Paracentese o que é?

Perguntado por: Lorena Iara Cardoso Pires Machado  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.2/5 (15 avaliações)

Paracentese é um procedimento médico que envolve a punção de fluido de uma cavidade do corpo através de uma agulha. O termo é mais utilizado para punção da cavidade peritoneal no abdômen. Este procedimento é utilizado em pacientes com ascite e pode ter finalidade tanto diagnóstica, como terapêutica.

Para que serve a paracentese?

O que é Paracentese e para que serve. Paracentese é um procedimento médico que consiste na drenagem de líquido de uma cavidade do corpo. Geralmente, ela é realizada quando existe ascite, que é o acúmulo de líquido no abdome, provocada por doenças como cirrose do fígado, câncer ou infecções abdominais, por exemplo.

Quando fazer a paracentese?

Quando devo fazer paracentese? A paracentese diagnóstica é indicada em todos os pacientes com novo início de ascite grau 2 ou 3 e naqueles admitidos no hospital por qualquer complicação de cirrose. Sempre devemos avaliar: contagem de neutrófilos, concentração total de proteína e albumina, além de cultura.

O que é paracentese de alívio?

A paracentese de alívio é o procedimento de remoção de fluido ascítico da cavidade peritoneal com a finalidade de reduzir a pressão intra-abdominal e aliviar sintomas associados como dispneia, dor e desconforto abdominal. É uma técnica simples e segura que pode ser realizada em ambiente hospitalar e ambulatorial.

Quais os tipos de paracentese?

É um procedimento simples, minimamente invasivo e que pode ser realizado à beira do leito ou clínico. Pode ser classificada em paracentese diagnóstica e paracentese terapêutica. A paracentese diagnóstica refere-se à remoção de uma pequena quantidade de líquido para teste/exame diagnóstico.

Paracentese - Aula de Procedimentos SanarFlix

24 questões relacionadas encontradas

Quem não pode fazer paracentese?

Quem não deve ser submetido à paracentese ? Pacientes com abdômen agudo , distúrbios da coagulação sanguínea, distensão abdominal acentuada e infecções de pele no local da punção não devem ser submetidos à paracentese abdominal.

Quais os tipos de líquido Ascítico?

Líquido amarelo citrino é o aspecto da ascite na cirrose sem complicações; líquido turvo pode ser encontrado em infecções; líquido leitoso pode ser encontrado em ascite quilosa; líquido marrom pode ser encontrado em pacientes profundamente ictéricos ou em perfuração de alça e vesícula biliar; e líquido hemorrágico pode ...

Quantas vezes se pode fazer paracentese?

Em alguns casos de ascite o tratamento clínico é ineficaz, e a paracentese se faz necessária para dar um mínimo de conforto ao paciente. O fato de a paracentese necessitar de uma frequencia semanal não acarreta perigo adicional, mas é um reflexo de uma doença avançada ou de difícil controle.

Como drenar a ascite?

O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese, que consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico. A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.

O que significa o exame paracentese?

A paracentese é a inserção de uma agulha dentro da cavidade abdominal para a remoção de líquido. Normalmente, a cavidade abdominal contém apenas uma pequena quantidade de líquido.

Quando repor albumina paracentese?

Se a paracentese for superior a 6 litros, a infusão endovenosa de albumina (6 a 8 gramas por litro removido) é recomendada. Para prevenir a recidiva, são instituídos a restrição sódica e o tratamento diurético. A paracentese de grande volume não é o tratamento de primeira linha para todos os pacientes com ascite tensa.

Qual o local mais indicado para fazer uma paracentese às cegas?

O lado mais seguro é o esquerdo, porém nas grandes ascites e/ou quando guiado por ultrassom é seguro fazer do lado direito ou até em outros sítios.

Quanto tempo uma pessoa vive com ascite?

A expectativa média de vida de uma pessoa com ascite geralmente depende da causa e intensidade subjacentes dos sintomas. No geral, o prognóstico da ascite é muito ruim. A taxa de sobrevivência varia entre as semanas 20-58.

