Para que serve o remédio rhophylac?

Perguntado por: Raúl Melo  |  Última atualização: 22. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

Rhophylac, conhecida também como anti-Rh(D), é uma solução injetável de imunoglobulina humana anti-Rh(D), anticorpo imunológico destinado a pacientes com fator RhD negativo. É aplicada principalmente em gestantes RhD negativas (tipagem sanguínea negativa).

Quando tomar rhophylac?

Uma única dose de 300 microgramas deve ser administrada pela via intravenosa ou via intramuscular o mais breve possível dentro de 72 horas após o evento de risco. Se tiver decorrido mais de 72 horas, o Rhophylac® deve ser administrado mesmo assim.

Para que serve a rhophylac?

Você deve receber Rhophylac® caso seja uma mulher RhD-negativo e esteja grávida de um bebê cujo pai é RhD-positivo ou caso seu bebê já tenha nascido e seja RhD-positivo. Nessa situação especial, você pode ser imunizada por células vermelhas do sangue de seu bebê e esse anticorpo pode passar para o seu sangue.

Quando a mãe preciso tomar injeção imunoglobulina Rh?

Para quem é indicada a vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D? Essa vacina é indicada, em linhas gerais, para gestantes com Rh negativo que estão grávidas de bebês com Rh positivo.

Quando é necessário tomar imunoglobulina?

A administração da imunoglobulina anti-D deve ser realizada nas gestantes com Rh negativo, não sensibilizadas (Coombs indireto negativo), se classificação sanguínea do parceiro for Rh positiva ou desconhecida, nas seguintes situações: na 28ª semana de gestação (considerar sua utilização até a 34ª semana se for ...

Preciso tomar a Vacina Anti-Rh? l Imunoglobulina Anti-Rh 💉

17 questões relacionadas encontradas

Quais doenças são tratadas com imunoglobulina?

  • Siga as instruções abaixo para a administração da solução injetável: ...
  • Agamaglobulinemia congênita, hipogamaglobulinemia, imunodeficiência combinada: ...
  • Púrpura trombocitopênica idiopática: ...
  • Síndrome de Kawasaki: ...
  • Tratamento combinado com antibióticos em infecções bacterianas ou virais graves: ...
  • Síndrome de Guillain-Barré:

Para que serve imunoglobulina para gestante?

A imunoglobulina anti Rh(D) (conhecida como vacina Rogan) é utilizada para prevenir a sensibilização materna ao fator sanguíneo de um bebê Rh positivo quando a mãe possui o fator Rh negativo. Esta condição também é conhecida por incompatibilidade sanguínea.

O que acontece quando o bebê nasce com o sangue diferente da mãe?

A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto de uma mulher com sangue Rh negativo e de um homem com sangue Rh positivo é examinado periodicamente para detectar sinais de anemia.

Quais são os tipos de sangue que não podem ter filhos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Onde aplicar rhophylac?

A dose recomendada é uma dose única de 300 microgramas (1500 UI) aplicada preferencialmente entre as 28ª e 30ª semanas de gestação, administrada por injeção na veia ou no músculo.

O que acontece se não tomar a vacina de imunoglobulina?

Se o seu filho for Rh positivo e se você não fez a imunoglobulina, existe risco de isoimunização anti-Rh. Você poderá fazer o exame de coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares antes de uma próxima gravidez.

Onde é aplicada a injeção de imunoglobulina?

Local de aplicação

A recomendação é para que a Imunoglobulina Anti-RhD seja aplicada por via intramuscular.

Qual o nome da vacina para gestante Rh negativo?

A vacina conhecida como Rhogam ou Matergan (imunoglobulina para fator Rh) é oferecida às mulheres nos centros e maternidades da rede pública de saúde e previne doença de alto risco para o feto, causada por incompatibilidade sanguínea.

Como conseguir imunoglobulina anti-Rh pelo SUS?

Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica original, preenchido de forma completa e legível pelo médico responsável pelo atendimento ao paciente. Documento de identidade; Comprovante de residência com CEP; Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Quando a gestante tem que tomar imunoglobulina?

Devo tomar na segunda? O fato de você ter tomado a vacina na outra gravidez não impede que tome nesta, ou até em uma próxima. Geralmente, aplica-se a dose de imunoglobulina por volta da 28ª semana da gestação.

Qual é a função da imunoglobulina?

As imunoglobulinas (anticorpos) são proteínas de importância vital que circulam no sangue e realizam uma grande variedade de tarefas. Eles influenciam significativamente o equilíbrio do nosso sistema imunológico. O tipo de anticorpo predominante no sangue humano é a imunoglobulina G (IgG).

Quanto tempo dura o tratamento com imunoglobulina?

Em doenças autoimunes e inflamatórias sistêmicas a posologia da imunoglobulina humana intravenosa é de 400mg/kg/dia durante 5 dias seguidos ou de 1g/kg/dia em dois dias seguidos.

Quanto tempo dura a injeção de imunoglobulina?

Assim, uma nova aplicação se faz necessário em caso de risco de sensibilização. Na cidade de Itu, você pode procurar pela Dr. Vacina para a aplicação da mesma. Inclusive, em gestantes, pode-se haver a necessidade de mais que uma dose, considerando que a proteção da imunoglobulina dura, no máximo, 12 semanas.

De quem o filho herda o sangue?

Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.

O que fazer se a gestante for Rh negativo?

O grande risco acontece quando a mãe possui Rh negativo e anticorpos irregulares negativos, e o pai é Rh positivo. Se essa situação for confirmada, é recomendado que a gestante receba injeções de anticorpos anti-Rh, principalmente com 28 semanas de gestação e 72 horas após o parto do primeiro bebê.

Qual tipo de sangue pode dar problema na gravidez?

Quando a mulher possui o sangue Rh negativo e o bebê, Rh positivo, o organismo da mãe pode reagir produzindo anticorpos que podem aumentar o risco do bebê nascer com anemia e, nos casos mais graves, colocar sua vida em risco.

Qual imunoglobulina protege o feto?

Imunoglobulina G (IgG): é a mais eficiente de todas porque atua na proteção de longo prazo contra doenças. Pode ser encontrada em todos os fluidos corporais, totalizando 70% do total das imunoglobulinas produzidas pelo corpo. Caso único entre as Ig, também protege o feto ao atravessar a placenta.

Qual o nome da injeção para segurar gravidez?

Dactil-OB passa a barreira placentária. Quando doses de Dactil-OB acima da faixa terapêutica foram utilizadas durante a gravidez, sintomas paradoxais de avitaminose foram observados em alguns neonatos. O ácido ascórbico é excretado no leite materno.

Quais as vacinas que a gestante deve tomar durante a gravidez?

Quais são as principais vacinas para gestantes?
  • Tríplice bacteriana, ou dTpa-difteria, tétano e coqueluche. Esta vacina protege contra coqueluche, tétano e difteria. ...
  • Hepatite B. ...
  • Influenza (gripe) ...
  • Meningocócica conjugada ACWY. ...
  • Meningocócica B. ...
  • Febre amarela. ...
  • Vacinas pneumocócicas. ...
  • Hepatite A.

Artigo anterior
Quais os efeitos colaterais do abacaxi?
Artigo seguinte
Como levar TV no avião GOL?