Pode alguém ser autônomo e empregado ao mesmo tempo?

Perguntado por: Salvador Xavier Batista Barros Reis  |  Última atualização: 12. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

ATIVIDADES CONCOMITANTES. PROFISSIONAL EMPREGADO E AUTÔNOMO. - Não há impedimento a que um mesmo profissional preste serviços a uma mesma empresa na condição de empregado e de autônomo, desde que verificados efetivamente relações diversas, com características próprias.

Pode ser autônomo e empregado ao mesmo tempo?

Do ponto de vista legal, a resposta é sim. Você pode ter mais de um emprego simultaneamente, sejam eles formalizados como CLT, como PJ ou ambos os regimes.

Dá para trabalhar autônomo e CLT ao mesmo tempo?

Ser regido pela CLT – trabalhar com carteira assinada e de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas – não impede de trabalhar concomitantemente como autônomo. Deve-se guardar as características de cada posição para que o contrato CLT não seja invadido pela atividade como autônomo.

Quem é autônomo pode trabalhar de carteira assinada?

O autônomo não tem vínculo empregatício e atua como pessoa física. O profissional liberal pode ter vínculo empregatício com uma ou mais empresas, ou seja, pode ter carteira assinada.

Sou autônomo posso ter funcionário?

A Reforma Trabalhista de 2017 permitiu esta possibilidade, sem afastar a natureza da autonomia. Agora, mesmo com exclusividade, há a possibilidade de se contratar trabalhador autônomo com segurança jurídica, desde que ele não seja subordinado.

TRABALHADOR AUTÔNOMO

25 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha de carteira assinada pode pagar o INSS por fora?

Se você trabalhar como empregado CLT e, ao mesmo tempo, ter outro trabalho como autônomo ou microempreendedor individual — MEI você deve fazer os dois recolhimentos ao INSS: um como contribuinte CLT e outro como contribuinte individual. Veja, não é uma complementação, é uma dupla obrigação previdenciária.

Quem não pode ser autônomo?

Por isso, advogados, médicos, engenheiros, dentistas e arquitetos, por exemplo, não podem se tornar microempreendedores individuais, devendo escolher entre as outras opções de formalização.

É melhor ser autônomo ou CLT?

Diferença na hora do trabalho autônomo e CLT

Você é sua empresa. Não deseja ter esse risco? Então o contrato CLT talvez seja a melhor opção, já que a empresa para que você trabalha estará sempre à sua frente. A aparente instabilidade faz com que muitas pessoas procurem evitar o serviço autônomo.

Como assinar a carteira de trabalho como autônomo?

Três passos para pagar o INSS como autônomo
  1. Faça a inscrição no PIS e descubra o número caso já tenha um. ...
  2. Escolha uma forma de contribuição. ...
  3. Emita ou preencha a Guia de Previdência Social (GPS)

Qual é a carga horária de um trabalhador autônomo?

Autônomos não podem trabalhar 20 horas por dia, diz TST.

É possível ser empregado e contribuinte facultativo ao mesmo tempo?

Não! Se você é CLT, não será possível contribuir como facultativo, isso porque o contribuinte facultativo é aquele que não exerce nenhuma atividade remunerada e mesmo assim deseja contribuir para o INSS.

Quem trabalha com carteira assinada pode contribuir como facultativo?

Caso você já tenha trabalhado com carteira assinada ou contribuído com o INSS em algum momento significa que você já está inscrito no INSS. Neste caso, você só vai precisar usar o seu número do NIT/PIS/PASEP. Com esse número, você vai conseguir pagar as suas contribuições como contribuinte facultativo.

Quais tipos de contrato não gera vínculo empregatício?

Contrato de trabalho eventual

Ele é utilizado para atender a uma situação de emergência ou de imprevisão, como um reparo, uma limpeza ou uma entrega, por exemplo. É um dos tipos de contrato de trabalho que não gera vínculo empregatício, pois não há subordinação, habitualidade, pessoalidade e onerosidade.

O que diz o artigo 442 B da CLT?

442-B. A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no art. 3o desta Consolidação.

Sou CLT posso receber por RPA?

Ao optar pelo RPA, empresas, como hospitais que contratam médicos sem CNPJ aberto ou vínculo empregatício formal, podem formalizar o pagamento dos serviços prestados sem os encargos trabalhistas associados a uma contratação com carteira assinada.

Quem é autônomo tem direito a décimo terceiro?

03- AUTÔNOMOS TEM DIREITO AO 13º SALÁRIO? Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Por tanto, autônomo não faz jus a recebimento de 13º salário.

Quem paga como autônomo tem direito ao PIS?

Quem paga INSS como autônomo tem direito ao PIS/Pasep? Assim como nos casos de quem tem MEI, trabalhadores autônomos não podem receber o PIS/Pasep pois o benefício é destinado a todos aqueles que trabalham em empresas privadas ou são servidores públicos.

Sou MEI posso contratar um autônomo?

Sim, o MEI poderá optar pelo Plano Geral.

O que é mais vantajoso MEI ou carteira assinada?

Para definir entre CLT x MEI é preciso considerar que a modalidade com carteira assinada – CLT – pode garantir maior estabilidade, mas abrir um CNPJ MEI pode trazer mais autonomia e possibilidades de crescimento.

Quem tem carteira assinada pode emitir nota fiscal?

Sabemos que há a necessidade de se formalizar ou como é conhecido entre os que querem empreender, “ter CNPJ”, para poder emitir nota fiscal. Não há lei que proíba ou impeça um empregado que tenha carteira assinada de ser proprietário de uma empresa ou de ser MEI.

Quem é autônomo precisa ter CNPJ?

Já os profissionais autônomos não criam vínculos empregatícios, não possuem CNPJ nem mesmo qualificação ou formação profissional. No entanto, pode ser menos vantajoso por ter mais obrigações fiscais, como o imposto de renda de pessoa física e o INSS.

Quais as desvantagens de ser um trabalhador autônomo?

Desvantagens do trabalho autônomo

Falta de benefícios tradicionais: diferentemente dos empregados formais, os autônomos geralmente não têm acesso a benefícios como plano de saúde, férias remuneradas, décimo terceiro salário e outros.

Como se chama uma pessoa que trabalha por conta própria?

O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa.

Qual o valor para pagar o INSS por conta própria 2024?

O autônomo que contribui para o INSS paga pelo menos 5% do valor do salário mínimo, que, em 2024, é de R$ 1.412, o que equivale a R$ 70,60.

Artigo anterior
Quantos capítulos tem The Last of Us 1?
Artigo seguinte
O que significa aço na medicina?