Quais as funções do líquido Ascítico?

Este fluido tem a função de lubrificar a cavidade abdominal, permitindo um movimento de deslize das alças intestinais entre si à medida que se faz necessário em virtude da progressão dos alimentos durante a digestão e produção do Bolo Fecal.

Qual o objetivo da realização do exame de coleta do líquido peritoneal?

Esse tipo de procedimento fornece dados complementares importantes, seja através de exame físico e bioquímico, classificação e contagem das células ou ainda, pela detecção de bactérias no líquido peritoneal, informando o provável grau de comprometimento da parede intestinal (SPIER & SNYDER, 1992), direcionando a ...

Como se chama a coleta de líquido peritoneal?

Paracentese, exame de líquido ascítico, paracentese abdominal, análise de líquido peritoneal. Material a ser analisado: líquido obtido por punção da cavidade abdominal.

O que significa líquido na cavidade peritoneal?

A ascite ou "barriga d'água" é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais. A ascite não é considerada uma doença mas sim um fenômeno que está presente em várias doenças, sendo a mais comum a cirrose hepática.

Como saber se você tem ascite?

A ascite pode causar grande desconforto e apresentar sintomas como:
  1. Ganho de peso.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Sensação de plenitude ou distensão.
  4. Sensação de peso.
  5. Indigestão.
  6. Náuseas ou vômitos.
  7. Inchaço em outras regiões do corpo como membros inferiores.

Quem tem ascite Pode beber água?

Nesses casos, é também necessário que os pacientes restrinjam a ingestão de líquidos, especialmente com alto conteúdo de sódio, como o leite e as bebidas energéticas. O excesso de sal no organismo desses pacientes pode provocar ascite, ou barriga d'água, que é o acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal.

Que cuidados a enfermeira deverá tomar para preparar a paciente para paracentese?

As ações da equipe de enfermagem diante da realização de uma paracentese incluem: separar o material necessário, orientar a pessoa quanto ao procedimento a ser realizado, solicitá-la quanto ao esvaziamento da bexiga, devido ao risco de perfuração e, colocá-la em posição adequada.

Como calcular o GASA ascite?

O GASA (gradiente de albumina soro-ascite):

É facilmente calculado pela subtração da concentração de albumina sérica pela concentração de albumina do líquido ascítico (ou seja, albumina sérica – albumina ascítica).

Quais exames são realizados com a amostra de líquido peritoneal?

Tradicionalmente, esses exames incluem:
  • Dosagem de albumina no líquido – o cálculo do gradiente de albumina soro-ascite (GASA) (a concentração de albumina no soro subtraída da concentração de albumina no líquido) pode ser utilizado para diferenciar os transudatos dos exsudatos. ...
  • Citometria e contagem diferencial.
  • Aspecto.

O que as alterações bioquímicas do líquido Ascítico podem indicar?

No líquido ascítico, uma contagem de polimorfonucleares > 250 células/mcL indica peritonite bacteriana espontânea, enquanto a ascite hemorrágica sugere tumor ou tuberculose. A ocorrência de ascite quilosa rara (aspecto leitoso) é mais comum com linfoma ou oclusão do duto linfático.

Qual a importância da contagem celular no líquido Ascítico?

A contagem celular é útil para diagnosticar várias doenças relacionadas com a ascite: na peritonite bacteriana espontânea (PBE) há aumento dos leucócitos com predomínio de PMN (> 250/mm3); na tuberculose e na carcinomatose peritoneal aumentam os leucócitos na ascite com predomínio de linfócitos; na pancreatite há ...

Como classificar ascite?

Com base no exame físico e/ou ultrassonografia, a ascite pode ser classificada, conforme sua magnitude, em três graus: ascite grau I (leve) - detectada apenas por US. ascite grau II (moderada) - distensão abdominal moderada e simétrica do abdome. ascite grau III (tensa) - distensão abdominal volumosa e tensa.

Artigo anterior
Qual o significado da palavra manifesta?
Artigo seguinte
O que é politica de privacidade?