Para que serve a Di declaração de importação?

Perguntado por: Luna Leticia Melo de Paiva  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

A declaração de importação, também conhecida como DI, consiste em um documento que registra os dados do processo de importação de mercadorias. É nela que são informados detalhes como dados do fabricante, importador, classificação fiscal da mercadoria e valores de impostos.

O que é documento DI?

DI é a sigla para Declaração de Importação. Ela é um relatório que contém todos os dados necessários e relacionados à importação de um determinado produto ou mercadoria. ... E, a legislação do despacho aduaneiro de importação e sobre a Declaração de Importação é feita pela Instrução Normativa SRF nº 680/06.

O que é adição da DI?

✓ Importante: A adição representa o conjunto de informações específicas das mercadorias, normalmente separadas por classificação fiscal (NCM), ou seja, todos os produtos a serem importados que tenham a mesma classificação fiscal irão pertencer a mesma adição de uma Declaração de Importação (DI).

O que é Li e Di?

Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação. É possível vincular uma DI, Declaração de Importação, à uma LI, Licença de Importação, que falamos acima.

Qual a finalidade do Du e?

A Declaração Única de Exportação foi instituída em 2017 e consiste em um documento eletrônico que define o tipo de operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro. De uma forma geral, podemos dizer que a DU-E foi criado pelo governo no intuito de facilitar as vendas para o exterior.

Declaração de Importação SiscomexWEB

21 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens de declaração única de exportação Du-e )?

8 vantagens da Declaração Única de Exportação (DU-E)
  • Redução nas barreiras não-tarifárias;
  • Economia nos custos de operação;
  • Aumento da competitividade e participação no cenário global;
  • Padronização nas operações de exportação;
  • Processos mais simplificados;
  • Redução de exigências das informações;

Como fazer uma Du-e?

Elaboração da DU-E Passo a Passo
  1. Exportador deve estar habilitado a operar no Comércio Exterior.
  2. Despachante Aduaneiro deve estar no Cadastro de Intervenientes.
  3. Emitir a Nota Fiscal de Exportação (NF-E)
  4. Emitir a Fatura Comercial de Exportação.
  5. Acessar o Portal Siscomex com Certificado Digital.

O que é di DSI e li?

As mercadorias importadas ao amparo do regime de tributação unificada (RTU) que estejam sujeitas a controle administrativo específico (licenciamento) deverão ser submetidas a despacho no Siscomex, por meio de licença simplificada de importação (LSI) e correspondente declaração simplificada de importação (DSI) ou por ...

Quais produtos precisam de Li?

Entre as mercadorias que precisam de licença de importação, devido às exigências de órgãos anuentes, estão medicamentos, óculos de sol, brinquedos e alimentos. Por isso, cada situação precisa ser analisada individualmente para que o importador não sofra penalidades pela falta do documento.

Como saber se a LI e pré ou pós?

Qual a classificação de LI por tempo de deferimento?
  1. LI antes do embarque: quando o registro do licenciamento de importação e seu deferimento ocorrem antes do embarque da mercadoria;
  2. LI pós-embarque: quando é necessária a vistoria da carga no porto ou aeroporto na chegada da mercadoria.

O que é o valor VMCV na Di?

A sigla VMCV significa Valor da mercadoria na condição de venda. Esta informação é requerida na tela de item da DU-E. Também é um campo que não migra automaticamente da Nota Fiscal de Expo, portanto deve ser calculado na DU-E. Para este campo deve observar o Incoterm do processo.

Como fazer DI?

Para criar uma nova Solicitação de DI, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Solicitação / DI / "Nacionalização / Saída / Internação" ou "Admissão em Regime", conforme mostrado abaixo.

Como fazer uma DI?

Para emitir uma declaração de importação – DI, acesse o site do Siscomex Importação Web, clicando aqui. Vale destacar, que para acessar o site, você precisará do seu certificado digital.

O que significa tipo de DI?

Tipos de declaração de importação

Há diferentes tipos de apresentação da DI, definidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A escolha do modelo ocorre em conformidade com as condições da importação, a natureza das mercadorias transportadas e o tratamento tributário sobre a operação.

Como é feito a Di?

Ao registrar a DI, você pagará os impostos e as mercadorias só serão fiscalizadas após este pagamento. Feito a conferência, se liberado, você recebe o canal verde. Se recebeu o canal amarelo, você terá que apresentar os documentos para o fiscal conferir.

O que é di exportação?

O que é a declaração de importação? A declaração de importação, também chamada de DI, é um documento que contém todas as informações relacionadas ao processo de importação de determinadas mercadorias. É com base nessas informações que ocorrerá o despacho aduaneiro dos produtos importados.

Como saber se uma mercadoria precisa de Li?

Se você quer saber se uma mercadoria depende da LI, busque a classificação fiscal dela, ou seja, o NCM, formado por 8 dígitos. Os 2 primeiros dígitos são a SH da mercadoria e, os 2 últimos, classificações específicas do Mercosul. Você pode consultar o código NCM de um produto no site da Receita Federal.

Como saber se a mercadoria precisa de Li?

Como posso saber se a mercadoria precisa ou não de LI ? Deve-se solicitar ao despachante aduaneiro que faça a consulta. Esta consulta é feita através do "Tratamento Administrativo" que é um aplicativo dentro do SISCOMEX.

Quando precisa de Li?

Ela é necessária quando a importação que se pretende realizar está sujeita à anuência de um ou mais órgão anuentes (como DECEX, ANVISA, MAPA, INMETRO, etc). Quem pode utilizar este serviço? Governos estaduais, municipais, órgãos públicos de outros poderes.

O que é emissão de DSI?

A declaração de importação tem como objetivo permitir ao importador a formulação da declaração de importação que servirá de base ao despacho aduaneiro de importação.

O que é um despacho simplificado de importação?

O despacho aduaneiro simplificado, assim como sua versão ordinária, tem por finalidade verificar a exatidão dos dados declarados pelo exportador ou importador em relação à mercadoria exportada ou importada, aos documentos apresentados e à legislação vigente, com vistas ao desembaraço.

Quem emite a Du-e?

A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática. Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.

Como imprimir Du-e?

Como gerar o extrato DU-E

A consulta pode ser realizada através do Menu Declaração Única de Exportação / Consultar DU-E no Portal Siscomex. Informe os parâmetros de pesquisa, depois clique no botão “consultar”. Como resultado abrirá uma tela conforme o exemplo abaixo. Então clique no botão ” Gerar PDF Simplificado “.

Como fazer o registro de exportação?

Para as pessoas jurídicas, a inscrição no REI da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) é muito simples: na sua primeira operação de exportação, automaticamente, será feito um Registro de Exportação ou de Crédito, sendo suas informações enviadas para a SECEX.

Qual a diferença entre CIF e CFR?

- CIF – Cost, Insurance and Freight - modalidade equivalente ao CFR, com a diferença de que as despesas de seguro ficam a cargo do exportador. O exportador deve entregar a mercadoria a bordo do navio, no porto de embarque, com frete e seguro pagos.

Artigo anterior
Como tirar a oxidação do alumínio?
Artigo seguinte
Porque ter um objetivo?