Pode colocar água no lugar do aditivo?

Perguntado por: Fabiana Mara Machado de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.

Pode misturar água no aditivo?

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

O que é melhor colocar no radiador água ou aditivo?

“O recomendado pelo fabricante é utilizar aditivo, porque ele tem a função de proteger o sistema contra ferragens, ajuda a controlar o ponto de ebulição do líquido e evita congelamento”, afirmou Michel Amâncio.

Pode colocar só água no radiador?

Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.

Que tipo de água colocar no radiador?

Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.

ADITIVO para RADIADOR - Posso por água no reservatório?

36 questões relacionadas encontradas

Pode usar água filtrada no radiador?

Se sair com alguma coloração, é preciso limpar o radiador até que a água saia transparente. Além disso, não é recomendável colocar água da torneira, mesmo que filtrada, no radiador. A água sem os aditivos recomendados congela e evapora mais facilmente, além de corroer diversas peças do sistema de arrefecimento.

Pode usar água mineral no radiador?

O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo ​própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.

O que acontece se colocar água no radiador?

A água fervida, irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empeno, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (camisas, pistões, anéis, bronzinas, tudo pode ser danificado num superaquecimento do motor).

Pode colocar água sem aditivo no radiador?

Completar o radiador com água pura compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor. Completar o radiador com água pura compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor. Gastos com retifica podem chegar a R$ 4 mil.

O que acontece se colocar só aditivo no radiador?

Mas, em geral, veículos nessas condições já apresentam uma situação crítica de corrosão no sistema de arrefecimento e simplesmente colocar aditivo no radiador pode piorar tudo. Além de alterar o ponto de ebulição da água, outra propriedade importante dos aditivos é a anticorrosiva.

Para que serve o aditivo na água do radiador?

Para que serve o aditivo para radiador? A principal função do aditivo para radiador é elevar o ponto de ebulição da água do radiador e diminuir sua temperatura de congelamento.

Qual o melhor aditivo para o radiador?

Agora você já sabe que os melhores aditivos para radiador do mercado são:
  • DELPHI - Aditivo para Radiador Concentrado Orgânico.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life 5L.
  • KOUBE - Aditivo para Radiador Flex & Diesel.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life Tropical.
  • ACDELCO - Aditivo de Radiador Concentrado.

Quanto tempo deve durar a água do radiador?

As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano. É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo.

Qual a maneira correta de colocar água no radiador?

Como colocar água no radiador: encontrando o reservatório

A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.

Quantos litros de água e aditivo vai no radiador?

Tal proporção, geralmente, está em torno de 50% a 60% de água para 50% a 40% de aditivo.

Pode colocar água no radiador com o motor quente?

Não é aconselhável abrir o reservatório de expansão – aquele onde completamos a água – quando o motor estiver quente, pois esse reservatório funciona com pressão e pode causar sérias queimaduras.

Como Desmineralizar água da torneira?

O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.

Qual a diferença entre água desmineralizada e água destilada?

A água destilada e a água desmineralizada têm basicamente a mesma característica final, ou seja, a ausência de minerais dissolvidos. Porém, não podemos afirmar que são iguais, uma vez que os processos para obtenção delas são diferentes. Obtém-se água destilada por meio de um processo de separação de substâncias.

Quando verificar a água do radiador?

A maneira mais rápida de fazer essa verificação é durante a adição do líquido no reservatório. Se o nível da água abaixa imediatamente após a adição, busque auxílio de um mecânico. Atenção: cuidado na hora de conferir a água do motor. Meça sempre com o motor frio, pelo menos 10 minutos depois de desligar o veículo.

Como saber a hora de trocar a água do radiador?

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos.

Qual o melhor aditivo para radiador orgânico ou sintético?

O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente.

Qual a diferença das cores dos aditivos de radiador?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Qual a diferença do aditivo concentrado e diluído?

O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.

Qual a quantidade de aditivo devo colocar no radiador?

Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!

Artigo anterior
Quanto custa uma certidão negativa?
Artigo seguinte
Porque não pode dormir perto do celular?