Partícula apassivadora quem são?

Perguntado por: Luana Teixeira  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la.

O que é uma partícula Apassivadora?

f) Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética.

Como diferenciar índice de indeterminação do sujeito é partícula Apassivadora?

Partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeito

o índice de indeterminação do sujeito ocorrerá na junção do “se” com verbo intransitivo, transitivo indireto ou um verbo de ligação; a partícula apassivadora “se” será combinada com um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto.

Qual das frases abaixo que se é uma partícula Apassivadora?

Na letra C “Emprestou-se o dinheiro ao professor” - o “se” também é partícula apassivadora, pois indica que a frase está na voz passiva “o dinheiro foi emprestado ao professor”.

O que é Apassivadora na língua portuguesa?

PRONOME APASSIVADOR ou PARTÍCULA APASSIVADORA:

Apresenta-se na formação da voz passiva sintética, com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos; com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora.

SE - PARTÍCULA APASSIVADORA [Pablo Jamilk]

21 questões relacionadas encontradas

O que é pronome Apassivador exemplos?

O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa. Exemplos: Vendem-se casas. Os livros que se extraviaram, foram restaurados.

O que é voz passiva exemplos?

Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... Assim, concluímos que na oração acima o verbo oferecer é um verbo transitivo direto e indireto. Leia Objeto Direto e Indireto.

O que é partícula de realce?

Como partícula de realce, normalmente “que” aparece depois de advérbios, expressões ou conjunções. Ex1: Quase que eu caí. Ex2: Desde de ontem que Maria esperava notícias. Ex3: Enquanto que eles conversavam, Maurício terminava a tarefa.

O que é um verbo intransitivo exemplos?

Isso significa que um mesmo verbo pode ser, em um contexto, intransitivo e, em outra situação, transitivo. Veja um exemplo em que isso ocorre: Meu irmão namora muito. Nesse caso, o verbo “namorar” é intransitivo, pois não admite complemento verbal, já que a ação se refere ao sujeito da frase.

Como saber se o se é índice de indeterminação do sujeito?

Maneiras práticas para reconhecer o Índice de Indeterminação do Sujeito:
  1. Quando o “se” for Índice de Indeterminação do Sujeito, o verbo ficará sempre na 3ª pessoa do singular;
  2. A partícula “se” só recebe essa classificação se os verbos forem intransitivos, transitivos indiretos e de ligação;

O que é índice de indeterminação do sujeito exemplos?

O pronome “se”, entre outras funções, serve para indeterminar o sujeito. ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, acompanhado do pronome "se": ... Levantou-se mais cedo do que os outros dias.

Quando o se é pronome?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Quais as funções do SE?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

O que é um verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

Em qual alternativa o pronome se não exerce a função de partícula Apassivadora?

e) Relatam-se muitos segredos. j) Precisa-se de empregados. f) Verificaram-se muitos equívocos. Resposta: As alternativas em que o pronome se exercem a função de partícula apassivadora são: a), b), h), i), e), f).

O que é uma locução expletiva?

“Pestana, mas o que é uma expressão expletiva?” Simples: é uma locução que serve para realçar um segmento da frase; ela pode ser suprimida sem prejuízo sintático ou semântico.

O que é uma palavra expletiva?

Palavra ou expressão redundante ou desnecessária, mas que dá ênfase, força, graça, etc.

Quando o que é expletivo?

Significado de Expletivo

Gramática Diz-se das palavras ou expressões não indispensáveis ao sentido de uma frase, mas usadas como realce ou ênfase.

Como saber o que é verbo transitivo direto?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito.

Como identificar um verbo transitivo direto?

Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto. Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto.

O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Como identificar a voz passiva?

Nas orações indicativas de voz passiva, o sujeito sofre ou recebe a ação. Exemplo: O desenho foi feito pela menina. Na frase acima, "o desenho" é o sujeito que sofre/recebe a ação de ser feito.

O que é voz ativa e voz passiva exemplos?

As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. ... Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

Como escrever na voz passiva?

A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A preposição utilizada para introduzir o agente da passiva é a preposição por, que pode aparecer também nas suas formas contraídas com artigos: pela, pelas, pelo, pelos.

Artigo anterior
Onde foi gravado a minissérie riacho doce?
Artigo seguinte
Palavras que rimam com riacho?