Para que serve o exame de sangue SHBG?

Perguntado por: Patrícia Vanessa de Cunha  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

SHBG é o exame que mede a globulina de ligação de hormônios sexuais. Ele é pedido principalmente em conjunto com outros exames para avaliar o estado dos níveis de androgênio no indivíduo – os hormônios masculinos. Nos homens, a preocupação é sobre a falta de testosterona, enquanto, nas mulheres, é sobre o excesso.

Para que serve o hormônio SHBG?

A globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG) ajuda a controlar a quantidade de hormônios sexuais disponíveis para o corpo—isso ajuda a manter em equilíbrio os processos relacionados a hormônios sexuais.

O que é SHBG muito alto?

Um nível alto de SHBG provavelmente significa que há uma quantidade menor de testosterona livre disponível nos tecidos do que o indicado no exame de testosterona total. Um nível baixo de SHBG significa que mais testosterona total está "biodisponível" – não ligada à SHBG.

O que causa o SHBG baixo?

Na endocrinologia, a importância de saber as variações da SHBG está relacionada a três condições principais: obesidade, síndrome metabólica e síndrome dos ovários policísticos. Tanto a obesidade como a resistência à insulina são causas de diminuição da SHGB, como podemos ver na figura abaixo.

Qual o valor do SHBG?

Globulina Ligadora de Hormônios Sexuais (SHBG) - R$37,00 - Labi Exames.

Exame de Testosterona Livre e Total - Valores de Referência [O QUE SIGNIFICA]

37 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando o SHBG está alto?

Como diminuir a SHBG: a opção mais óbvia é suspender ou trocar o anticoncepcional por algum não eleve a SHBG, diu por exemplo. Outras opções : uso de testosterona ou oxandrolona indicado por profissional médico caso haja indicação.

Qual valor normal de testosterona livre?

Valor de referência testosterona total e livre

Homens com mais de 50 anos: 86,49 - 788,22 ng/dL; Mulheres entre 16 e 21 anos: 17,55 - 50,41 ng/dL; Mulheres com mais de 21 anos: 12,09 - 59,46 ng/dL; Mulheres na menopausa: até 48,93 ng/dL.

O que a testosterona baixa pode causar?

Disfunção erétil; Diminuição das ereções espontâneas matinais; Dificuldade de atingir o orgasmo; Diminuição das fantasias sexuais.

Para que serve o exame de testosterona livre calculada?

Para que serve o exame de testosterona livre e total? O exame de testosterona total verifica a quantidade total de testosterona produzida pelo corpo. Já a dosagem de testosterona livre está relacionada à concentração desse hormônio disponível que está pronta para ser absorvida pelo organismo.

Como eliminar SHBG?

Para reverter o processo, a médica prescreve fitoterápicos e medicamentos que impeçam que a SHBG "sequestre" a testosterona. Theo Webert, médico com atuação em nutrologia e fisiologia hormonal, aposta na suplementação de ômega-3 e em um aporte extra de proteínas para reduzir a produção da SHBG.

O que acontece quando a testosterona está alta?

O excesso desse hormônio, porém, pode causar a calvície e a diminuição da distribuição de pelos pelo corpo. Comportamento: Distúrbios e instabilidade de humor podem ser uma das consequências do uso desmedido de testosterona, levando a crises de estresse, agitação, irritabilidade e maior agressividade.

O que acontece quando o FSH está baixo?

FSH Baixo: qual o diagnóstico? Nas mulheres, a percepção de um nível baixo de FSH pode provocar/indicar a falha da maturação e liberação dos óvulos pelos ovários. As alterações são igualmente comuns em casos de anorexia nervosa. Os níveis também podem ser alterados com o uso de anticoncepcionais ou corticóides.

Qual o valor da testosterona baixa?

Já nos consensos europeu e internacional de medicina sexual, esse número é abaixo de 350ng/dL. A opinião de muitos especialistas que estudam esse assunto intensamente colocam também que a testosterona só está baixa quando fica em um nível menor que 400ng/dL.

Como saber se minha testosterona está boa?

O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.

Qual o melhor remédio para aumentar a testosterona?

Remédios para reposição hormonal masculina
  • Comprimidos de acetato de ciproterona, acetato de testosterona ou undecanoato de testosterona como o Durateston;
  • Gel de dihidrotestosterona;
  • Injeções de cipionato, decanoato ou enantato de testosterona, aplicadas 1 vez por mês;
  • Adesivos ou implantes de testosterona.

Qual o melhor tratamento para testosterona baixa?

A terapia de reposição hormonal com testosterona é a forma mais utilizada no tratamento dos homens com déficit de hormônio masculino e tem como objetivo restabelecer os níveis normais do hormônio masculino e diminuir os sintomas relacionados ao hipogonadismo.

Quais são os 5 ladrões da testosterona?

  • Praticar atividade física. O excesso de peso e obesidade é um grande inimigo da testosterona. ...
  • Comer mais gordura natural. A testosterona é derivada do seu colesterol. ...
  • Tomar sol. ...
  • Dormir pelo menos 7 horas. ...
  • Fazer mais sexo. ...
  • Aliviar estresse. ...
  • Ser competitivo.

Qual a diferença de testosterona livre e total?

A testosterona livre representa a concentração de testosterona que está disponível no organismo, podendo ser absorvida para que exerça sua função no organismo, e equivale a 2 a 3% da testosterona total, que corresponde a quantidade total de testosterona produzida pelo organismo e que está ligada a proteínas.

Qual o nível normal de testosterona livre feminino?

Abaixo segue os níveis ideais de testosterona em mulheres por idade: Idade entre 16 e 21 anos: 17,55 – 50,41 ng/dL; Acima de 21 anos: 12,09 – 59,46 ng/dL; Durante a menopausa: até 48,93 ng/dL.

Como desbloquear receptores de testosterona?

Ande de bicicleta uma ou duas vezes por semana para liberar o hormônio de crescimento humano, que aumentará a quantidade de receptores de testosterona, aumentando assim os níveis do hormônio na circulação.

O que fazer para aumentar o FSH?

A dosagem de FSH pode aumentar com o uso de cimetidina, clomifeno, digitálicos e levodopa. Os resultados do FSH podem ser reduzidos com contraceptivos orais, fenotiazinas e tratamentos hormonais.

Qual é o FSH ideal para engravidar?

Os níveis de FSH variam de acordo com a idade da paciente. A partir dos 35 anos esses níveis são reduzidos. Se a mulher deseja engravidar, índices maiores do que 15 são preocupantes, pois a reserva ovariana está baixa. Acima de 30 geralmente é um indicativo de menopausa precoce.

Como interpretar resultado de FSH?

Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.

Como tratar a testosterona alta no homem?

E da mesma forma que existem coisas que os homens podem fazer para aumentar o nível, existem atividades que reduzem a testosterona. Exercícios como treinar para uma maratona (42,195 km) ou ciclismo de longa distância podem baixar o índice, bem como o estresse.

O que faz a testosterona aumentar?

Para aumentar os níveis de testosterona circulantes no sangue é importante ter uma alimentação rica em zinco e vitaminas A e D, praticar atividade física, de preferência utilizando pesos, e ter uma boa noite de sono. Assim, é possível manter os níveis de testosterona normais e o bom funcionamento do organismo.

Artigo anterior
Porque Dumbledore estava com a mão preta?
Artigo seguinte
Como redigir um documento?