Para que serve gráficos de barras horizontais?

Perguntado por: Emanuel Baptista de Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

Gráfico de Barras horizontal e vertical
Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado.

Para que serve o gráfico de barras horizontais?

GRÁFICO DE BARRAS HORIZONTAIS: Através do qual representamos as freqüências em um eixo horizontal e as classes em um eixo vertical. Vejamos um exemplo: ... Os Gráficos de Linhas são utilizados para mostrar a evolução dos valores de uma única variável em determinado período.

O que é gráfico horizontal?

Gráficos de colunas

No eixo horizontal, são construídas as colunas que representam a variação (medidas ou quantidades numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações, representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo vertical.

Quando usar gráficos de barras Horizontales o Verticales?

Utilidade. O gráfico de Barra Vertical é utilizado para ilustrar comparações de dados, onde o eixo horizontal representa a categoria desse dado, e o eixo vertical representa o valor do mesmo.

Para que serve um gráfico de barras?

Um gráfico de barras é uma forma de resumir um conjunto de dados categóricos. Ele mostra os dados utilizando um número de barras de mesma largura, cada uma delas representando uma categoria particular.

Matemática: Gráfico de barras horizontais (1 de dezembro)

39 questões relacionadas encontradas

O que é gráfico para que serve?

A utilização de gráficos na representação de informações numéricas. Os gráficos estão presentes em jornais, revistas, folhetos informativos, entre outros meios de comunicação. Eles são utilizados para demonstrar de forma mais fácil uma situação envolvendo números.

Qual é a importância de um gráfico?

Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas. Eles trazem muito mais praticidade, principalmente quando os dados não são discretos, ou seja, quando são números consideravelmente grandes.

Quando usar gráfico de barras ou colunas?

O gráfico de barras ou gráfico de colunas é um dos mais utilizados. É um gráfico que permite comparar os dados por categorias. As quantidades associadas a cada categoria são representadas por barras, que podem ser apresentadas na vertical ou na horizontal.

O que indica o eixo horizontal e vertical?

O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.

Quando devemos usar um gráfico de colunas ou de barras?

O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, são usados na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal. Serve para informações simples e valores em duração (crescente ou decrescente).

Como fazer um gráfico horizontal?

Horizontal. Selecione a opção horizontal para exibir a linha do tempo no eixo vertical e as métricas no eixo horizontal. Em vez iniciar na parte inferior do gráfico, as barras começarão à esquerda.

Quais são os tipos de gráficos?

Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.
  • Gráficos de coluna.
  • Gráficos em barra.
  • Gráficos em pizza.
  • Gráficos em linhas.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico em rede.

Como saber qual tipo de gráfico usar?

  • ASSISTA: Como escolher o gráfico certo para seus dados.
  • Use um gráfico de barras ou colunas para comparar valores independentes.
  • Use um gráfico de bolhas para comparar valores independentes com valores atípicos claros.
  • Use um gráfico de setores para comparar partes de um todo (composição)

O que informa o eixo horizontal?

A eixo horizontal (categoria), também conhecida como eixo x, de um gráfico exibe rótulos de texto em vez de intervalos numéricos, e fornece menos opções de escala em comparação com as disponíveis para um eixo vertical (valor), também conhecido como o eixo y do gráfico.

Para que serve cada tipo de gráfico?

Selecionando o tipo de gráfico correto

Gráficos de linhas, barras e colunas representam mudanças ao longo do tempo. Pirâmides e gráficos de pizza exibem partes de um todo. Enquanto gráficos de dispersão e mapas de árvores são úteis se você tiver muitos dados para visualizar.

O que representa o eixo horizontal no gráfico de barras horizontais?

O Eixo vertical (também conhecido como eixo y) é a parte vertical do gráfico. Na figura acima, (um gráfico de colunas), o eixo vertical mede a altura ou o valor das colunas, por isso, também é possível chamá-lo de eixo de valores. Desta maneira, em um gráfico de barras, o eixo horizontal é o eixo de valores.

Qual o significado de eixo vertical?

Quando se faz referência ao plano de duas e três dimensões, um eixo Y, eixo das ordenadas ou eixo vertical refere-se à altura vertical de um objeto tri ou bidimensional. Para o eixo Y também podemos utilizar como exemplo o mouse de computador.

Qual é o nome do eixo horizontal Y?

O eixo horizontal é chamado de eixo das abscissas (x). Já o vertical recebe o nome de eixo das ordenadas (y). Essa ferramenta da matemática tem esse nome porque seu inventor foi o filósofo e matemático francês René Descartes (1596-1650).

Como é conhecido o eixo vertical?

III - O eixo vertical é conhecido também como eixo das coordenadas.

Para que serve um gráfico de colunas?

Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias estão geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.

Quando escolher o gráfico de setores?

O gráfico de setores é uma importante ferramenta usada para a análise de dados obtidos, por exemplo, em uma pesquisa. Esse gráfico consiste em representar informações na forma de setor circular. Para tanto, basta considerar que 100% dos dados equivalem a um setor circular de 360°.

Quando usar gráfico de área?

Use um gráfico de área para encontrar tendências nos dados ao longo do tempo. Os gráficos de área são semelhantes aos gráficos de linhas, mas têm sombreamento abaixo das linhas para mostrar a amplitude das tendências.

Qual a importância dos gráficos e das tabelas?

A importância das tabelas e dos gráficos está ligada, sobretudo, à facilidade e agilidade na absorção e conhecimento dos dados por parte do leitor e também às diversas maneiras de ilustrar e resumir as informações apresentadas.

Como explicar um gráfico?

3 dicas para ler e interpretar gráficos
  1. Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício. ...
  2. Entenda qual tipo de informação está destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal. ...
  3. Interprete com calma, pois geralmente as questões são contextualizadas.

O que é descrever o gráfico?

4 passos para descrever gráficos
  1. Tipo de gráfico. É um gráfico de barras? De colunas? ...
  2. Tipo de dado. Qual tipo de dado é apresentado no gráfico? ...
  3. Propósito do gráfico. Qual o propósito do gráfico no contexto em que está inserido? ...
  4. Link para os dados na íntegra. Não inclua link na descrição da imagem.

Artigo anterior
Qual o melhor condutor a ser aplicado em alta tensão?
Artigo seguinte
Qual a importância da gestão de custos para tomada de decisão?