Para que serve o exame de endoscopia?

Perguntado por: Bernardo Torres Pereira  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)

Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.

É perigoso fazer o exame de endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Qual o resultado do exame de endoscopia?

O resultado do exame

Ali, o endoscopista identifica lesões, presença de massas, sangramentos e outras alterações no esôfago, no estômago e por aí vai. Todas essas informações são colocadas em um laudo. Se a verificação não for suficiente, o médico complementa a endoscopia com uma biópsia e outros testes.

Quanto tempo para sair o exame de endoscopia?

Quando terei o resultado do exame? Caso haja biópsia ou a retirada de pólipos, o resultado só estará disponível após 8 a 10 dias. Se houver pesquisa do Helicobacter pylori pelo teste da urease o resultado será fornecido juntamente com o laudo.

Como a pessoa se sente depois de fazer endoscopia?

Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.

Tudo sobre endoscopia - Você Bonita (30/07/19)

45 questões relacionadas encontradas

O que posso comer após o exame de endoscopia?

Prefira fazer refeições de fácil digestão como: sopas de legumes, purê de batata, carne moída, macarrão, arroz e evite alimentos gorduroso e de difícil digestão. Mastigue bem os alimentos e caso sinta desconforto busque orientação médica.

O que é a endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta (EDA), cujo termo técnico é esofagogastroduodenoscopia, é um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior, incluindo o esófago, estômago e duodeno, através de um tubo flexível equipado com uma pequena câmara na extremidade que transmite a imagem para um monitor.

Quando fazer endoscopia digestiva alta?

Os médicos costumam prescrever esse exame para identificar a causa de desconfortos abdominais duradouros, quando o paciente apresenta sintomas como dores abdominais, náusea e/ou vômitos, queimação, refluxo, dificuldade para engolir, perda de peso e de apetite sem causa aparente e nos casos de suspeita de sangramento ...

Qual a diferença de endoscopia digestiva alta e baixa?

Endoscopia digestiva alta: um tubo é inserido pela boca e através do esôfago para poder examinar o esôfago, estômago e parte do intestino delgado. Endoscopia digestiva baixa (colonoscopia): um tubo é inserido pelo ânus para examinar o reto e o intestino grosso.

Quem não pode fazer endoscopia?

De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos. Os especialistas sempre irão alertar e indicar qual melhor conduta.

Quanto tempo dura sedação endoscopia?

O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.

Que tipo de anestesia é usada na endoscopia?

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

O que é endoscopia digestiva baixa?

A endoscopia baixa é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.

Qual a diferença entre endoscopia digestiva e endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta, também chamada de esofagogastroduodenoscopia, é o exame pelo qual é possível visualizar a mucosa das estruturas do trato digestivo superior, como esôfago, estômago e as primeiras porções do duodeno.

Quais os tipos de exames de endoscopia?

Conheça os 4 principais tipos de endoscopia
  1. Broncoscopia. Esse exame é exclusivo para analisar com detalhes toda a região da traqueia, dos brônquios e uma parte dos pulmões. ...
  2. Cistoscopia. ...
  3. Colonoscopia. ...
  4. Gastroscopia.

Quando a colonoscopia é indicada?

Quando fazer a colonoscopia

Todos os homens e mulheres com mais de 50 anos devem fazer o exame para detectar precocemente o câncer colorretal, segundo as recomendações brasileiras. No entanto, a American Cancer Society, nos Estados Unidos, já pede para iniciar a investigação a partir dos 45 anos.

Qual o preparo para endoscopia digestiva alta?

Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. Deve ser feito um jejum absoluto de oito horas antes da realização do exame.

Quais as doenças que o gastroenterologista trata?

Entre as muitas doenças tratadas pelo gastroenterologista, algumas da mais conhecidas pelo grande público incluem:
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Gastrite;
  • Úlcera gástrica;
  • Pedra na vesícula;
  • Hepatite e cirrose;
  • Pancreatite;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Intolerância à lactose;

O que não fazer após endoscopia?

NÃO conduzir quaisquer veículos, andar de moto mesmo que no carona, manusear instrumentos ou aparelhos de precisão durante 12 horas, não tomar decisões importantes (até o dia seguinte ao procedimento). Algumas pessoas dormem muito após o exame.

Pode tomar leite depois da endoscopia?

Não faça uso de leite ou de antiácidos. O uso de grande parte das medicações de uso crônico pode ser postergado para após o exame.

Qual o valor de um exame de colonoscopia?

O valor do exame de colonoscopia pode variar de R$400 a R$ 700, dependendo da região do país, da clínica onde é realizada e do procedimento que será feito.

É normal sentir dor no estômago depois da endoscopia?

O desconforto mais comum após uma endoscopia é o acúmulo de gases no estômago, devido ao ar introduzido durante o exame, o que normalmente passa rapidamente no período de recuperação. Por fim, alguns pacientes também podem ficar com a garganta levemente irritada por algumas horas após o exame.

É possível fazer ao mesmo tempo endoscopia e colonoscopia?

É possível fazer os exames de colonoscopia e endoscopia juntos? É possível. Inclusive, muitos médicos podem indicar esses dois exames como forma complementar, pois é viável utilizar a mesma sedação para ambos.

Precisa entubar para fazer endoscopia?

"No processo de endoscopia digestiva alta é muito importante proteger a via aérea do paciente. Então, a sedação e a intubação foram feitas como parte da endoscopia para proteger ele durante o procedimento.

Como é feita a endoscopia com sedação?

A endoscopia digestiva alta é realizada com sedativos intravenosos, pois o procedimento pode causar náuseas. O tempo de sedação dura somente até o exame ser concluído. O procedimento é seguro e é colocado um protetor de boca para evitar que o endoscópio seja mordido.

Artigo anterior
O que significa ficar com os braços para trás?
Artigo seguinte
Quais as três etapas do plano orçamentário?