Para que serve a morfina?

Perguntado por: Isaac Neto Vicente  |  Última atualização: 2. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

A morfina é um opioide forte, muito utilizado no tratamento da dor de origem oncológica e o mais utilizado para tratamento da dor em pacientes em cuidados paliativos. É indicada no tratamento da dor moderada (4-6/10) a forte (7-10/10) e é o principal fármaco no 3º degrau da escada analgésica da OMS.

Quando a morfina é indicada?

A morfina está indicada para o alívio da dor intensa, seja aguda ou crônica, pois age no sistema nervoso central e em outro órgãos do corpo com musculatura lisa, para o controle deste sintoma.

Quais são os efeitos da morfina?

As reações adversas mais frequentemente observadas incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e transpiração. Estes efeitos parecem ser mais observados em pacientes ambulatoriais do que naqueles que não sofrem dor grave. Em tais pacientes, são aconselháveis doses mais baixas.

Quando um paciente de câncer começa a tomar morfina?

Quando o paciente tem dor, presente na grande maioria dos pacientes com câncer em fase terminal, a morfina é o primeiro medicamento a ser administrado e, às vezes é suficiente para analgesia e sedação.

Quais são as indicações para sedação paliativa?

Quais as indicações de sedação paliativa?
  • Tratamento de sintomas refratários. (delirium, dispneia, ansiedade e dor);
  • Alívio inadequado;
  • Excessiva morbidade;
  • Demora nos resultados de outras medidas.

Mitos da Morfina - Morfina é o Último Recurso - Neurologista

28 questões relacionadas encontradas

Porque a pessoa com câncer toma morfina?

A morfina é um opioide forte, muito utilizado no tratamento da dor de origem oncológica e o mais utilizado para tratamento da dor em pacientes em cuidados paliativos. É indicada no tratamento da dor moderada (4-6/10) a forte (7-10/10) e é o principal fármaco no 3º degrau da escada analgésica da OMS.

Qual é o analgésico mais forte que existe?

O AT-121 é mais poderoso do que a morfina no alívio da dor, não produz efeitos colaterais perigosos e - o que é importante - não é viciante.

Qual o remédio para dor que contém morfina?

Dimorf Solução Oral: cada 1 mL contém 10 mg de sulfato de morfina que corresponde a 32 gotas. Dose oral em adultos: De 5 a 30 mg a cada 4 horas ou conforme orientação do seu médico. Eventualmente 1 dose extra de Dimorf Solução Oral pode ser necessária para alívio da dor.

Qual medicação mais forte que morfina?

Existem medicações mais potentes, como o fentanil, que é 100 vezes mais forte que a morfina. O remédio não vai viciar se for bem administrado pelo médico. E ele é forte porque a dor é forte”, explicou a dra.

Qual a brisa da morfina?

Logo após a injeção de opióides, o usuário experimenta um "rush", uma "onda de prazer". Isso ocorre devido à rápida estimulação de centros cerebrais superiores, que pode ser seguido de depressão do sistema nervoso central. A dose necessária para causar esses efeitos pode também causar agitação, náuseas e vômitos.

O que acontece com overdose de morfina?

Grave superdosagem com morfina é caracterizada por depressão respiratória (com diminuição da freqüência respiratória, e/ou volume corrente, respiração Cheyne-Stokes, cianose 3), muita sonolência progredindo para entorpecimento ou coma 4, flacidez muscular esquelética, pele 5 fria ou úmida e às vezes bradicardia 6 e ...

Qual a dosagem máxima que um paciente deve tomar de morfina?

A dose máxima diária recomendada depende do estado clínico do paciente e da sua tolerância ao fármaco. Para a maioria dos pacientes, esta dose se situa em torno de 120 mg/dia. O ajuste crescente desta dose depende de uma avaliação médica criteriosa.

Porque as pessoas se viciam em morfina?

A dependência física está presente devido ao risco de abstinência quando abruptamente suspensa. Também observado no uso de outros medicamentos como corticoides necessitando de desmame quando pretende suspendê-la.

Como é aplicada a morfina?

doses em termos de sulfato de Morfina. dor intensa: 4 a 15 mg, via intramuscular, subcutânea ou intravenosa (diluída em 4 ou 5 mL de Água Estéril para Injeção); aplicada lentamente (4 a 5 minutos). sedação no pré-operatório; auxiliar da anestesia: 8 a 10 mg.

Porque a morfina causa depressão respiratória?

Em indivíduos saudáveis, como o oxigênio do sangue cai e o dióxido de carbono do sangue aumenta, a movimentação para respirar aumenta. Contudo, a morfina suprime esta movimentação no cérebro, causando potencial este efeito secundário muito perigoso. A depressão respiratória é mais comum com doses mais altas.

Qual é o remédio mais forte para dor?

Analgésicos opioides
  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Qual a receita para comprar morfina?

São oferecidas a morfina, a codeína e a metadona (de forma ambulatorial e para os pacientes internados). O ministério explica que, para serem dispensados, são necessários a receita de controle especial (amarela) e um documento que define normas para a prescrição. A receita tem validade de 30 dias.

Qual o remédio mais perigoso?

Top #7: medicamentos perigosos que você consome todos os dias
  • Remédios para pressão alta. Em sétimo lugar entre os mais perigosos, estão os remédios para pressão alta. ...
  • Remédios para diabetes. ...
  • Remédios para refluxo. ...
  • Remédios anti-inflamatórios. ...
  • Remédios antidepressivos. ...
  • Remédios que 'dão sono' ...
  • Estatina.

Qual a diferença entre tramadol e morfina?

Tramal é o mesmo que morfina? Não. O Tramal contém tramadol que é uma substância extraído do ópio, assim como a morfina. Embora sejam ambos opioides usados como analgésicos, são moléculas diferentes, com indicações também diferentes, sendo que a morfina é usado em situações mais extremas.

Qual é o relaxante muscular mais forte?

Miosan, Dorflex ou Mioflex são alguns remédios que contêm relaxante muscular e que podem ser usados em situações de tensão e dor muscular e nos casos de contraturas musculares ou torcicolos.

Quais os sintomas do câncer em fase terminal?

Equipe Oncoguia
  • Dor.
  • Problemas respiratórios.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso.
  • Fadiga.
  • Depressão e ansiedade.
  • Confusão.
  • Náuseas e vômitos.

O que o paciente sente quando está com câncer terminal?

Até 90% dos portadores de câncer terminal têm dores que vão de fortes a extenuantes. Mas, como não existem equipamentos capazes de medir a dor com precisão, aspectos físicos, emocionais e sociais são levados em consideração para amenizar o sofrimento.

Qual o melhor remédio para dor de câncer?

Os opióides são uma classe de medicamentos extremamente eficazes e seguros, quando utilizados por pessoas com experiência. Os mais usados no Brasil são a Morfina, o Tramadol, a Codeína, a Oxicodona, a Metadona e o Fentanil.

Qual a diferença entre eutanásia e sedação paliativa?

Na eutanásia, a intenção é tirar a vida do doente, administrando-se um fármaco letal [9]. Na sedação paliativa, a intervenção é proporcional à intensidade dos sintomas e aos objectivos terapêuticos. Assim quando correctamente indicada, não constitui um “atalho” para se atingir o mesmo objectivo da eutanásia.

Artigo anterior
Quanto tempo de trabalho para ter direito ao seguro desemprego?
Artigo seguinte
O que e trabalho social?