Para que serve o tensor do alternador?
Perguntado por: Alícia Isabela Ribeiro de Silva | Última atualização: 18. April 2022Pontuação: 5/5 (62 avaliações)
Sua função é aplicar carga/pressão constante na correia, com a finalidade de evitar que a mesma se solte do sistema de polias, compensar eventuais folgas ou tensões excessivas que possam prejudicar o sincronismo do motor e o funcionamento dos acessórios do veículo.
O que acontece se o tensor está ruim?
Quando houver um problema com o tensor, ele afetará a maneira como a correia aciona a polia, afetando assim o desempenho e a função do veículo. Geralmente, danos ou falhas no tensionador produzem alguns sintomas, para que o motorista esteja ciente dos problemas que talvez precisem ser reparados.
Qual é a função do tensor?
A função do tensor é esticar a correia até o ponto certo. Existem dois tipos de tensor: o automático, que faz essa tensão com a mola, e o manual, em que você coloca a ferramenta para saber qual é a tensão ideal.
Qual a função do tensor do alternador?
O tensor da correia do alternador é um dos diversos componentes responsáveis por transmitir o movimento do eixo de manivela aos acessórios do motor (alternador, ar condicionado, direção hidráulica e bomba de água) e absorver a vibração da correia.
Como saber se o tensor da correia do alternador está ruim?
Um tensionador ruim geralmente faz barulho. Preste atenção para ouvir se a correia está guinchando ou chacoalhando. Além disso, quando a correia do motor está folgada, ela causará alguns problemas de direção em altas velocidades ou quando o caro está muito pesado.
COMO IDENTIFICAR BARULHO NO TENSOR DA CORREIA DO ALTERNADOR
Quando trocar tensor correia alternador?
Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.
Qual é a função do tensor do carro?
De acordo com especialistas do ramo automotivo, o tensor do alternador é a peça responsável por transmitir a força de um componente a outro. É também a ferramenta responsável pelo trabalho do alternador, peça que tem a função de gerar a energia que fica armazenada na bateria do veículo.
Qual a diferença entre tensor e esticador?
O Tensor é composto de uma cunha e um corpo sólido de ferro fundido. O Esticador é produzido com varias peças de aço moldadas e soldadas.
Quanto tempo dura o tensor da correia dentada?
Em condições perfeitas, a correia dentada pode durar no geral 50 mil quilômetros (recomenda-se não manter mais de 60 mil pois mesmo em boas condições de uso, ela perde eficiência). Já as demais correias duram em média 20 mil quilômetros. Como essas peças são fabricadas com borracha, elas tendem a ressecar com o tempo.
O que é esticador do motor?
O esticador também conhecido como tensor, a correia dentada garante que partes de um motor estão funcionando em sincronismo. O sistema de polias e tensores do motor fornecem energia para o ar condicionado, alternador, direção hidráulica, e até o sistema de refrigeração de um veículo.
Para que serve o tensor da guitarra?
O tensor é encarado como por muitos guitarristas como um fantasma assustador e é nada mais é do que uma haste metálica colocada dentro do braço da guitarra com a finalidade de equilibrar a inclinação longitudinal do braço em relação a tração exercida pelas cordas.
Como saber se tem problema na correia dentada?
Quando isso acontece, há uma maneira muito fácil de identificar o problema: você ouvirá um barulho estridente e alto, mais ou menos como um rangido de porta. O barulho virá do motor do automóvel e é sinal de que a correia dentada perdeu a sua tensão ou sofreu algum outro tipo de dano.
Qual é a melhor marca de correia dentada?
A Continental, eleita a melhor marca em correias automotivas, recebeu o selo Ouro entregue durante a reunião de representantes da fabricante com os membros do Sindirepa-SP para ampliação de ações com oficinas de todo o País.
O que pode ser barulho na correia dentada?
Grilo. Esse barulho irritante é emitido pela correia dentada no momento da partida ou na aceleração, apontando o ressecamento da peça. Nesse caso, você pode agir de duas formas: se o componente estiver dentro da validade, um spray lubrificante solucionará o problema do barulho.
Quanto mecânico cobra para trocar correia dentada?
Trocar a correia dentro do prazo estipulado pelo fabricante custa em média R$ 150.
Porque a correia do alternador faz barulho?
Na correia de acessórios, as maiores causas de ruídos e vibrações são os problemas nas polias (como o acúmulo de sujeira, amassados e desalinhamentos) e a falta ou excesso de tensão, inclusive nos veículos com tensionadores automáticos (que podem estar avariados).
Quando dá problema na correia dentada?
Quando você notar que seu veículo está perdendo potência, ou mesmo que o motor está vibrando mais do que o normal, além do maior consumo de combustível, é hora de ver a correia dentada, ou corrente dentada.
Quando regular o tensor da guitarra?
Se a corda se mover bastante — isto é, se esse espaço for muito grande —, sinal de que o braço está frouxo. Nesse caso, você precisa apertar o tensor. Se a corda não se mover, ou seja, se ela estiver colada no pescoço sem deixar espaço algum entre os dois, você precisa afrouxar o tensor.
Como funciona o processo do sistema circulatório?
O que marcou o fim da alta Idade Média?