Para que serve o registro 0900 Efd-contribuições?
Perguntado por: Martinho Pedro Silva Rodrigues Araújo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)
Este registro deverá ser utilizado para detalhamento da composição das receitas do período, por Bloco De registros da EFD-Contribuições.
O que é o registro 0900 no SPED Contribuições?
Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).
O que deve ser preenchido no registro 0900?
O registro 0900 deverá ser preenchido obrigatoriamente pelo contribuinte que não transmitir dentro do prazo (10º dia útil do 2º mês subsequente) a EFD-Contribuições. Este registro será gerado e validado a partir da versão 4.0 do PGE da EFD-Contribuições para os períodos de apuração igual ou posterior a 01/01/2014.
Como preencher o 0900?
Pra habilitar o preenchimento do evento 0900 é preciso no ato da criação da nova escrituração inserir o código 9 no campo "Critério de Escrituração do PIS/Pasep e da Cofins".
Qual o valor da multa pela não entrega da Efd-contribuições?
Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.
REGISTRO 0900 SPED CONTRIBUIÇÕES - COMO PREENCHER [ATUALIZADO] 2021 | Contábil Play
Como gerar a multa do SPED Contribuições?
Preenchimento do DARF para recolhimento da multa
O código de DARF para recolhimento da multa é o 2203, segundo o Ato Declaratório Executivo CODAC n° 38/2011. Período de apuração: no formato dd/mm/aaaa, correspondente 1° dia útil após o término do prazo fixado para a entrega da escrituração.
Tem multa para retificar o SPED Contribuições?
A pessoa jurídica poderá retificar os arquivos originais da EFD-Contribuições em 5 (cinco) anos contados do 1º (primeiro) dia do exercício seguinte àquele a que se refere a escrituração, sem penalidade.
Como fazer Efd-contribuições manualmente?
Na hora de elaborar a EFD-Contribuições, as empresas devem informar todas as receitas financeiras como custos, despesas, aquisições, encargos, receitas operacionais e não operacionais e, também, aquisições geradoras de créditos do regime não cumulativo e os ajustes como estornos e devoluções.
O que é receita total escriturada no Bloco A?
A receita total escriturada em cada Bloco Da escrituração corresponde ao somatório da receita bruta auferida e das demais receitas, não classificadas como receita bruta.
O que é registro A170?
No Registro A170 serão informados os itens constantes nas Notas Fiscais de Serviços ou documento internacional equivalente (no caso de importações), especificando o tratamento tributável (CST) aplicável a cada item.
Quais são os blocos do SPED Contribuições?
- Bloco 0 — Abertura, Identificação e Referências.
- Bloco A — Documentos Fiscais - Serviços (ISS)
- Bloco C — Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
- Bloco D — Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
- Bloco F — Demais Documentos e Operações.
O que é o registro C500?
REGISTRO C500 - NOTA FISCAL: Este registro deve ser apresentado, nas operações de saída, pelos contribuintes do segmento de energia elétrica e não obrigadas ao Convênio ICMS 115/03, pelos contribuintes do segmento de fornecimento de gás e, nas operações de entrada, por todos os contribuintes adquirentes.
Qual é o bloco A do SPED Contribuições?
Bloco A: Informações fiscais (registros de dados)
Este bloco apresenta informações oriundas dos movimentos completos de notas fiscais de serviços prestados e serviços tomados que não estão escrituradas nos registros constantes nos blocos C, D e F.
Como lançar devolução de compras no Efd-contribuições?
Por se referir a uma operação de saída, a devolução de compra deve ser escriturada com o CST 49. O valor da devolução deverá ser ajustado nas notas fiscais de compra ou, se não for possível, diretamente no bloco M.
Como preencher a EFD Contribuições lucro real?
A elaboração da EFD Contribuição será de forma centralizada pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica, porém as informações pertinentes às filiais devem ser discriminadas em cada registro correspondente, conforme as perguntas e respostas disponível no site do SPED e o Guia prático Versão 1.33.
Como retificar Efd-contribuições passo a passo?
- 1º Passo: gerar a EFD retificadora. ...
- 2º Passo: solicitar a retificação à SEFAZ. ...
- 3º Passo: enviar o arquivo ao ambiente do SPED. ...
- Organize um cronograma de entregas. ...
- Tenha uma boa apuração de impostos. ...
- Não dependa do prazo da retificação. ...
- Mantenha seus cadastros saneados.
Quanto tempo tenho para retificar o SPED Fiscal?
Qual o prazo para retificação? De acordo com a Instrução Normativa RFB n° 1.252, de 2012, o prazo para retificação da escrituração é até o último dia útil do ano-calendário seguinte a que se refere a escrituração substituída.
Qual a diferença entre SPED Fiscal e contribuições?
Diferenças entre o SPED Fiscal e o SPED Contribuições
O primeiro se refere as informações mensais que abrangem a apuração de impostos de ICMS e IPI de pessoas jurídicas, enquanto o segundo envolve pessoas jurídicas para a escrituração das contribuições referentes ao PIS/PASEP e da COFINS.
Onde consultar multa Sped Contribuições?
Permite à empresa, utilizando consulta disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-CAC da Receita Federal, verificar quais membros do Sped acessaram sua escrituração contábil digital. A consulta é feita com utilização de certificado digital da empresa, seu representante legal ou de seu procurador.
O que é o bloco C do SPED Contribuições?
Bloco C: Documentos Fiscais I - Mercadorias (ICMS/IPI) Caso a Operação Realizada cadastrada para a filial (F070FEF) seja maior que 0, este bloco não será gerado. Texto fixo contendo C010.
Em qual bloco da Efd-contribuições você deve escriturar uma nota de mercadoria?
Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Estas notas fiscais de serviços contratados, com direito a crédito, devem ser escrituradas nos registros A100 (dados gerais da nota fiscal) e A170 (itens da nota fiscal).
O que devo informar no bloco K?
O Bloco K (Controle da Produção e do Estoque) se destina a prestar informações mensais da produção e do respectivo consumo de insumos. Bem como do estoque escriturado, relativo aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e pelos atacadistas.
Como lançar nota fiscal de energia elétrica no SPED Fiscal?
- Para efetuar o lançamento da Nota no modelo 06, acesse o Movimento de Notas pela aba Lançamentos > Notas Fiscais > Notas Fiscais.
- Selecione a empresa e o período no qual deseja efetuar o Lançamento, selecione a aba Saída e clique em Novo no topo da tela.
Devem ser informados registros D500 e filhos apenas?
Para documentos fiscais emitidos com base em regime especial ou norma específica, deverão ser apresentados os registros D500 e D590, obrigatoriamente, e os demais registros "filhos", se estes forem exigidos pela legislação fiscal.
Como recuperar arquivos apagados permanentemente do celular?
Como a matemática financeira utiliza o logaritmo?