Para que servem os solventes e quais os mais utilizados nas tintas para construção civil?

Perguntado por: Yasmin Faria de Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

Os chamados inertes possuem função de enchimento, textura e resistência à abrasão. Já os ativos promovem cor à tinta. Aditivos: são responsáveis por gerar melhorias nas propriedades das tintas. Os mais comuns são os secantes, plastificantes, bactericidas, antibolhas, reológicos, entre outros.

Para que servem os solventes?

Desenvolvido especialmente para a realização dos mais diversos tipos de limpeza, o solvente, como seu próprio nome já diz, é responsável por solver substâncias, ou seja, ele atinge diretamente o componente de formação de filme (cura), decompondo o material de forma a comprometer ou não a sua qualidade.

Qual a função do solvente na tinta?

Solventes – os solventes são líquidos orgânicos voláteis, cujas principais funções são: facilitar a formulação conferir viscosidade adequada para aplicação da tinta e contribuir para o seu nivelamento e secagem.

Quais os tipos de solventes para tintas?

Alguns tipos de solventes
  • Hidrocarbonetos aromáticos. Alguns exemplos desse solvente são o benzeno, tolueno e xileno. ...
  • Hidrocarbonetos alifáticos. Dentre os hidrocarbonetos alifáticos estão o heptano, hexano e benzina. ...
  • Álcoois. ...
  • Solventes verdadeiros. ...
  • Solventes auxiliares. ...
  • Thinner.

Quais os principais solventes utilizados na fabricação de tintas e vernizes?

Os solventes mais populares para a produção de vernizes são geralmente destilados brancos ou minerais terebintina. É possível distinguir vários tipos de vernizes, que geralmente podem ser divididos em dois grupos: à base de solvente e à base de água.

Qual solvente devo usar na tinta? - Perguntas Frequentes #13

37 questões relacionadas encontradas

Qual a matéria prima do verniz?

Sua matéria prima é obtida, geralmente de vegetais e a seiva deles, depois acrescentadas outras substâncias para seu brilho, dureza, secagem, maleabilidade para, posteriormente seu uso e comercialização. As resinas, então, são diluídas e misturadas a solventes como aguarrás, tíner, álcool, terebintina, entre outros.

Qual a composição do verniz?

O verniz possui a seguinte composição química: Resinas (Alquídicas, epóxi, poliuretânicas, acrílicas, poliéster, vinílicas e nitrocelulose) Pigmentos (Inorgânicos: dióxido de titânio,óxido de ferro, óxido de ferro, cromatos e molibidatos de chumbo, negro de fumo, azul da Prússia, etc.

Qual o melhor solvente para tinta?

Usos da aguarrás:
  • Este tipo de solvente também é muito utilizado para a realização de limpezas em geral;
  • Higienização de máquinas e equipamentos;
  • Ao contrário do thinner, a aguarrás é ideal para diluir tintas, sem causar danos nas características de cada tinta, apenas a tornando mais fluida e de fácil aplicação;

Qual é a diferença entre thinner e solvente?

A diferença está na composição! O thinner é um tipo de diluente com alto poder de obstrução, feito a partir da mistura de compostos químicos e de solventes. Por isso, existe o thinner correto para cada aplicação.

Qual o melhor solvente?

A água é um solvente melhor porque, quando colocado em água, o vai ter seus íons solvatados e envolvidos por moléculas de água, como no esquema abaixo, só que com a carga positiva sendo o : Assim, a água é um solvente melhor, que vai interagir com os íons por interação íon-dipolo.

O que usar para substituir o solvente?

Desengraxantes biodegradáveis são produtos ecologicamente corretos que não utilizam óleos minerais, metais pesados, cloros ou fenóis em sua composição. São utilizados em procedimentos de limpeza e desengraxe industriais, oferecem boa penetração e remoção de contaminantes garantindo uma limpeza de boa qualidade.

Qual o melhor solvente para tinta esmalte?

Diferente do thinner, a aguarrás possui a finalidade de ser um solvente para diluir tinta e esmalte, sem deixar que a mesma perca a qualidade ou brilho. Além disso, a aguarrás também pode ser utilizado no momento da limpeza, especialmente na limpeza de maquinários, ferramentas e motores.

Quais os tipos de diluentes?

Tipos de diluente
  • Diluente de Limpeza. Tal como o nome indica, este diluente é específico para limpeza, consegue remover toda a sujidade. ...
  • Diluente celuloso. Este tipo de diluente é versátil, pois tem diferentes tipos de aplicabilidade. ...
  • Diluente Sintético. ...
  • Diluente Poliuretano. ...
  • Diluente Acrílico. ...
  • Diluente Epóxi.

Qual a diferença entre o soluto e solvente?

Química. Os componentes de uma solução são o soluto e o solvente. O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve. As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas.

Como usar o diluente?

Para usar o diluente para tinta de tecido, primeiro deposite um pouco dele na sua bandeja de pintura. Depois, mergulhe o pincel na tinta e em seguida no diluente. Agora sim é o momento de usar essa mistura para pintar seu trabalho.

Qual é a diferença entre solvente e diluente?

Diferenças: - O solvente é um produto desenvolvido normalmente para limpeza. Sua propriedade é a de destruir (solver), decompor o material do verniz comprometendo ou não a qualidade do mesmo. - O diluente (thinner), tem a função de diluir, deixar mais fluido o verniz preservando as propriedades do mesmo.

O que pode ser usado no lugar do thinner?

Solventes para remoção e diluição de tintas, pigmentos, esmaltes, colas e resinas. Substituem thinners, aromáticos (toluol, xilol, etc.), aguarrás, MEK, acetona,nafta, hexana, pentano, benzina, éter e álcool isopropílico (IPA). Com opções não inflamáveis. Solvente volátil, substituto de thinners.

Pode usar thinner para diluir tinta?

Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta.

Qual é o melhor solvente para esmalte sintético?

Aplicação. Agora que você sabe que o esmalte sintético não é solúvel em água, prefira dilui-lo com aguarrás, e não com o thinner, pois ele é mais forte e sua secagem e de fora para dentro o que pode causar rugas na pintura e perda do brilho.

Qual o solvente para tinta automotiva?

Conhecido como Thinner Super Extra, o solvente para tintas 1037 é um produto de linha PREMIUM recomendado para pintura automotiva, excelente alastramento e brilho, alta resistência ao branqueamento, facilita o polimento.

Qual é a diferença entre aguarrás e querosene?

O Aguarrás é um produto indicado para diluição de esmaltes sintéticos imobiliários, verniz PU marítimo, fundo nivelador e fundo laranja. E o Querosene é indicado na limpeza pesada como desengraxante, desengordurante e para remoção de manchas de resíduos de asfalto nos automóveis.

Como era feito o verniz antigamente?

Antigamente, eram feitos com goma arábia, cera de abelha, clara de ovo e gelatina.

Quais são os tipos de verniz?

Existem 3 três tipos de verniz. O fosco, que não confere nenhum brilho à peça, o acetinado, que confere um brilho discreto à peça, e o brilhante ou alto brilho, que deixa a peça com um destaque maior.

Qual a diferença básica entre tinta e verniz?

O verniz é uma mistura densa de diversas substâncias, desde resinas até óleo secante e solventes. Diferentemente das tintas convencionais, o verniz não contém pigmentos e, geralmente, requer diluição.

Artigo anterior
O que é um amplificador de som?
Artigo seguinte
Qual é o nome da vitamina B12?