Pode bloquear bens do cônjuge?

Perguntado por: Gaspar Ricardo Correia de Abreu  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

1. Os bens adquiridos na constância do casamento sob o regime de comunhão parcial, ainda que em nome de apenas um dos cônjuges, podem ser penhorados.

Quais bens não podem ser bloqueados?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados. Certos bens também podem ser declarados pelo executado, de forma voluntária, para que não sejam penhorados.

Pode penhorar bens da esposa do devedor?

Adiantando a resposta do título afirmamos que SIM, seus bens podem ser penhorados para pagar a dívida de seu marido, ainda que nenhum desses bens esteja em nome dele. Conforme dispõe o art. 1.658 do Código Civil Brasileiro, via de regra, os bens que sobrevierem ao casal comunicam-se no regime da comunhão parcial.

É possível a responsabilização do cônjuge da dívida do cônjuge devedor?

Marido e mulher serão devedores, e o patrimônio de um e outro responderá pela dívida. No entanto, há casos em que a dívida é contraída só por um dos cônjuges. Nessas situações, cumpre verificar se, para satisfação do débito, só é possível atingir os bens do devedor ou também do cônjuge.

Pode penhorar conta da esposa?

Se o regime de casamento for de comunhão universal, todos os bens, inclusive os existentes somente em nome de um dos cônjuges antes do casamento passam a ser de ambos e podem ser penhorados para pagamento de dívidas do outro cônjuge.

POSSO SER COBRADO PELA DÍVIDA DO MEU CÔNJUGE?

42 questões relacionadas encontradas

Pode cobrar dívida de cônjuge?

As dívidas contraídas anteriormente ao casamento não poderão ser consideradas de responsabilidade do casal. Nenhum bem proveniente de herança, doação ou que tenham sido adquiridos antes do casamento entrarão na cobrança de dívidas.

Quem pode penhorar meus bens?

É necessário ingressar com uma ação de execução ou cobrança de dívida, e caso exista comprovação do débito, um juiz deverá autorizar ou não a penhora. Outra exigência é que o credor deve dizer o que será penhorado, pois deve ser coerente ao valor do débito reclamado.

Qual a responsabilidade do cônjuge?

1566 do Código Civil que estabelece como deveres de ambos os cônjuges: fidelidade recíproca; vida em comum, no domicílio conjugal; mútua assistência; sustento, guarda e educação dos filhos, além do respeito e consideração mútuos.

Pode penhorar bens do cônjuge?

Os bens adquiridos na constância do casamento sob o regime de comunhão parcial, ainda que em nome de apenas um dos cônjuges, podem ser penhorados. No entanto, deve ser respeitada a meação.

Em que situação os bens do cônjuge companheiro serão atingidos pela execução?

O regime matrimonial diz a possibilidade ou não dos bens do cônjuge serem atingidos pelos atos de execução. Neste ponto, importa mencionar que a dívida contraída para economia doméstica, independentemente do regime matrimonial, permite que os bens do cônjuge sejam atingidos pelos atos de execução.

É possível a penhora de bens do cônjuge em execução movida contra o outro desde que a dívida tenha revertido em proveito da família?

POSSIBILIDADE. É possível a penhora de bens do cônjuge do executado, ante a presunção de que as dívidas contraídas por um dos cônjuges tenham resultado em benefício para o casal. O contrário deve ser provado pela parte que se diz prejudicada com a penhora feita em ra-zão de dívida fiscal ou trabalhista.

Quais os bens podem ser penhorados para pagar dívidas?

Quais bens materiais podem ser penhorados para pagar dívidas?
  • Dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
  • Títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
  • Títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
  • Veículos de via terrestre;

Como incluir cônjuge na execução?

De acordo com os Arts. 1.658 e 1.667 do Código Civil, os regimes de comunhão parcial e universal de bens implicam na comunicação de todos os bens adquiridos na constância do casamento.

O que não pode ser bloqueado judicialmente?

Não pode haver bloqueio na conta salário ou conta que recebe aposentadoria, já que elas representam fonte de sustento da pessoa. Há um limite também para bloqueio, que não pode ultrapassar o valor de 40 salários mínimos existentes em conta poupança – conhecidos como valores impenhoráveis.

Não tem bens para penhorar o que fazer?

Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III, CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.

Quando não se encontra bens a penhora O que fazer?

Quando não encontrar bens penhoráveis, independentemente de determinação judicial expressa, o oficial de justiça descreverá na certidão os bens que guarnecem a residência ou o estabelecimento do executado, quando este for pessoa jurídica.

Quais os deveres que devem ser observados pelos cônjuges durante o casamento?

Após a realização do casamento, os cônjuges assumem deveres que estão estabelecidos no artigo 1.566 do CC que são: fidelidade recíproca; vida em comum, no domicílio conjugal; mútua assistência; sustento guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos.

O que é a responsabilidade solidária?

Responsabilidade solidária - havendo pluralidade de devedores, o credor pode cobrar o total da dívida de todos ou apenas do que achar que tem mais probabilidade de quitá-la. A dívida não precisa ser cobrada em partes iguais para cada um. Todos os devedores são responsáveis pela totalidade da obrigação.

O que quer dizer cônjuge anuente?

O regime legal que vigora no Brasil é o regime da comunhão parcial de bens. Desta maneira, caso se trate de bem adquirido anteriormente ao casamento ou advindo de herança ou doação, é um bem particular e o outro cônjuge deverá comparecer na escritura como anuente.

Em que situação o banco pode penhorar bens?

O que os bancos podem fazer em caso de dívidas não pagas é entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da mesma. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens do devedor.

Como funciona o processo de penhora de bens?

Como funciona a penhora? Para que os bens sejam penhorados, o credor precisa entrar com ação na Justiça e, se o juiz aceitar o pedido, o devedor é acionado para que quite a dívida dentro de um prazo estabelecido. Caso ele não cumpra o pedido no período determinado, o juiz pode solicitar a ordem de penhora.

Qual tipo de dívida pode bloquear conta corrente?

Assim, as contas que podem ser bloqueadas para pagar dívidas são relativas a: Investimentos financeiros, com exceção da poupança; Rendas e saldos do devedor que não tenham ligação direta com o trabalho, como vendas de bens.

Quais dívidas entram na partilha de bens?

Via de regra, as dívidas do casal obedecem a mesma regra da partilha de bens. Isso quer dizer que, para responder com exatidão essa questão, faz-se necessário analisar o regime de bens adotado pelo casal. As dívidas contraídas durante o casamento, via de regra, podem e devem ser divididas pelo ex-casal.

Como ficam as dívidas na comunhão parcial de bens?

Ainda no regime de comunhão parcial de bens, as dívidas contraídas anteriormente ao casamento não poderão ser consideradas de responsabilidade do casal.

Artigo anterior
Como usar um teclado sem fio no PC?
Artigo seguinte
Como recuperar fotos apagadas do whatsapp?