Para que serve o uso de heparina?

Perguntado por: Duarte Joaquim Ramos Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (37 avaliações)

As heparinas são indicadas para prevenir e tratar as seguintes condições: Trombose venosa profunda (presença de coágulo em um vaso) Embolia pulmonar (coágulo em uma artéria do pulmão) Infarto.

Qual a finalidade do uso da heparina?

A heparina é um anticoagulante utilizado para prevenir a formação de coágulos de sangue (trombos) que podem se formar no circuito do aparelho de hemodiálise.

Quais são os efeitos colaterais da heparina?

Hipotensão, alopecia, disestesia no pé, equimose, eczema, eritema, eritrodermia, dor no local de aplicação, púrpura, síndrome de resposta inflamatória sistêmica, necrose tecidual, deficiência de aldosterona, hipercalemia, aumento do nível do hormônio da tireóide, lipídeos anormais, hiperlipidemia de rebote com ...

Como a heparina age no organismo?

Heparina Não-fracionada (HNF): Mecanismo de Ação: Inibe indiretamente a trombina por atuar como co-fator da antitrombina (AT), aumentando sua atividade e, consequentemente, seu efeito anticoagulante sob a trombina, o fator Xa, e, em menor grau, os fatores XII, XI e IXa.

Quanto tempo dura o efeito da heparina?

A meia-vida varia entre 30-180 minutos e é dose-dependente (30 minutos para uma dose de 25 unidades/kg e 150 minutos para dose de 400 unidades/kg). Em pacientes com insuficiência renal crônica, a heparina apresenta elevado tempo de meia vida.

Heparina: Para que serve e efeitos colaterais

25 questões relacionadas encontradas

Por que a heparina provoca trombocitopenia?

A trombocitopenia induzida por heparina é uma complicação grave da terapêutica anticoagulante com heparina e está associada à formação de anticorpos antifator IV plaquetário. Costuma surgir a partir do quinto dia do tratamento, com queda de pelo menos 50% da contagem plaquetária.

Quem tem trombose pode tomar café?

Quem tem trombose e faz tratamento com xarelto e venaflon pode fazer o uso do café? Mas tanto o café como esses medicamentos são metabolizados pelo fígado, e ele pode te dar um mal estar se estiver sendo muito injuriado.

Onde a heparina precisa se ligar para exercer seu efeito anticoagulante?

Os derivados da heparina usados na terapêutica correspondem aos HBPMs (heparinas de baixo peso molecular), que desempenham sua atividade anticoagulante ao se ligar à antitrombina, acelerando a inibição de diversas proteases da coagulação, por meio da formação de complexos.

Quais cuidados pacientes que estão passando pelo processo de anticoagulação devem seguir?

Evitar atividades de risco de sangramento e trauma. Não compensar a dose esquecida no dia seguinte; se perder mais doses, entrar em contato com seu médico. A varfarina pode causar hematomas e sangramento; em caso de hematomas em excesso e/ou sangramentos, entrar em contato com seu médico.

Qual o remédio que afina o sangue?

O mais popular é o AAS (ácido acetilsalicílico), que é um antiagregante plaquetário. Ele é indicado para pessoas que já infartaram ou tiveram um acidente vascular cerebral (derrame) como prevenção secundária (prevenir que aconteça novamente). Entre os anticoagulantes temos, por exemplo, a warfarina e a rivaroxabana.

Qual a contra indicação para o uso de heparina?

Heparina é contraindicado a pacientes com tendência a hemorragias, hipersensibilidade à substância ativa ou aos componentes da fórmula e em casos de intolerância a anticoagulantes.

Quais os cuidados de enfermagem com heparina?

Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto à heparina:
  1. Atentar para a via de administração, a dosagem e a forma de apresentação do medicamento.
  2. Não administrar por via intramuscular.
  3. Não massagear o local de aplicação, devido ao risco de hematoma.
  4. Não administrar com outras drogas.

Qual é a região que pode aplicar heparina?

Como escolher o local da injeção
  1. Abdômen. A região em volta do umbigo é uma das maiores reservas de gordura corporal e, por isso é quase sempre utilizada como primeira opção para a administração de injeções subcutâneas. ...
  2. Braço. ...
  3. Coxas.

