Para que serve a posição Litotômica?

Perguntado por: Marco Marcos de Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)

A posição Litotômica ou litotomia consiste no posicionamento do paciente em decúbito dorsal com as pernas afastadas e suspensas sobre perneiras. Geralmente é utilizada para exames dos órgãos genitais internos e externos. Também é utilizada em cirurgia do trato urinário e genital.

Qual a finalidade da posição Litotômica?

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

Qual a diferença da posição Litotômica para posição ginecológica?

Segundo a jornalista, a posição litotômica “é também conhecida como posição ginecológica ou posição do frango assado: a paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas afastadas e erguidas em estribos, enquanto o médico examina a área, sentado em um banquinho”.

Qual a finalidade da posição Sims?

Posição preferencial para o toque vaginal. Consiste em a observada estar em decúbito lateral com as coxas fletidas (mais acentuadamente a que assenta sobre a marquesa) e com o braço oposto estendido para trás e ao longo do dorso. Subscrição efetuada com sucesso.

Para quais cirurgias é indicado a posição prona?

A posição prona é especificamente recomendada para pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos na parte posterior do seu corpo, ou seja, na região das costas.

A posição Litotômica ou litotomia

32 questões relacionadas encontradas

Quando a posição prona é indicada?

A posição prona é viável em gestantes e pode ser indicada em casos com dificuldade de manter saturação >95%. No entanto, não há indicação de realização de prona ambulatorial devido a necessidade de avaliação de vitalidade fetal imediatamente antes e após o posicionamento da gestante [9].

Quais os riscos da posição prona?

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA POSIÇÃO PRONA

A complicação mais comum da posição prona é o edema facial, que nada mais é do que um inchaço no rosto resultante da pressão colocada na face e que, se não tratado, pode levar à uma lesão facial.

O que é a posição de Sims?

Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima. Parece complicado, mas não é. Basta lembrar que o decúbito lateral se refere à pessoa deitada de lado, seja voltada para a direita ou esquerda.

Qual cirurgia é feita na posição Sims?

 Decúbito lateral ou sims: O paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex. Cirurgias renais.

Para que serve a posição ventral?

O decúbito ventral tem a intenção de recrutar unidades alveolares dorsais colapsadas, tornando-as novamente ventiladas. Com esta intervenção observa- se uma redistribuição do fluxo aéreo para estas áreas perfundidas, equilibrando a relação ventilação/perfusão e melhorando a complacência pulmonar.

Qual a melhor posição para o parto normal?

A mãe deita-se de lado, com as pernas flexionadas e uma delas levantada. Quando a contração ocorre, a perna abaixa. Nessa posição, aliás, as contrações são mais intensas e menos frequentes, o que torna a experiência mais confortável e o parto mais rápido.

O que é uma posição supina?

Ao contrário do item anterior, o decúbito dorsal ou posição supina é quando o corpo está deitado com a face para cima. Pode-se dizer que essa é a postura de descanso ou repouso mais tradicional.

O que quer dizer Fowler?

Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°. Nesse posicionamento, o corpo fica alinhado à cama ou mesa cirúrgica, com os joelhos levemente elevados, mais baixos que a cabeceira.

Quais as indicações de se colocar um paciente na posição Litotomica?

Litotomia. A posição Litotômica ou litotomia consiste no posicionamento do paciente em decúbito dorsal com as pernas afastadas e suspensas sobre perneiras. Geralmente é utilizada para exames dos órgãos genitais internos e externos. Também é utilizada em cirurgia do trato urinário e genital.

Qual o significado da palavra Litotomia?

[ Cirurgia ] Extracção de cálculos urinários por meio de incisão.

Quais são as posições ginecológicas?

Ginecológica. Consiste em uma posição em que o paciente permanece deitado em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas e afastadas. Essa posição é usada para exames dos órgãos genitais internos e externos, cirurgias e partos.

Qual cirurgia é feita na posição dorsal?

1- POSIÇÃO SUPINA OU DECÚBITO DORSAL

É a posição usual para indução da anestesia geral e para acesso a cavidade abdominal. O paciente fica deitado sobre o dorso, com os braços em posição e as pernas levemente afastadas, o corpo deve estar bem alinhado, e os pés não cruzados.

Quais são os tipos de posicionamento operatório?

Cada posicionamento apresenta seus próprios benefícios e desafios.
  • Posição supina. O posicionamento em supino é comum para muitas disciplinas cirúrgicas. ...
  • Posição prona. ...
  • Posição lateral.

Quais são as posições cirúrgicas?

  • Fowler modificada ou posição Sentada.
  • Posição de decúbito dorsal ou supina.
  • Posições laterais.
  • Posição de decúbito ventral.
  • Posição de Canivete(Kraske).
  • Posição Litotômica.
  • Posição de Trendelemburg.
  • Posição de Trendelemburg reversa.

Qual é a posição de Fowler?

Nesses casos, a posição semi-Fowler (cabeceira elevada a 45º) é a mais aconselhada, no entanto, deve-se evitar elevar a cabeceira acima de 45º para não aumentar a pressão e o cisalhamento na região do sacro e do cóccix (Figura 5).

Porque a posição de prona melhora a ventilação?

Na posição prona (de bruços), há melhora dos parâmetros respiratórios, facilitando a abertura dos alvéolos pulmonares que não participavam da respiração em posição supina (dorso), proporcionando, assim, melhores trocas gasosas.

Quanto tempo a pessoa pode ficar pronado?

A maioria dos protocolos recomenda mudanças de posição: 30 – 120 minutos em posição prona, seguidos de 30 – 120 minutos em decúbito lateral esquerdo, decúbito lateral direito e posição supina com cabeceira elevada.

Quais os cuidados de enfermagem ao posicionar o paciente em posição prona?

Deve se utilizar a mudança de posição a cada 2 horas e ou diminuição da pressão com a utilização de superfícies de redistribuição da pressão. Na posição prona, não é possível a mudança de decúbito no intervalo recomendado, entretanto podemos mudar a posição de alguns membros.

Qual o tempo máximo que o paciente permanece na posição prona até que tenha indicação de mudança para a posição supina?

Quando adotada, deve ser mantida por pelo menos 16 horas (podendo atingir 20 horas), antes de retornar o paciente para posição supina6. Após 1 (uma) hora em posição prona, uma gasometria deve ser realizada para avaliar se o paciente responde ou não a esta estratégia.

O que é ventilação prona?

A técnica prona pode evitar esse estágio. Essa estratégia da Fisioterapia consiste em posicionar o paciente em decúbito ventral, o que deve resultar em distribuição mais uniforme do estresse e da tensão pulmonar, melhora da relação ventilação/perfusão, da mecânica pulmonar e da parede torácica.

Artigo anterior
Como Deus pode ser chamado?
Artigo seguinte
Como fazer um homem libriano correr atrás de você?