Para que serve DPS e IDR?

Perguntado por: Iris Eduarda de Morais  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (54 avaliações)

IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.

Qual a função de um DPS?

A sigla DPS é para Dispositivos de Proteção contra Surtos. Esses, por sua vez, são equipamentos que conseguem detectar sobretensões transitórias na rede elétrica.

Qual é a função do IDR?

O Interruptor Diferencial Residual (IDR) é um dispositivo de segurança elétrica de uso obrigatório nos quadros de distribuição. Sua função é proteger vidas, de pessoas e animais de estimação, contra choques elétricos.

Qual a diferença entre dr DPS e disjuntor?

Já o DPS ou dispositivo de proteção contra surtos, é destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas, traduzindo: Também tem a aparência de um disjuntor, e muita gente chama ele de para-raio.

Qual IDR usar em residência?

Para as instalações residencias, a corrente recomendada usual é de 30mA para corrente elétrica máxima de fuga.

Qual a diferença entre DR, DPS e disjuntor?

44 questões relacionadas encontradas

Qual o dr para residência?

O tipo de DR correto a ser utilizado em instalações elétricas é o Tipo AC. Detecta correntes residuais alternadas e são normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais.

Como calcular o IDR?

O cálculo do IDR é baseado em fatores únicos e pessoais como a idade, peso, altura, sexo e nível de atividade. Assim que o seu IDR for definido, todos os alimentos, bem como o seu diário de alimentos e o calendário de dieta serão exibidos tendo em consideração o seu IDR.

O que é um disjuntor DR?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Como saber se meu disjuntor e dr?

Para diferenciar um Disjuntor DDR de um DR , temos alguns detalhes no DR por exemplo a manopla é de cor cinza e a corrente de fuga é identificado no corpo do dispositivo por exemplo 30mA e no DR tem o botão de teste na parte frontal do mesmo , outro detalhe é a simbologia do DR é diferente do disjuntor.

Quantos DPS devo usar?

Em geral, são utilizados os seguintes valores: Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA. Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA. Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

Qual a diferença entre IDR e DDR?

DDR é a sigla para Disjuntos Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR. IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não de curtos circuitos. Já o DDR funciona como disjuntor e também em casos de corrente de fuga.

Qual a diferença entre dr IDR e dps?

IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.

Porque DPS queima?

É muito comum que o equipamento queime por causa do surto e o fusível ainda esteja inteiro e o disjuntor não tenha desarmado. Quando o fusível queima ou o disjuntor abre, normalmente é porque o equipamento depois de queimar acabou entrando em curto-circuito.

Como saber se o DPS está bom?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Qual a amperagem de DR?

Os Dispositivos DR, Módulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual (I∆n) até 30mA, são destinados fundamentalmente à proteção de pessoas e, acima deste valor, são apropriados à proteção das instalações elétricas.

Porque desarma o dr?

Dessa forma o disjuntor DR é capaz de analisar se a corrente que entra é a mesma que sai, e caso isso não aconteça, ele vai entender que ouve uma fuga de corrente, e se ela for maior que o limite do disjuntor DR, ele vai desarmar o circuito.

O que desarma um dr?

Fuga em mais de um circuito

Caso o teste de ligar circuito por circuito não funcione, pode ser uma indicação de que existe mais de um circuito com corrente de fuga, ou seja, a soma dessas correntes de fuga está desarmando o DR.

Quais circuitos precisam de DR?

circuitos que, em locais de habitação ou edificações não residenciais, sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas, em uso normal ou sujeitas a lavagens.

Pode colocar dr no chuveiro?

Chuveiro e DR.

De acordo com norma NBR – 5410 no item 5.1.3.2.2 é obrigatório o uso de dispositivo diferencial residual de alta sensibilidade como proteção adicional em locais que possuem chuveiros ou banheiras, por tanto o uso do dispositivo de proteção é obrigatório nos banheiros.

Como calcular o gasto calórico diário?

Para calcular o gasto calórico dos 18 aos 30 anos de idade, basta seguir a seguinte fórmula matemática:
  1. Mulheres: (0,062 x peso em quilos + 2,036) x 239 = resultado em calorias gastas por dia.
  2. Homens: (0,063 x peso em quilos + 2,896) x 239 = resultado em calorias gastas por dia.

Como dimensionar dr e disjuntor?

Dimensionando o disjuntor DR

No exemplo, a soma das correntes resultaria em uma corrente total de 47,8 A, porém, o dimensionamento do disjuntor geral não pode ser feito tomando essa corrente como parâmetro, já que dificilmente todos os circuitos irão trabalhar ao mesmo tempo em sua capacidade máxima.

O que significa 30 ma?

A sensibilidade do DR pode variar de acordo com dispositivo e aplicação, o valor de 30mA é proposital, pois essa é a intensidade máxima de corrente que uma pessoa consegue suportar sem sofrer danos.

Artigo anterior
São pressupostos recursais subjetivos legitimidade capacidade e interesse recursal?
Artigo seguinte
Como saber se o vaso está pequeno para a planta?