Para que serve a corrente interferencial?
Perguntado por: Gil Rafael Neto | Última atualização: 31. März 2022Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)
A corrente interferencial é uma modalidade de eletroterapia bem conhecida da fisioterapia. ... Por permitir a aplicação de duas correntes ao mesmo tempo (o que gera a emissão de uma terceira corrente), a terapia é indicada para melhora da dor, cicatrização, reparo dos tecidos e contração muscular.
Para que é indicado a corrente interferencial?
A terapia com corrente interferencial é simples, não invasiva e muito utilizada por fisioterapeutas para tratar diferentes enfermidades que produzem dor(6). Ela é comumente utilizada como forma de estimulação elétrica, cujo principal uso clínico é o alívio da dor(7).
O que é uma corrente interferencial?
Pode-se denominar a corrente interferencial (CI) como um método de estimulação elétrica de corrente alternada de média frequência, que geralmente é utilizada para o alivio da dor1. Contudo, se aplica em outras condições clínicas, tais como reeducação muscular, fortalecimento e redução de edema.
Como usar a corrente interferencial?
A corrente interferencial pode ser aplicada através de dois ou quatro eletrodos, dependendo do tamanho da área a ser tratada. As correntes alternadas de média frequência (maior frequência e ausência de propriedades polares) são mais adequadas para tratar os tecidos profundos.
Qual a diferença entre TENS é corrente interferencial?
As correntes habitualmente utilizadas para analgesia são a TENS e a corrente interferencial. A TENS é uma corrente de baixa frequência (de 2 a 200 Hz) com propriedades analgésicas. Os impulsos elétricos produzidos por ela estimulam as fibras mecanorreceptoras e reduzem a percepção dolorosa.
Aula sobre Corrente Interferencial (CIF)
Quais são os tipos de correntes terapêuticas?
- TENS: analgesia;
- galvânica: analgesia, anti-inflamatória e para a permeação de ativos;
- interferencial: anti-inflamatória e analgesia;
- diadinâmicas: analgesia e anti-inflamatória;
- FES: fortalecimento muscular;
- russa: fortalecimento muscular;
- polarizada: permeação de ativos;
O que é a corrente Aussie?
A corrente aussie é um estímulo elétrico usado para produzir uma contração muscular no local em que ele é aplicado. Com isso, pode haver melhora no tônus muscular e na flacidez da pele, além de estimular a circulação sanguínea e linfática e a oxigenação celular, trazendo bons resultados para a celulite.
Qual o parâmetro correto para aplicar a corrente russa?
Os parâmetros utilizados na corrente russa foram: Frequência ( f ): 30hz, Ciclo: 50%, Rise: 2s, On: 6s, Decay:2s, Off: 20s, modo sincronizado, com a duração de quarenta minutos na região do glúteo máximo e a intensidade a ser colocada respeitou o limite de tolerância da voluntária.
Como usar corrente russa para fisioterapia?
O aparelho de corrente russa é composto de várias pequenas almofadinhas que são os eletrodos que devem ser posicionados estrategicamente no meio do músculo da região que está sendo tratada, mas sempre respeitando princípios, como não colocar ao mesmo tempo em músculos agonistas ou antagonistas, devendo por isso, ser ...
Como usar o ondas curtas na fisioterapia?
As ondas curtas têm um efeito bastante positivo sobre o tecido muscular, provocando um relaxamento da musculatura, facilitando a transmissão nervosa e por meio da vasodilatação, que promove a captação das toxinas produzidas durante o esforço muscular.
O que é uma corrente polarizada?
A corrente polarizada é responsável por estimular a movimentação de cargas elétricas que possuem o mesmo sinal. Elas tem mesmo sentido, intensidade fixa e constante.
Para que serve a eletroterapia na fisioterapia?
O método é realizado para conseguir efeitos como analgesia, diminuição de edema, relaxamento e fortalecimento muscular para auxiliar no processo de reabilitação das mais diversas patologias. A eletroterapia tem como objetivo principal ser um aliado no processo de reabilitação do paciente.
Para que serve o aparelho de ondas curtas?
Aparelho de Ondas Curtas p/Fisioterapiaque produz calor profundo utilizado em tratamentos pós-fratura, contusões, mialgias, lombalgias, etc. auxiliando o aumento de fluxo sanguíneo, alívio das dores e espasmos musculares, diminuição da rigidez articular, resolução da inflamação.
Qual é o principal efeito fisiológico da corrente Farádica?
Efeitos Fisiológicos
Ocasiona contração dos músculos; Favorece o retorno venoso; Aumenta o aporte sanguíneo; Provoca ação metabólica.
Qual profissional pode fazer corrente Russa?
Como dissemos, a corrente russa é um procedimento estético, geralmente oferecido em clínicas de estética ou centros de fisioterapia, e só pode ser feito por profissionais (médicos dermatologistas ou fisioterapeutas) devidamente treinados.
Quanto tempo a corrente russa faz efeito?
Para isso, a técnica consiste na aplicação de uma série de disparos com uma corrente de frequência média em torno de 2.500 Hz, sem apresentar riscos de choques. Contudo, essa corrente só pode ter ação entre cinco e vinte minutos.
Quantas vezes na semana posso fazer corrente Russa?
Sendo que a média de sessões adequadas para a corrente russa é de 10 a 20 sessões, que podem ser realizadas 2 a 3 vezes na semana.
Qual a largura de pulso da corrente russa?
A corrente russa ou de Kotz tem sido usada para incremento de força. Consiste em uma corrente de média freqüência de 2.500Hz modulada para 50Hz (WARD & SHKURATOVA, 2002).
Quais os parâmetros do Fes?
parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência. Nos equipamentos mais encontrados no mercado brasileiro (ou seja, fabricados no Brasil) consegue-se trabalhar em uma faixa de 1 a 100 Hz, entretanto clinicamente é possível observar uma faixa mais restrita entre 30 e 80 Hz.
Para que serve a corrente Aussie no bumbum?
A corrente aussie é indicada para tratamentos de tonificação muscular. Além disso, ela também age sobre a circulação local, tanto sanguínea quanto linfática, o que acaba sendo ótimo contra a celulite!
Qual a diferença da corrente russa e Aussie?
As duas correntes são alternadas de média frequência, porém, a corrente Aussie possui duas frequências portadoras: 1KHz e duração de pulso igual a 2ms e 4KHz com duração de pulso de 4ms. A Russa apresenta portadora de 2,5 KHz e 10ms de duração de pulso.
Como é feita a corrente Aussie?
Como é feita corrente aussie
Para conduzir a corrente aussie, utilizam-se eletrodos condutores de borracha de silicone onde previamente se colocou um gel neutro para facilitar a condutividade da corrente, que são posicionados nas inserções dos músculos que serão estimulados.
Quais são as correntes terapêuticas polarizadas?
A partir da análise dos benefícios da corrente polarizada, a anal- gesia, os efeitos vasculares e cicatriciais são os mais citados pela literatura. Destacando-se o uso das correntes diadinâmicas de Bernard e da corrente de alta voltagem, apesar da descrição de uso dessas correntes para outros fins.
Quais as correntes utilizadas na eletroterapia?
- TENS - Terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea. ...
- Ultrassom. ...
- Corrente Russa. ...
- Terapia a laser de baixa intensidade. ...
- FES - Estimulação elétrica funcional. ...
- Diatermia por ondas curtas. ...
- Fotoquimioterapia com psoraleno - PUVA.
O que é tipicidade no direito Civil?