Para que serve o exame de dihidrotestosterona?

Perguntado por: Constança Rafaela Oliveira de Mendes  |  Última atualização: 14. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

A pesquisa e dosagem de dehidrotestosterona (DHT) é um exame laboratorial que utiliza uma amostra de sangue para diagnosticar pseudo-hermafroditismo (genitália ambígua) ou hirsutismo, excesso de pelos nos parâmetros masculinos em mulheres.

O que mostra o exame dihidrotestosterona?

A dosagem de DHT é utilizada na monitorização de pacientes que utilizam medicamentos que inibem a 5-alfa-redutase e na avaliação de pacientes com possível deficiência da enzima 5-alfa-redutase, onde, em ambos, observam-se valores reduzidos de DHT.

O que é dihidrotestosterona baixa?

Diminuição do desejo sexual: A uma taxa muito baixa, alguns homens podem experimentar uma queda na libido sexual, os bloqueadores de DHT podem causar uma redução perceptível no desejo sexual.

Qual é a função da dihidrotestosterona?

Dihidrotestosterona (DHT) é um hormônio andrógeno, um tipo de hormônio sexual masculino encontrado em homens e mulheres. Os andrógenos são responsáveis ​​pelas características biológicas masculinas, como pêlos corporais, aumento da massa muscular e voz mais grave.

O que acontece quando o DHT está alto?

Um dos principais culpados pela queda de cabelo, o DHT faz com que seus folículos encolham, enfraqueçam e, por fim, se tornem incapazes de produzir qualquer novo cabelo. No entanto, existe tratamento. A Finasterida e a Dutasterida podem bloquear os efeitos do DHT para ajudá-lo a ter um cabelo novo e saudável.

Entenda porque a DHT é tão prejudicial para o seu cabelo

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas de baixa testosterona?

Baixa libido, redução da fertilidade e disfunções sexuais, como a impotência. Físicas: Perda de força, aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular, redução da libido, cansaço constante, problemas com memória e desenvolvimento de resistência à insulina, gerando consequente risco de diabetes.

Onde é produzida a dihidrotestosterona?

Dihidrotestosterona (DHT) (Nome completo: 5α-Dihidrotestosterona, abreviado para 5α-DHT; INN: androstanolona) é um metabólito biologicamente ativo do hormônio testosterona, formado principalmente na próstata, testículos, folículos capilares e glândulas adrenais pela enzima 5α-redutase através da redução da ligação ...

Qual o hormônio responsável pela queda de cabelo?

Testosterona e dihidrotestosterona

A produção dos andrógenos acontece em grandes quantidades nos testículos nos homens e em pequenas quantidades nos ovários, glândula adrenal e tecido adiposo nas mulheres. A testosterona e seu derivado diidrotestosterona (DHT) são os andrógenos mais envolvidos na calvície.

Qual é o hormônio que faz o cabelo crescer?

Os hormônios mais importantes relacionados ao cabelo são os hormônios masculinos, chamados também de androgênios, conhecidos como testosterona e deidroepiandrosterona, entre outros. Os hormônios da tireoide, quando baixos ou altos, também interferem na saúde do cabelo e no ciclo capilar.

O que é bom para aumentar o DHT?

Assim, é recomendado consumir alimentos ricos em zinco, ômega 3, vitamina A e D, como nozes, sementes de girassol, ovos, cenoura, sardinha, espinafre e óleo de peixe, por exemplo.

Quais alimentos aumentam o DHT?

O açúcar causa inflamações e aumenta a produção de DHT no corpo. O excesso da substância na alimentação cancela qualquer benefício que você obtém de outros alimentos. Pode parecer fácil ficar longe de açúcares adicionados e doces, como cookies e bombons.

O que acontece se bloquear o DHT?

Sendo bem simples e direto ao ponto, os bloqueadores de DHT evitam a queda capilar justamente por impedir que o hormônio entre em ação nos seus folículos capilares.

Quais os exames de sangue para queda de cabelo?

Em casos suspeitos de eflúvio telógeno está indicada a realização dos seguintes exames: hemograma, TSH, VDRL e ferritina.

Qual a melhor vitamina contra queda de cabelo?

Quais são as melhores vitaminas para queda de cabelo?
  • Imecap Hair Max. Imecap Hair Max Com 30 Cápsulas. ...
  • Lavitan Mais Hair. Kit 2 Caixas Lavitan Mais Hair C/60 Cápsulas Cada - Cabelos E Unhas. ...
  • Bio Extratus. ...
  • Biotina Maxnutri. ...
  • Fortalize Kera D. ...
  • Pantogar Neo. ...
  • Vitamina Capilar Gummy Hair. ...
  • Puritans Pride.

O que significa o DHEA baixo?

Estudos mostram que níveis anormalmente baixos de DHEA podem estar associados a uma série de condições de saúde, como doenças cardiovasculares, osteoporose e comprometimento cognitivo.

Quais os alimentos que diminuem o DHT?

Inclua alimentos ricos em substâncias como licopeno, antioxidantes, lisina e zinco, que são bloqueadores naturais de DHT. O licopeno está presente em alimentos como tomates cozidos ou molho de tomate, cenoura, manga e melancia.

Quais são os hormônios derivados do DHT?

17α-derivados: metiltestosterona, metandrostenolona, nortandrolona, fluoximesterona, danazol, oxandrolona e estanozol. Estes derivados resistem ao metabolismo hepático, portanto são ativos quando administrados por via oral.

Qual médico que cuida da testosterona?

O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

Qual o médico que cuida da testosterona?

Para saber se tem deficiência de testosterona, deve ser primeiro solicitado um exame de testosterona por qualquer médico. Se for constatada a deficiência, aí pode procurar tanto o endocrinologiata quanto o urologista.

O que comprar na farmácia para aumentar a testosterona?

Indicado na terapia de reposição de testosterona no hipogonadismo masculino, quando a deficiência de testosterona for confirmada por características clínicas e exames bioquímicos.

Qual o melhor bloqueador de DHT?

Dutasterida. Com um mecanismo de ação parecido com o da Finasterida, também bloqueando a ação da enzima 5-alfa-redutase, impedindo a conversão de DHT, esse medicamento oral é apontado como uma opção mais potente.

Quando a testosterona feminina está alta?

A testosterona alta feminina pode surgir devido ao uso de suplementos de testosterona ou até alguns problemas de saúde, como síndrome dos ovários policísticos ou câncer de ovário, por exemplo, causando sintomas como aparecimento de pelos faciais, ausência de menstruação ou mudanças na voz.

Artigo anterior
Quais os principais exemplos de arte urbana?
Artigo seguinte
Como evitar os incendios?