Pode a empresa abona atestado de filho?
Perguntado por: Telmo Santos | Última atualização: 13. Juni 2024Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)
“Especificamente o artigo 473 da CLT não prevê o afastamento do trabalho quando os filhos de até 18 anos ou pais idosos adoecem.
Quando o atestado do filho serve para mãe?
Não, a lei não prevê tal situação, se o atestado é da criança, a empresa não tem que abonar os dias. No caso da mãe ou pai que acompanha o filho ao médico, o atestado médico deve ser em nome deste e não em nome da criança.
O que diz a CLT sobre atestado de filho?
Atualmente, a nossa legislação prevê a possibilidade de apresentação de atestado de acompanhamento médico em dois casos: no acompanhamento de crianças com até 6 anos de idade, apenas 1 vez ao ano e no acompanhamento do pré-natal de esposa ou companheira gestante, até 2 vezes durante a gestação.
Estou com meu filho doente tenho direito a atestado?
A CLT não colocou na “lista” das faltas justificáveis a possibilidade de o empregado ausentar-se do trabalho para levar filho menor doente ao médico ou acompanhá-lo em internação hospitalar. De acordo com a CLT, as faltas justificadas estão expressamente previstas no artigo 473, da CLT: Art.
Pode ser descontado atestado de acompanhamento de filho?
A Lei trabalhista não impõe ao empregador aceitar o chamado “atestado de acompanhante” – ainda que se trate de filho menor de idade ou dependente, ascendente, cônjuge ou parente próximo. Noutras palavras, se o empregador quiser, ele pode descontar o tempo de acompanhamento da remuneração do empregado.
ATESTADO de acompanhamento de filho abona falta?
Que tipo de atestado a empresa pode recusar?
A empresa pode recusar um atestado médico? Não. Uma empresa não pode recusar um atestado médico válido ― ou seja, aquele emitido por um médico ou odontólogo, com a devida identificação do profissional, carimbo e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Quantos dias posso faltar ao trabalho por filho doente?
A primeira alteração estabelece que o empregado pode faltar até três dias úteis em caso de doença do filho de até cinco anos que estiver precisando de assistência direta e constante, comprovada por laudo médico.
Qual o direito do trabalhador com filho menor?
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro o Projeto de Lei 3215/15, que permite o pagamento do salário-família ao trabalhador de baixa renda com filhos menores de 16 anos de idade.
Quantos atestados a mãe pode dar?
Portanto, não há lei trabalhista vigente que obrigue o empregador a abonar a ausência da mãe que exceda uma falta anual. Assim, mesmo acompanhando o filho enfermo, só pode faltar um dia ao ano por esse motivo sem prejuízos. Certamente, essa determinação já é um avanço, pois antes não havia nenhum amparo nesse sentido.
Como funciona o atestado familiar?
A concessão da licença por motivo de doença em pessoa da família poderá, a critério médico, ficar condicionada à avaliação social. A Junta Médica somente aceita documentos originais, sem rasuras, com carimbo e assinatura do médico. Atestados emitidos por familiares dos servidores não serão aceitos pela Junta Médica.
Quais são os atestados que abonam faltas?
- Em caso de morte. ...
- Casamento. ...
- Nascimento de filho. ...
- Doação de sangue. ...
- Eleições. ...
- Serviço Militar. ...
- Vestibular. ...
- Comparecimento à Justiça.
Quando a empresa deve aceitar atestado de acompanhamento?
A empresa é obrigada a aceitar o atestado de acompanhamento? O atestado médico tem validade legal. Portanto, a empresa é obrigada a aceitá-lo como comprovação da ausência do trabalhador em caso de necessidade de acompanhamento de um familiar.
Quanto tempo a empresa tem para recusar um atestado?
Se você é um trabalhador brasileiro, certamente já precisou apresentar um atestado médico para justificar sua ausência no trabalho. Porém, muitas pessoas desconhecem que as empresas têm o direito de recusar esses documentos depois de 48 horas.
Qual o limite de atestado por ano?
Afirma que em setembro de 2016, o Decreto nº 37.610 estabeleceu que serão aceitos até 12 atestados de comparecimento no período correspondente ao exercício do ano civil, sendo que o excedente será computado como falta ao serviço, acarretando em desconto salarial.
Como solicitar licença por motivo de doença em pessoa da família?
- Cônjuge ou companheiro: certidão de casamento; ou escritura pública de união estável; ou comprovação de vínculo e união estável, nos termos do art. ...
- Mãe e pai: documento de identidade do requerente.
- Filhos: certidão de nascimento; ou documento de identidade do dependente.
Pode levar o filho para o trabalho?
De acordo com ela, não existe nenhuma lei que determine que o empregador deve aceitar os filhos dos colaboradores no local.
Quantos atestados médicos a empresa pode aceitar por ano?
A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.
Quais os direitos da mãe que trabalha?
Empregados têm direito à dispensa do trabalho, sem prejuízo de remuneração, pelo tempo necessário para acompanhar sua esposa ou companheira em até seis (06) consultas médicas, ou em exames complementares, durante o período de gravidez e por um (01) dia ao ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica ( ...
Quais são os direitos de uma mãe sobre o filho?
- Salário-maternidade durante o período de licença;
- Direito a tempo para amamentação até que a criança atinja seis meses;
- Dispensa para consultas médicas por no mínimo seis vezes;
- Dispensa para acompanhar o filho ou a filha em consultas e exames, uma vez ao ano;
Quais são os meus direitos como mãe?
- Garantia de emprego a contar da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto – artigo 10, inciso II, alínea b, ADCT. ...
- Licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo de salário – artigo 7º, XVIII, CF e 392, CLT.
Quantos atestado posso dar no trabalho em um mês?
Em resumo, não existe um limite específico de atestados por mês, mas sim um limite de 15 dias consecutivos de afastamento por motivo de doença. A partir desse período, podem ser acionados os benefícios previdenciários.
Quantas faltas para ser demitido por justa causa?
Por essa razão, a justa causa por falta em função de desídia geralmente só ocorre com 30 dias consecutivos de faltas injustificadas. Além da desídia, as faltas não justificadas também podem ser associadas a outros critérios especificados em lei que podem ser utilizados para embasar uma demissão por justa causa.
O que fazer para pegar atestado de 5 dias?
A solicitação deve ser feita pelo aplicativo 'Meu INSS' ou pela central 135. O segurado pode requerer o benefício por meio de realização de perícia médica ou análise documental, com a apresentação de atestado médico e documentos complementares.
O que fazer quando o funcionário apresenta muitos atestados?
O que fazer quando o funcionário apresenta muitos atestados? Excesso de atestado: o que fazer? A primeira ação que a empresa deve realizar é pedir a retificação do atestado, emitindo um novo com as informações válidas, aceito assim como uma justificativa de faltas.
O que pode dar 4 dias de atestado?
- Acidentes de trabalho. ...
- Dor por motivos posturais. ...
- Lesões no joelho. ...
- Hérnia inguinal. ...
- Depressão e estresse. ...
- Doenças cardíacas. ...
- LER. ...
- Problemas urológicos.
O que é Just in Time no toyotismo?
Como fazer a carteirinha do estudante online?