Quais são os tipos de heparina?

Existem dois tipos de heparina disponíveis no mercado brasileiro: a heparina não fracionada e as heparinas de baixo peso molecular (dal- teparina, enoxaparina e nadroparina).

Qual a principal precaução da terapia anticoagulante na tromboembolia?

Sugere-se cautela se a droga for utilizada em pacientes com história de insuficiência coronariana, dispepsia ou insuficiência renal. A dose recomendada para o tratamento de TEV com dabigatrana, após 5 dias de uso de anticoagulação parenteral ou s.c., é 150 mg a cada 12 h.

Qual cuidados devemos ter na administração do Clexane?

Quais cuidados devo ter ao usar o Clexane?
  1. Hemorragia (sangramento) ...
  2. Clexane, assim como qualquer outra terapia anticoagulante, deve ser utilizado com cautela em condições com alto risco de hemorragia, tais como: ...
  3. Monitoramento da contagem de plaquetas (elemento do sangue que participa da coagulação sanguínea)

Como administrar anticoagulantes?

Insira a agulha reta dentro da prega formada com o indicador e polegar e empurre o anticoagulante lentamente até ouvir um “clic” (mecanismo de segurança automático sendo ativado). Para evitar ficar roxo (hematomas) não esfregue, não massageie e não coloque gelo no local após a aplicação.

Onde os anticoagulantes agem?

O medicamento anticoagulante atua bloqueando a ação das substâncias do organismo que promovem a coagulação do sangue. O resultado dessa atuação, como já mencionamos no início do post, é deixar o sangue mais líquido, a fim de circular de maneira livre pelos vasos sanguíneos.

Como Anticoagular com heparina?

COMO ANTICOAGULAR COM HNF Vide Tabela 1. Sugere-se utilizar a diluição de 7500 UI de HNF em 150 ml de SF0,9% (50UI de HNF/ ml de SF 0,9%). A monitorização do uso EV de HNF é realizada através do TTPA colhido após 6 horas da pri- meira dose de HNF e de 6 em 6 horas até o ajuste adequado.

Como iniciar anticoagulação?

ANTICOAGULANTE ORAL

Em geral a dose de início da warfarina é iniciada com 1 cp ao dia se o paciente pesar mais de 50 kg. Se pesar menos de 50 kg iniciar com 1/2 cp ao dia. Muitas vezes pode ser necessário doses menores que um comprimido ao dia para atingir o RNI ideal. Nesses casos as doses serão fracionadas.

Qual alimento que faz mal para trombose?

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

Qual a melhor alimentação para quem tem trombose?

Segundo ela, o controle da trombose pode ser feito a partir do consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais e carnes magras – alimentos que restituem o bom funcionamento do organismo.

Quais os alimentos bom para trombose?

Alimentação para prevenir a trombose
  • Frutas cítricas. Limão, laranja e tangerina, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e são de suma importância porque essa vitamina fortalece a parede dos vasos sanguíneos. ...
  • Suco de uva integral. ...
  • Linhaça. ...
  • Alho. ...
  • Salmão e sardinha. ...
  • Castanhas. ...
  • Atenção ao excesso de vitamina K.

Qual a complicação mais frequente da plaquetopenia relacionada ao uso de heparina?

As mais freqüentes complicações da TIH tipo II são tromboembolismos venosos, especialmente trombose venosa e embolia pulmonar (5, 6, 9, 11).

Quais os sintomas da trombocitopenia?

Quais são os sintomas de trombocitopenia?
  • Hematomas na pele, com manchas vermelhas ou arroxeadas;
  • Gengivas que sangram;
  • Períodos menstruais com fluxos muito intensos e grande volume de sangue;
  • Urina com sangue;
  • Sangramentos nasais;
  • Sangramento intenso mesmo em cortes pequenos.

Artigo anterior
São crimes inafiançáveis o terrorismo o tráfico de pessoas e a tortura?
Artigo seguinte
Qual o animal que mais chora?