Para que serve uma nota de remessa?

Perguntado por: Gabriel Oliveira Faria  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. Na indústria de maneira geral, alguma hora o produto precisa circular para fora da fábrica ou da loja, ainda que não tenha sido vendido de fato.

Qual a finalidade de uma nota de remessa?

A nota fiscal de remessa

Esse é um documento de emissão obrigatória sempre que ocorre circulação de mercadorias. Pode ser em uma operação de compra e venda, por exemplo, mas também na devolução de um item ou remessa.

Quando posso emitir nota de remessa?

Quando gerar uma nota fiscal de remessa? Uma empresa precisa gerar uma nota fiscal de remessa quando realiza o transporte de mercadorias sem estar promovendo uma venda. Desta maneira, não há a cobrança de taxas, dado que a operação não é comercial.

Para que serve a nota fiscal de simples remessa?

A nota fiscal de simples remessa é utilizada para circulação de mercadorias ou bens em razão de alguma operação anteriormente realizada. Nesse caso, a tributação vai depender do tipo de operação que será feita.

Quantos dias vale uma nota de remessa?

de mais de 100 e até 150 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 15 (quinze) dias; de mais de 150 e até 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 25 (vinte e cinco) dias; acima de 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 40 (quarenta) dias.

Nota Fiscal de Remessa: O que é? Pra que serve? Quando Emitir?

19 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para circular com uma nota fiscal?

Relata, porém, que, por questões operacionais, a efetiva saída do produto do estabelecimento da Consulente pode levar de 5 a 10 dias. E ainda, por atrasos da transportadora, esse prazo pode chegar a até 15 dias para se iniciar a circulação da mercadoria, após a emissão da NF-e.

Qual o prazo para saída da mercadoria após a emissão da nota fiscal?

Portanto em notas fiscais emitidas dentro do estado, o prazo para escrituração do destinatário é de 3 dias a contar da data de emissão ou saída constante no documento.

Para que serve o CFOP 6949?

CFOP 6949 Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. 6949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Qual a diferença entre venda e remessa?

Entre as principais diferenças, está o fato de que a nota fiscal de remessa é gerada em operações não ligadas a uma venda. Um item pode até sair do estoque da instituição com a finalidade de venda, mas a transação comercial ainda não ocorreu.

Quem emite nota fiscal de remessa para conserto?

Para conserto ou reparo dentro do DF o cidadão (consumidor) deve comparecer a assistência técnica que será responsável pela emissão do respectivo documento fiscal.

Quem pode emitir uma nota de remessa?

Ela é emitida sempre que uma empresa, lojista, cliente ou distribuidor envia um produto para reparo. A nota de remessa para conserto é isenta de impostos, desde que a nota fiscal de retorno seja emitida em um prazo de até 180 dias.

Como emitir NF de remessa?

Pré-requisitos para emissão de Nota Fiscal de Remessa
  1. Complete os dados da sua empresa. ...
  2. Confira se o seu Certificado Digital já está vinculado na plataforma. ...
  3. Motivo da remessa. ...
  4. Operação. ...
  5. Complete os dados do destinatário. ...
  6. Informe os dados sobre o frete. ...
  7. Informe os dados fiscais dos produtos. ...
  8. Emitindo a Nota Fiscal de Remessa.

O que é nota de remessa para conserto?

Esse tipo de nota fiscal é emitida quando algum produto apresenta algum defeito e é enviado a terceiros para reparos. Depois emite-se a de Retorno, para quando o produto volta do conserto.

O que é nota fiscal de remessa de garantia?

A remessa em garantia é uma operação que o remetente ou fabricante da mercadoria substitui ou conserta a mercadoria se esta apresentar defeito. Na operação de troca ou garantia o estabelecimento deverá emitir nota fiscal com os valores correspondentes a nota fiscal de compra destacando os impostos ICMS e IPI.

Como fazer uma nota de remessa de mercadoria?

1 - Deverá ser emitida uma nota fiscal descrevendo todos os itens; 2 - A natureza de operação da nota fiscal (CFOP) deverá ser “REMESSA PARA CONSERTO” ou “REMESSA DE MERCADORIA OU BEM PARA REPARO”; 3 - O CFOP deverá ser: 5.915 (dentro do Estado) ou 6.915 (fora do Estado); 4 - Os impostos ICMS e IPI não devem ser ...

O que é uma remessa de mercadoria?

A remessa de produto permite que você emita uma nota fiscal que não haverá nenhum tipo de cobrança para o seu cliente. ... Esse tipo de nota que não tem cobrança associada é muito comum em operações como remessa para demonstração, bonificação, brinde, transferência, entre outras.

Quando usar a nota de simples remessa?

A nota fiscal de simples remessa deve ser utilizada para transportar mercadorias sem a finalidade de venda. Confira como sua empresa pode utilizar. As notas fiscais de simples remessa são essenciais quando é preciso transportar bens e mercadorias da empresa sem a finalidade da venda.

Qual a diferença entre Remessa e Transferência?

Transferida/Liberada – Seu pedido já chegou na unidade, em breve seguirá para entrega. Em rota – O pedido já está na rua a caminho de sua residência (prazo de até 48 horas). Redespachado – O volume foi enviado ao endereço de entrega pelos Correios. Entregue – A remessa já foi entregue no endereço informado.

Qual o CFOP de remessa para conserto?

III. Na remessa do equipamento e das partes e peças para o prestador de serviço deve ser empregado o CFOP 5.915 (remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo) e no seu retorno, o CFOP 5.916 (retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo).

Qual a diferença entre CFOP 5949 e 6949?

bom o CFOP 5949 é para vendas/prestação de serviços que não se enquadra nos outros cfop que vc esta prestando dentro do estado; e o 6949 é para vendas e prestação de serviços que nao se enquadra nos outros cfop so que para fora do estado.

Quanto tempo demora para sair da transportadora?

O prazo de entrega da transportadora varia conforme a distância entre o ponto de envio e de destino da encomenda. Se a região for próxima, o produto poderá ser entregue no mesmo dia ou no dia seguinte. No entanto, quando se tratar de distâncias mais longas, provavelmente o item chegará em 4 ou 5 dias úteis.

O que é data de saída?

A data de saída da Nota Fiscal é a data na qual o produto ou serviço da empresa foi ou será entregue, ou seja, sairá do emissor para o receptor.

O que significa sua nota fiscal foi emitida?

Nota fiscal emitida quer dizer que o documento fiscal referente a essa transação foi criado e está disponível para comprovar que ela foi feita.

Qual o prazo máximo para circular com uma nota fiscal em SP?

O prazo máximo para cancelamento de uma NF-e no Estado de São Paulo é de 24 horas a partir da autorização de uso.

Artigo anterior
Como depilar o cool?
Artigo seguinte
Como Elias orou o fogo desceu?