Para que serve os espaçamentos nas pontes?

Perguntado por: Jéssica Mia Leal Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

Você já deve ter notado um espaçamento nos blocos de concreto das ruas e avenidas, bem como nos trilhos do trem ou em algumas pontes. Esse espaçamento é necessário justamente por causa da dilatação que os materiais sofrem. Por exemplo, uma ponte metálica de 300m de comprimento pode aumentar até 20cm.

Porque as pontes tem espaços?

Esses espaços são chamados de juntas de dilatação. Servem para permitir que esses materiais, aquecidos pela passagem dos automóveis, possam dilatar sem deformar ou ruir as estruturas; 3.

Para que servem as juntas de dilatação em pontes?

Juntas de dilatação são os elementos aplicados nos tabuleiros de pontes e viadutos para vedar as fendas que permitem a movimentação das estruturas (Checubus/Shutterstock.com) As juntas de dilatação são componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade de pontes e viadutos.

Por que na construção de pontes e prédios há necessidade de se deixar espaços entre determinados trechos da estrutura?

Os efeitos da dilatação térmica são especialmente importantes em construções que não podem apresentar deformações ou rachaduras em sua estrutura, como as pontes. É por isso que, nesse tipo de construção, são utilizadas diversas juntas de expansão.

Qual a importância das juntas de dilatação?

Dessa maneira, em edificações residenciais, as juntas de dilatação nas fachadas tem o objetivo criarem espaços entre as placas do material utilizado. Consequentemente, permitindo que elas possam expandir e retrair livremente e assim evitando as fissuras e o descolamento do revestimento.

JUNTAS DE DILATAÇÃO EM PONTES E VIADUTOS

28 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância das juntas?

Por isso, elas podem ser utilizadas para fins de reduzir ruídos, vibração, em embalagens, como vedação e para montagens e suportes. Desta forma, podem ser encontradas em muitos setores e produtos diversos. Bombas, aviões, carros, equipamentos elétricos, transformadores industriais, entre outros.

Qual a importância das juntas de dilatação para manutenção da qualidade do concreto no Terreio de secagem?

proporciona maior durabilidade para a construção; evita o surgimento de rachaduras e outros problemas estéticos; oferece boa resistência durante qualquer movimentação, como compressões, trações ou rotações.

Por que nas ferrovias Os trilhos são assentados com um espaço entre eles?

Por que nas ferrovias os trilhos são assentados com um espaço entre eles? Resposta: As barras de trilho são assentadas com um espaço entre elas para permitir a livre dilatação quando a temperatura varia. Se isso não fosse feito, os trilhos poderiam entortar devido à tensão a que ficam submetidos.

Quais são os elementos estruturais que permitem a transição entre a via e a ponte ou Viaduto?

3. Quais são os elementos estruturais que permitem a transição entre a via e a Ponte ou Viaduto? Encontro de Ponte Fundação Rasa Aparelho de Ponte Tabuleiro Pilar Explicação: Os Encontros de Ponte são os elementos estruturais que permitem a transição entre a via e a Ponte ou Viaduto.

Quais são os cuidados a serem observados durante a execução de estruturas de pontes?

É importante que sejam feitas inspeções de acordo com a NBR 9462 – Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto, e caso seja verificada a necessidade de intervenções, a manutenção deve ser feita de maneira adequada e no prazo estipulado, com reparos e tratamentos das patologias de forma a garantir a ...

Como acontece a dilatação em pontes?

Geralmente, as juntas de dilatação em pontes e viadutos são produzidas em borrachas tipo neoperene, EPDM e nitrílica. Esses materiais são responsáveis por suportar os movimentos decorrentes de retrações e dilatações habituais.

Porque as pontes de concreto balançam?

Sim, é verdade. A causa da oscilação é a combinação dos ventos na Baía de Guanabara com a própria estrutura metálica da ponte. Acontece que os objetos materiais têm uma propriedade chamada de freqüência natural.

Qual a concepção estrutural mais eficiente em pontes?

