Para que serve o registro 0900 Efd-contribuições?

Perguntado por: Martinho Pedro Silva Rodrigues Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

Este registro deverá ser utilizado para detalhamento da composição das receitas do período, por Bloco De registros da EFD-Contribuições.

O que é o registro 0900 no SPED Contribuições?

Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).

O que deve ser preenchido no registro 0900?

O registro 0900 deverá ser preenchido obrigatoriamente pelo contribuinte que não transmitir dentro do prazo (10º dia útil do 2º mês subsequente) a EFD-Contribuições. Este registro será gerado e validado a partir da versão 4.0 do PGE da EFD-Contribuições para os períodos de apuração igual ou posterior a 01/01/2014.

Como preencher o 0900?

Pra habilitar o preenchimento do evento 0900 é preciso no ato da criação da nova escrituração inserir o código 9 no campo "Critério de Escrituração do PIS/Pasep e da Cofins".

Qual o valor da multa pela não entrega da Efd-contribuições?

Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

REGISTRO 0900 SPED CONTRIBUIÇÕES - COMO PREENCHER [ATUALIZADO] 2021 | Contábil Play

26 questões relacionadas encontradas

Como gerar a multa do SPED Contribuições?

Preenchimento do DARF para recolhimento da multa

O código de DARF para recolhimento da multa é o 2203, segundo o Ato Declaratório Executivo CODAC n° 38/2011. Período de apuração: no formato dd/mm/aaaa, correspondente 1° dia útil após o término do prazo fixado para a entrega da escrituração.

Tem multa para retificar o SPED Contribuições?

A pessoa jurídica poderá retificar os arquivos originais da EFD-Contribuições em 5 (cinco) anos contados do 1º (primeiro) dia do exercício seguinte àquele a que se refere a escrituração, sem penalidade.

Como fazer Efd-contribuições manualmente?

Na hora de elaborar a EFD-Contribuições, as empresas devem informar todas as receitas financeiras como custos, despesas, aquisições, encargos, receitas operacionais e não operacionais e, também, aquisições geradoras de créditos do regime não cumulativo e os ajustes como estornos e devoluções.

O que é receita total escriturada no Bloco A?

A receita total escriturada em cada Bloco Da escrituração corresponde ao somatório da receita bruta auferida e das demais receitas, não classificadas como receita bruta.

O que é registro A170?

No Registro A170 serão informados os itens constantes nas Notas Fiscais de Serviços ou documento internacional equivalente (no caso de importações), especificando o tratamento tributável (CST) aplicável a cada item.

Quais são os blocos do SPED Contribuições?

Abaixo estão listados os blocos da EFD-Contribuições em sua ordem de registro:
  • Bloco 0 — Abertura, Identificação e Referências.
  • Bloco A — Documentos Fiscais - Serviços (ISS)
  • Bloco C — Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
  • Bloco D — Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
  • Bloco F — Demais Documentos e Operações.

O que é o registro C500?

REGISTRO C500 - NOTA FISCAL: Este registro deve ser apresentado, nas operações de saída, pelos contribuintes do segmento de energia elétrica e não obrigadas ao Convênio ICMS 115/03, pelos contribuintes do segmento de fornecimento de gás e, nas operações de entrada, por todos os contribuintes adquirentes.

Qual é o bloco A do SPED Contribuições?

Bloco A: Informações fiscais (registros de dados)

Este bloco apresenta informações oriundas dos movimentos completos de notas fiscais de serviços prestados e serviços tomados que não estão escrituradas nos registros constantes nos blocos C, D e F.

Como lançar devolução de compras no Efd-contribuições?

Por se referir a uma operação de saída, a devolução de compra deve ser escriturada com o CST 49. O valor da devolução deverá ser ajustado nas notas fiscais de compra ou, se não for possível, diretamente no bloco M.

Como preencher a EFD Contribuições lucro real?

A elaboração da EFD Contribuição será de forma centralizada pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica, porém as informações pertinentes às filiais devem ser discriminadas em cada registro correspondente, conforme as perguntas e respostas disponível no site do SPED e o Guia prático Versão 1.33.

Como retificar Efd-contribuições passo a passo?

O que é necessário para fazer a retificação?
  1. 1º Passo: gerar a EFD retificadora. ...
  2. 2º Passo: solicitar a retificação à SEFAZ. ...
  3. 3º Passo: enviar o arquivo ao ambiente do SPED. ...
  4. Organize um cronograma de entregas. ...
  5. Tenha uma boa apuração de impostos. ...
  6. Não dependa do prazo da retificação. ...
  7. Mantenha seus cadastros saneados.

Quanto tempo tenho para retificar o SPED Fiscal?

Qual o prazo para retificação? De acordo com a Instrução Normativa RFB n° 1.252, de 2012, o prazo para retificação da escrituração é até o último dia útil do ano-calendário seguinte a que se refere a escrituração substituída.

Qual a diferença entre SPED Fiscal e contribuições?

Diferenças entre o SPED Fiscal e o SPED Contribuições

O primeiro se refere as informações mensais que abrangem a apuração de impostos de ICMS e IPI de pessoas jurídicas, enquanto o segundo envolve pessoas jurídicas para a escrituração das contribuições referentes ao PIS/PASEP e da COFINS.

Onde consultar multa Sped Contribuições?

Permite à empresa, utilizando consulta disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-CAC da Receita Federal, verificar quais membros do Sped acessaram sua escrituração contábil digital. A consulta é feita com utilização de certificado digital da empresa, seu representante legal ou de seu procurador.

O que é o bloco C do SPED Contribuições?

Bloco C: Documentos Fiscais I - Mercadorias (ICMS/IPI) Caso a Operação Realizada cadastrada para a filial (F070FEF) seja maior que 0, este bloco não será gerado. Texto fixo contendo C010.

Em qual bloco da Efd-contribuições você deve escriturar uma nota de mercadoria?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Estas notas fiscais de serviços contratados, com direito a crédito, devem ser escrituradas nos registros A100 (dados gerais da nota fiscal) e A170 (itens da nota fiscal).

O que devo informar no bloco K?

O Bloco K (Controle da Produção e do Estoque) se destina a prestar informações mensais da produção e do respectivo consumo de insumos. Bem como do estoque escriturado, relativo aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e pelos atacadistas.

Como lançar nota fiscal de energia elétrica no SPED Fiscal?

  1. Para efetuar o lançamento da Nota no modelo 06, acesse o Movimento de Notas pela aba Lançamentos > Notas Fiscais > Notas Fiscais.
  2. Selecione a empresa e o período no qual deseja efetuar o Lançamento, selecione a aba Saída e clique em Novo no topo da tela.

Devem ser informados registros D500 e filhos apenas?

Para documentos fiscais emitidos com base em regime especial ou norma específica, deverão ser apresentados os registros D500 e D590, obrigatoriamente, e os demais registros "filhos", se estes forem exigidos pela legislação fiscal.

Artigo anterior
Como recuperar arquivos apagados permanentemente do celular?
Artigo seguinte
Como a matemática financeira utiliza o logaritmo?