Para que serve a Norma de Desempenho?

Perguntado por: Diana Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

A Norma de Desempenho da ABNT existe para assegurar que as obras de casas e apartamentos tenham critérios mínimos de qualidade e segurança. É importante frisar que a regra divide a responsabilidade entre os profissionais da indústria da construção e da engenharia civil e se estende também aos moradores dos imóveis.

O que é uma norma de desempenho?

A Norma de Desempenho traz para o desenvolvimento dos empreendimentos residenciais preocupações com a expectativa de vida útil, o desempenho, a eficiência, a sustentabilidade e a manutenção dessas edificações, em resumo insere o fator qualidade ao edifício entregue aos usuários.

Quais são as normas de desempenho?

A Norma de Desempenho é de abrangência nacional e apresenta requisitos, critérios e métodos de avaliação que uma edificação habitacional deve ter para que atinja o comportamento apropriado durante o uso.
...
São eles:
  • Agentes mecânicos;
  • agentes eletromagnéticos;
  • agentes térmicos;
  • agentes químicos;
  • agentes biológicos.

Qual é a importância da nova norma de desempenho no desenvolvimento do mercado imobiliário?

Essas regras permitem que o mercado melhore as edificações e, embora concedam privilégios ao consumidor, também atribuem responsabilidades aos mesmos, como também a fornecedores (fabricante, construtora e incorporadora), projetistas e administradores condominiais.

Por que é importante a Norma de desempenho para edificações Cite exemplos de desempenho nas edificações?

O objetivo da Norma de Desempenho de Edificações é criar parâmetros pré-estabelecidos para uma edificação. Ou seja, a norma busca criar um nível mínimo de desempenho acústico e térmico, durabilidade, vida útil e garantia. Para facilitar a promoção de todos estes fatores, ela foi dividida em 6 partes bem definidas.

5 configurações que PRECISAM estar ATIVAS no seu Canal para ele Crescer!!

18 questões relacionadas encontradas

O que é desempenho nas edificações?

O conceito de desempenho aplicado às edificações é equivalente ao seu comportamento durante a exposição ao meio e à ação dos usuários (BLACHERE, 1974). Sua abordagem se dá em pensar mais nos fins do que nos meios de construção (GIBSON, 1982).

Qual a relação das normas de desempenho com a sustentabilidade nas construções?

A Norma de Desempenho considera a melhor aplicação dos materiais, com o objetivo de construir edificações dentro de um padrão de qualidade internacional. Como conta com a preocupação ambiental, os insumos devem ser utilizados sem desperdício.

O que é desempenho térmico?

O desempenho térmico envolve uma série de fatores para ser alcançado, como as variáveis pessoais, as variáveis psicológicas e, principalmente, as variáveis físicas ou ambientais. Nesta última é que estão englobados os dados climáticos, que são fundamentais para garantir o conforto térmico.

O que diz a NBR 15.575 2013?

A NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.

Quantas partes têm a Norma de desempenho?

A Norma de Desempenho 15575 é divida em seis partes. Cada uma delas corresponde a um elemento diferente de uma construção. Essas partes tratam de estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.

Como a NBR 15.575 está estruturada?

Os requisitos da NBR 15575 são divididos em 6 partes e determinam quais são os critérios que devem ser desempenhados pela edificação em conformidade com o nível de desempenho definido (Mínimo, Intermediário ou Superior). As seis partes da norma são: ... Parte 6 – Requisitos para os Sistemas Hidrossanitários.

Qual a importância da norma ABNT NBR 15.575 2013 Parte 6 Norma de desempenho edificações habitacionais desempenho para os projetos hidráulicos e sanitários?

Objetivamente, esta Norma visa alavancar tecnicamente a qualidade requerida e a oferta de moradias, ao estabelecer regras para avaliação do desempenho de imóveis habitacionais, auxiliando nas análises que definem o financiamento de imóveis e possibilitando adequações nos procedimentos de execução, uso e manutenção dos ...

Qual a importância da norma ABNT NBR 15.575 2013 Parte 6?

A importância da norma ABNT NBR 15575 (2013): Edificações Habitacionais – Desempenho. Refere-se aos sistemas que compõem os edifícios habitacionais, independentemente dos seus materiais constituintes e do sistema construtivo utilizado.

Porque a NBR 15.575 é importante para as edificações valor 1-0 PTO e como ela poderia classificar os padrões das construções?

O que é a Norma de Desempenho – NBR 15575

Isto é, são requisitos mínimos de qualidade, durabilidade, segurança e desempenho para as construções habitacionais brasileiras. A normatização desses padrões é de extrema importância, pois viabiliza a qualidade nas construções e traz segurança aos usuários.

O que diz a norma NBR 16280?

A NBR 16280 diz que para toda intervenção construtiva dentro de um imóvel que compõe um condomínio, deve haver comunicação tácita ao síndico do local. A depender do porte da reforma, apenas a avaliação do síndico é suficiente, ainda que ele possa solicitar o aval de um especialista.

O que é desempenho Luminico?

O desempenho lumínico nas edificações é um dos pontos regulados pela NBR 15.575. A norma estabelece os parâmetros de iluminação natural e artificial no interior das construções, assim como outros elementos importantes, como o desempenho térmico.

O que é conforto térmico na arquitetura?

O que é conforto térmico? Uma das conceituações mais conhecidas de conforto térmico foi cunhada pelo arquiteto Victor Olgyay em 1973. Para o profissional, tal condição representa “aquele ponto no qual a pessoa necessita consumir a menor quantidade de energia para se adaptar ao ambiente circunstante”.

O que é inércia termica para aquecimento?

A inércia térmica é modelada como uma função da densidade, calor específico e capacidade térmica de um material. Inércia Térmica é a propriedade chave para controlar as variações de temperatura diurna e é dependendo do topo da superfície.

Qual a diferença entre as normas tradicionais a Norma de Desempenho para edificações?

A nova norma de desempenho, ao contrário das normas tradicionais, que prescrevem características dos produtos com base na consagração do uso, define as propriedades fundamentais dos diferentes elementos da construção, independentemente do material utilizado.

Quais são os tipos de sustentabilidade?

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.

O que é desempenho e avaliação de desempenho de sistemas construtivos?

Uma avaliação de desempenho tem a função de prover informações que embasem as decisões de projeto, visando à qualidade durante as etapas de concepção, construção e operação, de modo a retroalimentar o processo decisório da produção de uma edificação.

O que significa a sigla NBR?

NBR é a abreviação de Norma Brasileira. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.

Quais os critérios para definição da VUP?

O que diz a NBR 15575

De acordo com a norma, para a adequada definição da Vida Útil do Projeto, é preciso considerar três pontos fundamentais: As consequências que a falha causa no desempenho do sistema ou elemento. O nível de dificuldade de manutenção e reparação, caso ocorram falhas no desempenho.

O que mudou na norma 5626?

Entre as novidades, a revisão da ABNT NBR 5626 incorporou em seu escopo as instalações prediais de água quente, e aprofundou os temas manutenção e operação dos sistemas prediais de água quente e fria. A norma somente se aplica ao sistema predial de água potável em qualquer tipo de edifício, residencial ou não.

Qual a altura dos pontos de água do banheiro?

Altura padrão dos pontos de água

Pia do banheiro com torneira saindo da parede: 1,10 a 1,20m do piso. Chuveiro: 2,10 a 2,30m do piso. Registro para chuveiro: 1,30m do piso. Vaso sanitário de caixa acoplada: 0,20m do piso e 0,15m deslocado do eixo do vaso.

Artigo anterior
O que é guia judicial?
Artigo seguinte
Qual a importância de um arquivo?