Para que serve o exame Alfa proteína?

Perguntado por: Henrique Emanuel de Tavares  |  Última atualização: 2. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

Exame utilizado na investigação da presença de tumores produtores de alfa-fetoproteinas no sistema nervoso central (SNC). Investigação de tumores do SNC. os níveis de germinomas são inconsistentes e germinomas com β-hCG elevado pode ter um prognóstico ruim.

O que significa Alfafetoproteina alta?

Alfa-fetoproteína (normal < 10ng/ml): é uma proteína do sangue que pode estar aumentada em caso de cirrose e de câncer no fígado, como o hepatocarcinoma. Tumores menores que dois centímetros raramente aumentam a alfa-fetoproteína do sangue.

O que significa Alfa proteína?

Alfa feto proteína (AFP) é uma glicoproteína sintetizada pelo fígado, a AFP é a principal proteína do soro fetal, daí o seu nome, pois é produzida no desenvolvimento (morfogênese) do embrião e do feto. Passa ao sangue materno onde a sua taxa máxima é atingida por volta da 32ª semana de gravidez.

Para que serve o exame de alfa?

- A alfafetoproteína é um marcador de tumores hepáticos (hepatomas) e testiculares, assim como de disfunções hepáticas em geral. Sua determinação está indicada sobretudo no acompanhamento de portadores dessas condições. Valores elevados são encontrados em recém-nascidos e se normalizam ao longo do primeiro ano de vida.

O que o exame AFP detecta?

O que detecta: A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína cuja dosagem pode ser solicitada para investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado.

Exame de Alfafetoproteína em adultos | Marcadores Tumorais | Prof. Dr. Victor Proença - IBAP Cursos

42 questões relacionadas encontradas

Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo?

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

Qual o exame que detecta câncer no pâncreas?

Entre os exames que podem ser solicitados estão os de sangue, fezes, urina, ultrassonografia abdominal, tomografia, ressonância nuclear de vias biliares e da região do pâncreas. A confirmação se dá por biópsia de tecido do órgão. O câncer no pâncreas tem chances de cura se for descoberto na fase inicial.

Como é feito o exame de AFP?

Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Qual exame de sangue que detecta câncer de fígado?

hemograma completo; bioquímica sanguínea. Dosagem da Alfafetoproteína (AFP)

Qual o exame para detectar metástase?

Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.

Quais são os marcadores de câncer?

Quais são os principais marcadores tumorais?
  • CEA: o antígeno carcinoembrionário é um marcador para câncer de cólon;
  • CA-125: marcador de tumor de ovário;
  • Alfa-fetoproteína: tumores de fígado e germinativos;
  • CA 15-3: tumor de mama;
  • PSA: tumor de próstata;
  • B-HCG: tumores germinativos ou doença trofoblástica gestacional;

Quando o CEA indica câncer?

Um nível de CEA persistentemente elevado pode indicar que o tumor não está respondendo ao tratamento realizado, já quando o CEA estava em um nível baixo e volta a se elevar progressivamente, indica, em geral, a recorrência do tumor.

O que pode alterar a Alfafetoproteina?

Podem ser causados por hepatocarcinomas, câncer pancreático com metástase hepática, teratoma maligno de ovário ou dos testículos, câncer gástrico com metástase hepática, tumor do saco vitelino e tumor de células germinativas misto.

Qual marcador tumoral para câncer de fígado?

Níveis elevados de AFP são muitas vezes detectados no sangue de pessoas com câncer do fígado ( carcinoma hepatocelular.

Quando pedir alfa fetoproteína?

No diagnóstico pré natal de anomalias cromossômicas, deve ser dosada entre a 15ª e a 21ª semanas de gestação (diferentes dados da literatura, apontam da 14ª à 18ª semanas).

Quando o exame ca-125 é considerado câncer?

Os resultados do exame CA-125 indicam a quantidade de proteína CA-125 presente no sangue, podendo ser útil, especialmente, para o diagnóstico do câncer de ovário. As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença.

Quando a pessoa está com câncer aparece no exame de sangue?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Qual exame detecta metástase no fígado?

Em geral, a ultrassonografia ajuda, mas a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) do fígado são mais precisas na detecção do câncer.

Quando a pessoa tem câncer aparece no hemograma?

Se o valor de referência for superior a 1000 ng/ml, pode ser mais sugestivo de um tumor maligno. Já em valores aproximados a 500 ng/ml, pode ser sinal de quadro de cirrose ou hepatite crônica, por exemplo.

Qual o exame de sangue que detecta câncer no intestino?

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Qual o exame de sangue que detecta câncer nos ossos?

Um dos marcadores tumorais mais comumente usados para câncer nos ossos é a fosfatase alcalina (ALP). A ALP é uma enzima produzida pelas células ósseas e, quando há um crescimento anormal do tecido ósseo, como no caso de um tumor, os níveis de ALP no sangue podem se elevar.

Qual exame de sangue detecta câncer de estômago?

Não existe exame de sangue para diagnosticar câncer de estômago. Basicamente, todo câncer depende de biopsia para ser diagnosticado, e nesse caso o melhor exame é a endoscopia, onde uma camera entra no estomago, visualiza e ainda faz biopsias de áreas suspeitas.

Quais os sinais que o pâncreas não está bem?

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:
  • Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Icterícia;
  • Diarreia;
  • Fezes gordurosas;
  • Febre;
  • Perda de peso acelerada e não intencional.

Quando desconfiar de um câncer?

Perda de apetite. Dor nova e persistente. Problemas com a visão ou audição. Enjoos e vômitos frequentes.

Como é a dor de pâncreas?

Principais sintomas: A inflamação no pâncreas pode ser percebida por meio de alguns sintomas, como por exemplo dor na região superior do abdome e podendo irradiar para as costas, náuseas, vômitos, diarreia, inchaço, perda de peso sem causa aparente, febre e presença de fezes amareladas e com gordura.

Artigo anterior
O que é depilar a virilha completa?
Artigo seguinte
O que caracteriza a revolução industrial?