A concepção estrutural mais eficiente é aquela que fornece as cargas provenientes das solicitações o percurso mais curto sobre a estrutura desde seus pontos de aplicação até a sua fundação a concepção estrutural mais eficiente é aquela que fornece as cargas provenientes das solicitações o percurso mais curto sobre a ...

Quais são os elementos constituintes da infraestrutura de uma ponte?

. Tabuleiro; Estrutura principal; Aparelhos de apoio; Enrijamentos; Pendurais; Timpanos; Cortinas e abas laterais, Juntas de dilatação; Dispositivos de proteção; Placas de transição; • Elementos de captação e drenagem.

São elementos de uma ponte?

Elementos de uma ponte: infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. A infraestrutura ou fundação é a parte da ponte constituída por elementos que se apoiam no terreno de implantação (rocha ou solo), recebendo as cargas ou os esforços da mesoestrutura e transmitindo-os para o terreno.

Quais os elementos da superestrutura de uma ponte?

A superestrutura de uma ponte é, em geral, formada pelo tabuleiro, incluindo lajes e vigas.

Por que existe um espaço vazio nas linhas de trem?

Desenvolvida pela concessionária, a ferramenta tem o objetivo de incentivar os passageiros a se dirigirem para os carros mais vazios, agilizando o embarque e o desembarque nas plataformas. Nos mesmos monitores de TV das plataformas, desde abril, um cronômetro informa quanto tempo falta para a chegada do próximo trem.

Porque os trilhos ficaram deformados?

Isso ocorre porque sua casa está mudando de tamanho, ou seja, quanto mais calor, maior a dilatação dos objetos (ocorrendo o inverso à noite). ... Além do calor extremo, também influenciam a estabilização do lastro e o alinhamento. O frio também pode prejudicar uma ferrovia.

Como funciona Os trilhos?

Os trilhos, ou carris, são fixados sobre os dormentes, ou travessas, através de elementos de fixação, compostos por grampos ou tirafundos. As travessas ou dormentes assentam por sua vez em cima de brita, composto por rochas trituradas em granulometrias definidas.

Qual é a função das juntas de dilatação nas alvenarias dos muros?

Para que essa movimentação de moléculas não cause problemas na obra, usam-se juntas de dilatação. Isso, nada mais é, do que espaço entre as moléculas para que elas possam se movimentar e evitar trincas, rachaduras ou fissuras. Isso garante que o material permaneça intacto: com segurança, estabilidade e durabilidade.

Para que serve a junta de dilatação no forro de gesso?

A junta de dilatação gesso nada mais é que um acessório capaz de garantir que as peças tenham espaço suficiente para se expandir e se contrair durante mudanças de temperatura. A funcionalidade correta desse sistema evita rachaduras e fissuras, garantindo maior durabilidade para a sua estrutura.

Qual a importância das juntas dentro das tubulações?

Fabricadas em aço inox ou carbono, as juntas de expansão metálicas são responsáveis também por absorver possíveis movimentos em tubulações que acabam se originando pela dilatação térmica linear ou até mesmo pela movimentação dos equipamentos.

Quando não são utilizadas as juntas de dilatação?

Quando não há juntas para dilatação, o piso começa a apresentar fissuras e rachaduras. A importância maior das juntas de dilatação, porém, é na estrutura. Movimentações não controladas podem comprometer a segurança estrutural e por isso em todo bom projeto elas são devidamente dimensionadas e previstas.

O que são a infraestrutura das pontes?

Conjunto de elementos estruturais, geralmente localizados na porção inferior da estrutura de uma ponte, que são responsáveis pela transmissão dos esforços da mesoestrutura para o solo.

Como são classificadas as pontes?

Quanto aos materiais empregados, as pontes podem ser classificadas como: - Pontes de concreto (armado e/ou protendido); - Pontes metálicas; - Pontes mistas (aço/concreto, aço/madeira, etc.); - Pontes de pedras; - Pontes de madeira.

Artigo anterior
Qual a taxa da moderninha Pro?
Artigo seguinte
Como funciona a memória semântica?