Pode casar sem trocar o sobrenome?

Perguntado por: Letícia Beatriz Esteves Correia Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (4 avaliações)

Após o matrimônio é possível fazer mudanças – incluir um sobrenome ou retirar um sobrenome –, mas apenas com autorização judicial. Vale para casais que não trocaram nomes originalmente ou mesmo para quem quiser adicionar algum sobrenome do cônjuge que não tenha adotado na época do casamento.

Pode casar sem colocar o sobrenome do marido?

Não necessariamente. Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido. Isso possui raízes nos antigos costumes, segundos os quais a mulher não trabalhava, e seu papel primordial na sociedade era constituir família.

Pode casar sem trocar sobrenome?

“Pela lei brasileira, a mulher não é obrigada a mudar de nome, nem quando casa nem quando separa. Não existe ter que pedir permissão do marido para manter o sobrenome dele em caso de divórcio. Se você adicionou legalmente, agora é seu e só você pode decidir se destroca ou não”, diz ela.

Quando casa tem que trocar o sobrenome?

Quando duas pessoas decidem se casar, ambas podem mudar o sobrenome, e podem incluir sobrenomes do cônjuge (o que é o mais comum), e, caso o façam, podem retirar algum sobrenome que já tinham. ... A decisão do casal deve ser comunicada ao cartório pelo qual pretendem se casar, no momento da habilitação.

Quando Casa qual nome vai para esposa?

O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio também permite a inclusão do sobrenome do cônjuge. O mais comum é a esposa adotar o nome da família do marido, atualmente, muitos homens usam o sobrenome de sua companheira.

É possível alterar o SOBRENOME após o casamento (sem divórcio)? [Direito de Família]

17 questões relacionadas encontradas

Como fica o meu nome de casada?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam as possibilidades de mudança de nome em decorrência do casamento em nosso país. As regras brasileiras sobre o tema estão previstas no art. 1.565, § 1º do Código Civil, que estabelece que “qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome ao do outro”.

Quem coloca o sobrenome no casamento?

A lei sobre a mudança de sobrenome no Casamento Civil

Felizmente, desde a edição da Lei do Divórcio, a decisão de adotar o sobrenome do marido ficou a cargo do casal, devendo ser demonstrada como desejo de ambos os noivos.

Pode casar e continuar com o nome de solteira?

Atualmente tanto o casamento como a união estável possibilitam ao cônjuge ou ao companheiro o acréscimo do sobrenome do outro. Por outro lado, no que se refere à retirada do sobrenome do cônjuge e retorno ao nome de solteiro(a), o Código Civil somente prevê tal possibilidade em caso de divórcio.

Sou obrigada a ter o nome do meu marido?

A adoção do sobrenome do marido pela mulher sempre foi (e continua sendo) uma tradição entre nós. Na vigência do CC/1916 e até o advento do Estatuto da Mulher Casada (Lei 4.121/62), o acréscimo era obrigatório para a mulher. Depois de 1962, tornou-se facultativo, mas ainda prerrogativa exclusiva da mulher.

O que vem primeiro o sobrenome do pai ou da mãe?

Não existe sequência específica para formação do sobrenome. Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência seja alterada. Em alguns casos, inclusive, existe a inclusão do sobrenome dos avós.

Como atualizar o CPF para nome de casado?

Para isso, siga as instruções a seguir:
  1. Acesse o portal de alteração do CPF no site da Receita Federal;
  2. Confira o formulário;
  3. Preencha seu número de CPF e seu nome atual, selecionando no campo "Documento" a opção "Certidão de Casamento". ...
  4. Coloque os demais dados solicitados no formulário e clique em "Enviar".

Onde atualizar o CPF com nome de casado?

Como regularizar os dados do seu CPF
  • Passo 1. Acesse o site da Receita Federal.
  • Passo 2. Na tela inicial, clique na opção CPF.
  • Passo 3. Depois, clique em “Alterar Cadastro CPF”.
  • Passo 4. Role a tela até chegar à seção “Onde solicitar a alteração”. Lá, clique no link correspondente.

Onde fazer alteração de nome no CPF?

O serviço de alteração de CPF continua sendo oferecido em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, porém, é preciso pagar uma taxa de serviço de até R$ 7,00.

Onde atualizar o CPF?

Dirija-se a uma unidade de atendimento da rede conveniada à Receita Federal:
  • Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal; ou.
  • Correios.

Como alterar o nome no CPF depois do divórcio online?

Para alterar o CPF pela internet, acesse a página de alteração de dados cadastrais no CPF e preencha o formulário com seus dados corretos e clique no botão “Enviar”, conforme figura abaixo. Caso tenha alguma dúvida, clique na descrição do respectivo campo para obter informações.

Como atualizar o CPF online?

Para atualizar quaisquer dados cadastrais de seu CPF, tais como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, disponível no endereço receita.fazenda.gov.br.

Quanto tempo demora para atualizar o nome no CPF?

A Receita Federal ainda alerta que qualquer alteração ou regularização do CPF leva em média 72 horas para ser processada e atualizada nos sistemas da Caixa Econômica Federal.

Qual é a ordem de sobrenomes dos filhos?

A lei de registros publicos não diz nada a respeito da ordem dos sobrenomes, assim, fica a critério dos pais estabelecerem como o registro do nome do filho (a) será realizado, podendo, portanto, ser “Fulano sobrenome do pai/mãe, ou, o tradicional, “Fulano sobrenome da mãe/pai”.

Qual sobrenome da mãe vai para o filho?

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

Qual sobrenome o filho leva?

Costumeiramente, coloca-se no sobrenome do filho o último sobrenome da mãe e o último sobrenome do pai, ou às vezes só o sobrenome do pai. No entanto, a Lei de Registros Públicos não traz nenhuma obrigatoriedade neste sentido, sendo somente um costume.

Qual é o sobrenome mais importante?

Desde então, se espalharam pelo resto do país, popularizando os sobrenomes.
  • 1 — Silva. Mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome “Silva”, que também é o mais comum em Portugal. ...
  • 2 — Santos. ...
  • 3 — Oliveira. ...
  • 4 — Souza. ...
  • 5 — Rodrigues. ...
  • 6 — Ferreira. ...
  • 7 — Alves. ...
  • 8 — Pereira.

Qual o segundo sobrenome mais usado no Brasil?

O segundo sobrenome mais comum no Brasil é Santos. Ele surge a partir do latim Sanctorum e significa “todos os santos”. Isso porque era comum com que ele fosse atribuído às pessoas que nasciam no dia 1º de novembro, “dia de todos os santos”. É também um dos sobrenomes mais antigos de Portugal.

Como saber qual é o meu sobrenome?

No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo! Basta clicar no botão Baixar o infográfico.

Como montar sobrenome de filho?

O recomendado é que o rebento carregue os sobrenomes das famílias do pai e da mãe, firmando a união. Existe a possibilidade de os pais terem um sobrenome único e transferirem para o filho a mesma marca.

Quais os sobrenomes mais chiques?

Sobrenomes Chiques
  • Hathaway. Esse sobrenome se tornou conhecido pelas pessoas ao redor do mundo principalmente por causa da atriz norte-americana Anne Hathaway. ...
  • Clifford. ...
  • Howard. ...
  • Monroe. ...
  • Lennox. ...
  • Parker. ...
  • Jackson. ...
  • King.

Artigo anterior
Como tirar manchas de tinta em couro?
Artigo seguinte
Qual é a personalidade do Taehyung?