Para que serve o TENS Burst?

Perguntado por: Mia Doriana Antunes  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

É indicado para o tratamento de dores pós-operatórias, dores Cervicais, cervicobraquialgias, dores lombares, ciatalgias, distrofias simpático reflexas e causalgias.

Quando usar TENS Burst?

Esse tipo de TENS opera em frequência alta (80 a 100 Hz), intensidade baixa e duração menor de 200 µs. Ele é indicado para dores agudas, pois se baseia no manejo da dor estudado pela teoria do portão ou de controle da dor.

O que é corrente Burst?

A eletroestimulação de baixa frequência (burst) propicia contração muscular, causando a ativação dos mecanismos de liberação dos opioides endógenos e também aumenta o fluxo sanguíneo arterial para a área estimulada gerando uma maior analgesia.

Pode usar TENS na cervical?

O TENS pode ser usado tanto na musculatura diretamente relacionada à cervical, como em outras que podem ter relação com o problema, como a musculatura da ATM.

Porque o TENS alivia a dor?

A TENS é utilizada na área da saúde para o combate da dor por ser um tratamento livre de drogas e sem efeitos colaterais. É por meio de pulsos elétricos, que atingem as fibras nervosas responsáveis por enviar estímulos da dor ao cérebro, que o Tanyx consegue interromper a sensação indesejada.

Pra que serve o TENS??

37 questões relacionadas encontradas

Como o TENS promove analgesia?

A TC propõe que a TENS promove analgesia pela ativação das fibras nervosas Aβ aferentes, que são de grosso calibre, mielinizadas e de rápida condução, sem ativar as fibras nociceptivas de diâmetro menor (fibras A-delta e C).

Quantas vezes posso usar o TENS por dia?

Quantas vezes deve-se usar o TENS? Em média, é possível utilizar o TENS em até 3 sessões diárias com eletrodos de silicone carbonizado.

Como aplicar TENS na cervical?

5.2.1 Método de Aplicação da TENS Convencional

Os parâmetros utilizados segundo Eriksson et al., (1981), é a frequência de 80 Hz com largura de pulso de 100µs, com intensidade apenas suficiente para atingir a região cervical com a dor por um período de 30 minutos (KOFOTOLIS et al., 2008).

Qual o tratamento para lesão na cervical?

O tratamento é feito por meio de sessões de fisioterapia, que buscam o relaxamento da região e a consequente correção postural. Além disso, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados para dar andamento ao tratamento. A acupuntura também pode ser utilizada como um complemento ao tratamento tradicional.

Como tratar cervical inflamada?

A maior parte dos casos de dor na região cervical melhora com descanso, alongamentos e aplicação de compressas quentes em até 1 semana, porém, caso não exista qualquer melhora é muito importante consultar um ortopedista ou, pelo menos, um clínico geral.

O que é Eletroanalgesia?

“Tratamento ou avaliação usando uma das várias modalidades, incluindo estímulo elétrico, ultrassom, métodos de aquecimento e resfriamento, radiação eletromagnética como infravermelho e terapias de luz incluindo LASER e ultravioleta” (Robertson, 2009).

Qual é o principal efeito fisiológico da corrente Farádica?

Efeitos Fisiológicos

Ocasiona contração dos músculos; Favorece o retorno venoso; Aumenta o aporte sanguíneo; Provoca ação metabólica.

Para que serve a corrente Aussie no bumbum?

A corrente aussie é indicada para tratamentos de tonificação muscular. Além disso, ela também age sobre a circulação local, tanto sanguínea quanto linfática, o que acaba sendo ótimo contra a celulite!

Quem tem arritmia pode usar TENS?

Como se trata de um método de tratamento que envolve a aplicação de corrente elétrica, a realização do TENS não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e nem para pessoas que possuem marcapasso, arritmia cardíaca ou alterações epiléticas.

Quem não pode usar TENS?

Ela não deve ser aplicada nas regiões das carótidas, testículos e abdome de mulheres grávidas. Também não deve ser utilizada em portadores de marcapasso, pessoas com epilepsia e mulheres que estejam amamentando.

O que é o pulso no TENS?

Consiste em frequências de pulso baixas, 2 a 4 p.p.s, com longa duração de pulso de 100 a 300 μs e intensidade à nível motor ativando as fibras motoras e os nociceptores de pequeno diâmetro.

Quais os sintomas da cervical inflamada?

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.

Quais sinais de uma cervical inflamada?

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
  • Dor no pescoço, escápula (popular “asa”), ombro e braço;
  • Formigamento até os dedos das mãos;
  • Sensação de choque;
  • Perda de força.

Como saber se lesionou a cervical?

Os sintomas dessas lesões incluem rigidez de nuca, ombro ou dor no braço, dor de cabeça, dores faciais e vertigens. A dor de uma lesão causada por um acidente por veículo a motor pode ser causada por estiramentos musculares ou lesões às articulações entre as vértebras.

Pode fazer TENS no pescoço?

Além do tratamento pós-operatório, o TENS também pode ser usado em alguns procedimentos para aliviar dores de algumas doenças, sendo vários os problemas indicados, como dor no pescoço.

O que o choquinho da fisioterapia faz?

O “choquinho” é um aparelho conhecido por neuro estimulação elétrica transcutânea, é um método eficaz, seguro e não invasivo para alívio de dores crônicas e agudas, e é um dos recursos mais utilizados na fisioterapia para o tratamento da dor, onde são aplicados impulsos elétricos na pele através de aparelhos ...

Pode usar TENS em pacientes com Marca-passo?

Pacientes com marcapassos e com doenças cardíacas devem evitar a aplicação de TENS, por exemplo. Nesses casos, o tratamento deve ser evitado, especialmente, sobre a região do peito. O seu uso também não é recomendado para gestantes e para as pessoas que têm doenças de pele.

Pode fazer fisioterapia 2 vezes ao dia?

A fisioterapia motora deve ser realizada de 2 a 3 vezes na semana, em dias intercalados. O número de repetições, bem como a intensidade dos exercícios e duração da sessão, dependerá do quadro clínico do paciente. Exercícios domiciliares diários também são orientados pelo fisioterapeuta, principalmente os alongamentos.

Artigo anterior
Qual a principal diferença entre os métodos diretos e os métodos semi diretos?
Artigo seguinte
O que é um risco químico?