Para que serve a massa específica?
Perguntado por: Carolina Pires de Lopes | Última atualização: 8. Juni 2024Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)
Resumo sobre massa específica Com base na massa específica das substâncias, é possível determinar se a subtância “flutuará” ou “afundará” quando colocada em outra substância.
Qual o conceito de massa específica?
Massa específica é uma grandeza física escalar que corresponde à razão entre a massa e o volume de uma substância. A unidade de medida da massa específica é o kg/m³; entretanto, o uso de outras unidades, como g/cm³ ou kg/L, é bastante comum no estudo da hidrostática, por exemplo.
Qual a importância de se determinar a massa específica dos materiais?
A importância de se determinar a massa específica dos materiais é que essa variável é importante no estudo de corpos homogêneos, visto que a massa específica trata da razão entre a massa e o volume da substância (essa aplicação cabe muito bem na Física).
Qual a diferença de massa específica para densidade?
A diferença entre a densidade e a massa específica reside no fato que a densidade se refere a um corpo, enquanto que a massa específica se refere a um material, a uma substância específica.
O que significa peso específico?
Peso específico (d) de uma substância é a razão do peso (P) de uma porção dessa substância pelo volume (V) que ela ocupa. Densidade relativa é a razão da massa específica (densidade absoluta) de uma substância pela massa específica de outra substância tomada como referência.
Densidade x Massa Específica: Qual a diferença?
Como determinar a massa específica?
Resumo sobre massa específica
É calculada pela divisão da massa pelo volume. Com base na massa específica das substâncias, é possível determinar se a subtância “flutuará” ou “afundará” quando colocada em outra substância. A massa específica da água é de aproximadamente 1000 kg/m3.
O que saber para calcular massa e peso específico?
A massa específica é definida como a massa de uma substância dividida pelo volume que ocupa. A unidade SI é o kg/m3. O peso específico é a razão entre o peso e o volume de uma substãncia. A unidade SI é o N/m3.
Qual é a massa específica do ar?
A massa específica do ar a - 85 ℃ ℃ é 1,877g d m - 3 , a 0 ℃
Qual é a relação entre massa específica pelo volume específico v?
Massa específica (ρ) e volume específico (v)
Uma dada amostra de uma substância de massa m kg ocupa um volume V m3. A relação massa por volume tem o nome de massa específica e a relação volume por massa tem o nome de volume específico e, obviamente, uma grandeza é a inversa da outra.
Qual é a dimensão da massa específica?
Resposta: Para uma determinada substância, a massa específica é sempre a mesma, então a massa dessa substância é diretamente proporcional ao volume ocupado por ela. No sistema internacional de unidades SI, a massa está em kg e o volume em m3, portanto a massa específica é dada em kg/m3.
Qual a principal finalidade do uso da massa específica e da massa unitária na produção de argamassas e concretos?
A importância de se conhecer a massa unitária aparente vem da necessidade, na dosagem de concretos, de transformar um traço em massa para volume e vice- versa, ou também, para cálculos de consumo de materiais a serem empregados no concreto.
Qual a unidade do peso específico?
No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².
O que é a massa específica aparente?
A massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, sem considerar os poros permeáveis à água. Já a massa específica aparente é a relação entre a massa do agregado e o seu volume, incluindo os poros permeáveis à água.
Qual a massa específica do aço?
Logo temos o peso específico do aço como 7.800kg/m³, ou seja, 1 metro cúbico de aço pesa aproximadamente 7,8 toneladas.
Qual massa específica média da Terra?
A melhor estimativa atual para a massa da Terra é M Terra =5.9722×1024 kg, com uma incerteza padrão de6×1020 kg (incerteza relativa de 10−4). O valor recomendado em 1976 era(5.9742±0.0036)×1024 kg. É equivalente a uma densidade média de5515 kg.
Como calcular massa específica aparente?
A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V). Neste caso o teor de umidade do solo é zero (w=0).
Como calcular a massa específica da areia?
Dividindo-se a massa de 500 g pelo volume determinado, temos a massa específica real da areia. A massa específica é uma medida indireta da compacidade do grão do material, pois quanto menor a massa específica mais leve é o material ou mais vazios ele possui.
Como calcular a massa específica do vidro?
A regra NBR7199 da ABNT especifica uma fórmula para calcular o peso do vidro com base na espessura e dimensão. Para fazer o cálculo basta multiplicar a largura pela altura pelo peso da espessura.
Qual é a massa da água?
H2O = 18 u corresponde a 1 molécula de água = 2 x 1g + 16g = 18g. Assim, a massa molar da água é de 18 g/mol.
Como a densidade é calculada?
Como calcular a densidade? Por relacionar massa e volume, os valores de densidade possuem unidades como g/mL ou g.mL-1 (grama por mililitro), kg/L ou kg. L-1(quilograma por litro), além de utilizar unidades cúbicas, como g/cm³ ou g.cm-3 (grama por centímetro cúbico) e kg/m³ ou kg.
Qual é o peso específico do óleo?
Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.
Como transformar massa específica em massa?
A relação entre elas é a seguinte: Assim, para transformar uma massa específica de g/cm3 para kg/m 3, devemos multiplicá-la por 1.000 .
Como faço para receber minha aposentadoria?
Porque o dedo fica preto com aliança de moeda antiga?