Para que serve um decreto estadual?

Perguntado por: Mário Moura  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 5/5 (40 avaliações)

Para que Serve um Decreto
Realizar desapropriações; Autorizar Confisco de Bens; Autorizar Busca e Apreensão; Outros.

Qual a força de um decreto estadual?

O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.

Como funciona um decreto estadual?

No âmbito estadual, quem emite o decreto é o governador. Já no nível municipal, é o prefeito quem pode adotar decretos. O objetivo de um decreto não é o de criar novas regras ou leis, mas sim detalhar regras já existentes em uma lei.

Qual a finalidade de um decreto?

DECRETO: decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução.

O que prevalece decreto estadual ou municipal?

“O que vem prevalecendo é o decreto mais restritivo, seja estadual ou o municipal. É esta a impressão diante das decisões judiciais, inclusive do Supremo Tribunal Federal (STF), onde vem sendo entendido que os decretos que adotam as medidas mais restritivas no combate à Covid-19 devem prevalecer.

?Afinal de contas, o que é um Decreto?

24 questões relacionadas encontradas

Qual vale mais lei estadual ou municipal?

Lei estadual e lei municipal não podem contrariar a lei federal (norma geral), mas entre a lei estadual e a lei municipal não existe hierarquia, ou seja, a lei municipal não está “abaixo” da lei estadual, o que significa que a lei estadual não é “mais importante” ou “mais válida” do que a lei municipal.

Quem manda estado ou município?

É um ente federativo (o município). Ele (prefeito) tem poder e legitimidade para tomar decisões. E a responsabilidade quem buscou foram os próprios prefeitos e quem deu foram os munícipes que os elegeram. Eles (prefeitos) têm essa responsabilidade.

Quais são os três tipos de decretos?

Decreto
  1. 1 - decretos singulares. ...
  2. 2 - decretos regulamentares. ...
  3. 3 - decretos autônomos.

Qual a diferença entre lei resolução e decreto?

Decreto-Lei não mais existe em nosso ordenamento jurídico. ... Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito).

O que acontece se descumprir decreto?

De acordo com o artigo 268, do Código Penal, que trata dos crimes contra a incolumidade pública, quem infringir a determinação do poder público, que é destinada a impedir a propagação do novo coronavírus, está sujeito a detenção de 1 mês até 1 ano, além de pagamento de multa.

Qual a força de um decreto?

O decreto, por seu turno, é superior à portaria ou ato normativo similar. ... O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso.

Qual a duração de um decreto?

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação.

Pode criar multa por decreto?

A portaria nº 267/88 - IBDF viola o princípio da reserva legal, por isso que somente a lei pode descrever infração e impor penalidade. 3. A aplicação de multa decorrente de contravenção penal, cabe ao Poder Judiciário.

Quem pode revogar decreto estadual?

1 - A Administração Pública tem o poder de anular os atos que considere ilegais e revogar aqueles cuja conveniência e oportunidade não mais subsistam, não sendo necessária, a existência de pedido ou decisão judicial para a revogação, anulação ou modificação de atos administrativos.

Qual a força de uma portaria?

As portarias, como os demais atos administrativos inter- nos, não atingem nem obrigam aos particulares, pela manifesta razão de que os cidadãos não estão sujeitos ao poder hierárquico da Administração pública" (Direito administrativo brasileiro.

O que diz a Constituição sobre decretos?

A Constituição Federal assegura a autonomia entre União, Estados, Distrito Federal e Município dando a estes, a liberdade para regulamentar determinadas leis através de decreto. O decreto jamais pode criar direito e nem obrigação, porque não se trata de atividade legislativa. Logo - decreto não é lei.

O que vale mais resolução ou lei?

RESOLUÇÃO NÃO PREVALECE SOBRE LEI. INTELIGÊNCIA DO ART. 3º , LETRA A DA LEI Nº 6.194 /74. ... As resoluções do CNSP estão em ordem hierarquicamente inferior à Lei n.º 6194/74, ferindo frontalmente o princípio constitucional da hierarquia das leis se aquelas prevalecerem sobre estas.

O que é uma resolução?

Significado de Resolução

substantivo feminino Decisão tomada após muito pensar; solução: a resolução de problemas. Maneira através da qual se resolve uma questão, um caso, uma situação: a resolução foi resolvida em conjunto.

Qual o poder de uma resolução?

As resoluções são atos administrativos normativos que partem de autoridades superiores, mas não do chefe do executivo, através das quais disciplinam matéria da sua competência específica. As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los. As resoluções podem produzir efeitos externos.

O quê e quais são os tipos de decretos?

Primeiramente, é preciso esclarecer que existem dois tipos de decretos dentro do ordenamento jurídico brasileiro: os decretos legislativos e os decretos regulamentares (também chamados de decretos do Executivo ou presidenciais). ... Embora diferentes, os dois são chamados decretos porque consistem em atos unilaterais.

O que é um decreto exemplo?

Decretos singulares

Portanto, direcionam-se a uma pessoa ou a um grupo determinado. Seriam exemplos de questões reguladas por essa modalidade de decreto: desapropriação, ces- são de uso de imóvel, abertura de crédito e as pertinentes a pessoal, como nomeação e exone- ração.

O que são decretos regulares?

O Decreto regulamentar, ou Decreto executivo, é uma norma jurídica expedida pelo chefe do Poder Executivo com a intenção de pormenorizar as disposições gerais e abstratas da lei, viabilizando sua aplicação em casos específicos, encontrando amparo no artigo 84, inciso IV, da Constituição Federal. ...

Quem manda nos estados?

O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.

Quem administra os estados e os municípios?

Os municípios são governados são pelos prefeitos e vice-prefeitos. Os estados, pelos governadores e vice-governadores e o país é governado pelo presidente e pelo vice-presidente.

Quem manda no município prefeito ou governador?

O prefeito exerce o poder executivo municipal. Para auxiliá-lo na prefeitura do município, ele dispõe dos secretários municipais, responsáveis por diversos setores da administração.

Artigo anterior
Quando o baiacu incha?
Artigo seguinte
Como limpar um chapéu de palha?