

Perguntado por: Bianca Pinheiro Neves  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (75 avaliações)

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA. Por exemplo: (22) O professor Paulo Ricardo, que organizou esse material, é professor do Unificado.

Quando usar vírgula antes do pronome QUE?

Não sendo exaustiva, refiro, no entanto, que:
  1. Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. ...
  2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. ...
  3. Como conjunção consecutiva, também é precedido de vírgula.

Pode usar vírgula antes de pronome possessivo?

– É facultativo o uso antes de pronome possessivo (sua, nossa).

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não usar a vírgula
  1. 1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ...
  2. 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:

Onde colocar a vírgula certa?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Professor Pasquale responde: devemos colocar vírgula antes de 'etc.'?

36 questões relacionadas encontradas

Quando não usar pronome possessivo?

Quando houver apenas uma pessoa do discurso envolvida, não se deve usar os pronomes possessivos antes de nomes que indiquem: partes do corpo, peças de vestuário, faculdades de espírito e.

Quando devemos usar preposição antes dos pronomes relativos?

Quando há pronome relativo, observa-se o verbo à direita e verifica-se se este exige preposição. Se sim, coloca-se a preposição antes do pronome relativo. No exemplo, o verbo gostar exige a preposição “de”: ela gosta das flores.

Tem crase antes de pronome possessivo?

O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.

Quando se usa o que é o quê?

Usando "o que", sem acentuação

De acordo com as normas gramaticais, a expressão “o que” sem acento é utilizada quando o pronome “o” é aplicado com o objetivo de realce. Então, quando há este acompanhamento a frase é realçada. Geralmente, o sentido da frase permanece o mesmo.

Quando se usa o pronome relativo QUE?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

O que significa a expressão desde que?

Nas frases apresentadas (e ainda que a primeira esteja incompleta), a locução conjuncional «desde que» tem o significado de «com a condição de que» e pode ser substituída por outras locuções subordinativas condicionais, como «contanto que» e «uma vez que».

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Está esperando o quê ou o quê?

A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê? ... Além deste caso, o “que” também leva o acento circunflexo quando for substantivo, ou seja, quando tiver sentido de alguma coisa.

Por que é por quê?

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”.

Não tem crase antes de pronomes?

2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Quais pronomes não aceitam crase?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Tem crase antes de nosso?

05) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. ... 06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Pode usar artigo antes de pronome relativo?

DICA DE CONCORDÂNCIA

1a) Quando o sujeito é o pronome relativo “QUE”, a concordância se faz obrigatoriamente com o antecedente (=palavra que está antes do pronome QUE): “Fui eu que falei”; “Foi ele que falou”; “Fomos nós que falamos”.

Por que preposição e pronome relativo?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. ... Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).

Quando é preposição?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

O que é ser uma pessoa possessiva?

Um indivíduo possessivo é aquele que acredita deter a posse de algo. Muitas vezes, a posse é relacionada à uma pessoa, o que torna a possessividade algo perigoso no sentido de limitar a liberdade de outro ser humano. O ciúmes possessivo é a manifestação do sentimento de posse e exclusividade em relação a outra pessoa.

Como saber a quem o pronome se refere?

Os pronomes pessoais vão designar diretamente as pessoas na conversa:
  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa.

Está esperando ou estar esperando?

As duas formas existem e estão corretas. A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ... Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Artigo anterior
Quantas repetições para definir pernas?
Artigo seguinte
Quais seriam as consequências da destruição dos recifes de corais?