Para que serve o sulfeto de sódio?

Perguntado por: Júlia Anjos de Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

O composto é deliquescente, solúvel em água com hidrólise extensa e ligeiramente solúvel em álcool. As principais aplicações do sulfureto de sódio são na transformação de madeira em papel, na elaboração de drogas de tinturaria e na metalurgia, devido às suas propriedades redutoras.

Qual a diferença de sulfeto e sulfato?

Diferenças entre sulfeto e sulfato

Os sulfetos são compostos binários de enxofre em que esse elemento é o mais eletronegativo. Já nos sulfatos, o elemento mais eletronegativo é o oxigênio, fazendo com que o enxofre, inclusive, adquira número de oxidação positivo (+6).

Para que serve o sulfeto de prata?

O composto tem aplicação como fotossensibilizador no ramo da fotografia clássica e, a altas temperaturas, torna-se um condutor elétrico. Estudos recentes sugerem uma possível eficácia no uso do sulfeto de prata como bactericida, em especial quando dopado com cobre.

Como é feito o sulfeto de sódio?

Industrialmente Na2S é produzido pela redução de Na2SO4 (sulfato de sódio) com carbono, sob a forma de carvão: Na2SO4 + 4 C → Na2S + 4 CO. Em laboratório, os sal anidro pode ser obtido por redução de enxofre com sódio anidro em amônia.

Para que serve o sulfeto de hidrogênio?

Sulfeto de hidrogênio é usado para separar óxido de deutério, ou água pesada da água normal via o processo do sulfeto de Girdler.

O Nerd da Química - Síntese do Sulfeto de Sódio (Enxofre + NaOH + alumínio )

44 questões relacionadas encontradas

O que produz sulfeto de hidrogênio?

O sulfeto de hidrogênio ocorre naturalmente em petróleo bruto, gás natural, gases vulcânicos, fontes termais e também é produzido por atividades humanas. Também é produzido por resíduos humanos e animais como resultado da degradação bacteriana da matéria orgânica.

Qual a diferença entre ácido sulfídrico e sulfeto de hidrogênio?

Em verdade, tanto o sulfeto de hidrogênio quanto o ácido sulfídrico possuem a mesma composição química (H2S), ocorre apenas que o primeiro é um gás (responsável pelo odor dos ovos podres) e o segundo está em solução aquosa.

Como se forma um sulfeto?

Em química, um sulfeto ou sulfureto é a combinação do enxofre (estado de oxidação -2) com um elemento químico ou um radical. Há poucos compostos covalentes do enxofre, como o dissulfeto de carbono (CS2) e o sulfeto de hidrogênio (H2S) que também são considerados como sulfetos. A maioria são sulfetos metálicos.

Onde é encontrado sulfeto?

Os sulfetos são obtidos a partir de fontes naturais ou por meio de reações químicas (processos sintéticos). Com relação aos sulfetos obtidos a partir de fontes naturais, veja alguns dos principais minérios que apresentam sulfetos em sua composição: Argentita: apresenta o sulfeto de prata (Ag2S);

Para que serve o nitrato de prata?

O Nitrato de Prata é um composto químico indicado para uso externo. Com poder cáustico, o Nitrato de Prata 90% é indicado para verrugas e outros crescimentos na pele. Importante ressaltar que ele não pode ser utilizado nas regiões íntimas.

O que reage com a prata?

Uma primeira possibilidade é a utilização de água oxigenada (solução aquosa de peróxido de hidrogênio- H2O¬2). De fato, a prata só fica preta por que está oxidada, geralmente por causa do enxofre abundante nos ovos, o enxofre se liga à prata num composto insolúvel de sulfeto de prata (Ag2S).

Para que serve a prata mineral?

O elemento químico prata é conhecido como um dos metais preciosos. Ele é usado desde a Antiguidade na produção de joias, na decoração de objetos e na fabricação de moedas.

Quais são os minerais sulfetos?

Sulfetos
  • Pirita. Calcopirita. Pirrotita. Galena. Esfalerita.
  • Elementos Nativos. Halóides. Carbonatos.
  • Óxidos/Hidróxidos.

O que significa sulfeto ferroso?

O sulfeto de ferro(II) é o composto de fórmula química FeS. Vulgarmente é tratado apenas de sulfeto de ferro. Na prática, sulfetos de ferro são frequentemente não-estequiométricos. Sulfeto de ferro pulverizado é pirofórico.

Onde encontramos o H2S?

Ocorrências de H2S podem ser encontradas nas jazidas de petróleo e gás natural, na extração de sal (cloreto de sódio), nas águas subterrâneas, em esgotos sanitários, etc. Nos segmentos industriais o H2S é oriundo de processos de remoção de gases ácidos, de tratamento de efluentes, de fermentações, etc.

Qual é o ácido mais forte?

É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.

Qual o odor do H2S?

Desde 2010, o H₂S tem sido considerado um gás tóxico pela União Europeia. O gás é mortal se as concentrações se tornarem muito grandes (> 1000 ppm) e sua presença é geralmente detectada por seu odor característico de "ovos podres".

Para que serve o sulfeto de ferro?

Este medicamento é destinado ao tratamento e profilaxia de anemias por deficiências de ferro. Os suplementos de ferro são indicados na prevenção e no tratamento da anemia por deficiência de ferro que resulta de uma dieta inadequada, má absorção, gravidez e/ou perda de sangue.

Qual é o ácido mais perigoso?

O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos.

Qual é a diferença entre ácido e base?

Um ácido será toda espécie química que sobre ionização liberando como único cátion o H+ em meio aquoso. Já as bases, sofrem dissociação liberando como único ânion o OH-. Essas definições para ácido e base foram dadas pelo cientista chamado de Arrhenius em 1884.

Artigo anterior
Quem tem hipermetropia pode operar?
Artigo seguinte
O que significa over no bet365?