Para que serve o exame de estrona?

Perguntado por: Cristiano César de Guerreiro  |  Última atualização: 31. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)

A estrona é um hormônio estrogênico, o teste para determinar a sua concentração é importante para averiguar hipogonadismo, puberdade precoce, diagnóstico de tumores feminilizantes e também acompanhamento de reposição hormonal na menopausa já que a estrona é o principal estrogênio circulante após a menopausa.

O que significa ter estrona baixa?

E valores diminuídos no teste estrona pode estar relacionado a hipogonadismo. Relembrando que o exame deve ser levado para que o médico possa avaliar e realizar o diagnóstico, com base no exame clínico e nos resultados dos testes.

Quando solicitar estrona?

Pode ser solicitado para pacientes de ambos os sexos, sendo mais solicitado para mulheres, principalmente após a menopausa para avaliar os níveis de estrona que pode desenvolver câncer. A análise é simples, feita através do soro colhido de uma amostra sanguínea. Não requer preparo prévio.

O que causa estrona alta?

De forma geral, valores aumentados de estrona estão presentes na gravidez e na fase lútea do ciclo menstrual, além de poder também estar aumentado em caso de tumores femininos, puberdade precoce ou obesidade.

Qual a diferença entre estradiol e estrona?

O estradiol ou 17b estradiol é o mais potente estrógeno, enquanto que o estrona e o estriol são produtos de seu metabolismo. O estrona possui aproximadamente um terço de sua potência e o estriol está presente em quantidades significativas durante a gravidez, porque é o principal estrógeno produzido pela placenta.

Tudo o que você precisa saber sobre exame de hormônios

24 questões relacionadas encontradas

Quais hormônios indicam menopausa?

Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a saúde dos ossos da mulher e o risco de osteoporose.

Quais os sintomas da falta de hormônio estradiol?

Sintomas de estradiol baixo
  • Ciclo menstrual irregular ou ausência de menstruação;
  • Suor noturno;
  • Sensação repentina de calor;
  • Diminuição da libido;
  • Desconforto durante o contato íntimo;
  • Auto-estima e autoconfiança baixas;
  • Depressão;
  • Ansiedade.

Como saber se meu estradiol está normal?

Os valores de referência do estradiol no sangue são:
  1. Homens adultos: entre 11 e 46 pg/mL;
  2. Mulheres na fase folicular: entre 22,2 e 218 pg/mL;
  3. Mulheres durante o período ovulatório: entre 40,3 e 511,3 pg/mL;
  4. Mulheres na fase lútea: 25,3 e 288,6 pg/dL;

Qual é tipo de hormônio que dificulta o emagrecimento?

Responsável pelo controle de apetite e saciedade, a Leptina é o que comunica o corpo se ele está satisfeito ou não. Quando desregulado, o hormônio pode aumentar a vontade de comer, o que dificulta o emagrecimento.

Quem produz estrona?

Estrona (E1): Produzido principalmente na gordura corporal, mas também nos ovários e na placenta. Este é um estrogênio fraco (6). Estradiol (E2): Este é o tipo mais ativo de estrogênio, que é o tipo que está envolvido no ciclo menstrual (6).

Como é feito o exame de estrona?

Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Como diminuir estrona?

Alimentação rica em fibras, frutas vermelhas, couve, brócolis, couve-flor, chá verde e cereais integrais, ricos em antioxidantes. Gerenciamento do estresse e atividades de relaxamento. Prática de atividades físicas diárias.

O que significa a palavra estrona?

A estrona é um hormônio estrogênico secretado pelo ovário. É produzida a partir da androstenediona. A estrona que é o segundo estrogênio predominante na circulação na mulher e predominante após a menopausa.

Como baixar o hormônio estrona?

Quer se livrar do lixo estrogênico? “Coma muitas fibras: grãos, legumes, verduras e frutas devem estar incluídos em todas as refeições em boa quantidade. Beba água e consuma probióticos – esses três fatores contribuem para o bom funcionamento do intestino”, fala o nutrólogo.

Como aumentar o hormônio estrona?

Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.

O que o estradiol baixo pode causar?

Além disso, os níveis baixos de estradiol estão associados a um risco aumentado de osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos e os torna mais propensos a fraturas. Também existem implicações para a saúde cardiovascular.

Quais são os sintomas da falta de hormônio feminino?

Disfunção nos hormônios femininos: quais são os sintomas?
  • Insônia. ...
  • Irregularidades no período menstrual. ...
  • Baixa libido. ...
  • Excesso de pelos no rosto.

O que faz o estradiol aumentar?

Em homens, níveis elevados de estradiol podem estar relacionados a: Obesidade; Uso de hormônios esteroides anabolizantes; Doenças hepáticas (como hepatite crônica e cirrose).

Qual o valor normal do exame de estradiol?

Estradiol, Soro - R$36,00 - Labi Saúde.

Qual nível de estradiol e FSH é considerado menopausa?

Na análise, alto nível de FSH no sangue (30,0 UI/L) significa que a função ovariana e a fertilidade diminuíram. Essas características indicam que a menopausa está começando.

Quando o estradiol indica menopausa?

As taxas de estradiol variam conforme o período menstrual, e quando a mulher chega à menopausa os níveis diminuem definitivamente. Novamente, apesar de poder haver diferenças de métodos entre os laboratórios, níveis de estradiol constantemente abaixo de 5,5 ng/dL são indicativos de menopausa.

Como saber se estou entrando na menopausa pelo exame FSH?

Pode ser feito exame de sangue com dosagem FSH e LH que na menopausa deverão estar bem elevados devido a falência ovariana e que junto com a ausência da menstruação por pelo menos 1 ano fecha o diagnóstico da Menopausa.

Quando é que o estradiol está baixo?

Estradiol baixo

Níveis baixos de estradiol significam que o ovário está produzindo uma quantidade menor desse hormônio. Isso pode ser resultado de: Menopausa; Disfunções ovarianas (como insuficiência ovariana);

Artigo anterior
O que é PVC e para que serve?
Artigo seguinte
Quais problemas um fornecedor pode causar na minha empresa?