Para que haja realmente uma gestão democrática e participativa na escola o que é necessário?
Perguntado por: Júlia Gonçalves de Loureiro | Última atualização: 30. März 2022Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)
Numa gestão democrática é entendido que para ela acontecer é preciso que haja a participação de forma coletiva de todos os envolvidos no processo educacional, é necessário também que possua gestores capacitados e compromissados com o processo de ensino e aprendizagem, que tenha capacidade para planejar e delegar ...
O que deve acontecer para que uma gestão escolar seja democrática?
A gestão escolar democrática se faz a partir da participação, transparência e autonomia. A comunidade escolar precisa de meios para exercer seus direitos frente à gestão escolar, e ela, por outro lado, tem o dever de criar condições para garantir a qualidade no ensino e aprendizagem dos estudantes.
O que se poderia propor para melhorar a gestão democrática dessas escolas promovendo a participação de suas respectivas comunidades escolares?
Um dos principais pontos desse modelo é promover um maior engajamento entre a instituição e a comunidade escolar, trazer os pais e familiares para dentro desse ambiente e oferecer um espaço para que as suas vozes sejam ouvidas, sempre em busca de melhorias na escola como um todo.
Como se estabelece uma gestão participativa na escola?
Para conseguir instituir a gestão participativa em sua escola, é necessário que o diálogo esteja presente em todos os âmbitos. É necessário que o coordenador pedagógico estabeleça, intermedie e faça a manutenção do diálogo entre o diretor, as equipes docente, alunos e equipe pedagógica.
O que é uma gestão participativa na escola?
A gestão participativa é algo que advêm de um poder de decisão democrática, coletivo e escolhido de forma abrangente pensando no bem comum. Portanto, esse processo de gerenciamento requer um poder de liderança, pois, um gestor deve participar de maneira ativa e coesa de todos os momentos de escolha da instituição.
Gestão democrática e participativa
Como promover uma gestão participativa?
- Converse abertamente sobre gestão e hierarquias.
- Sugira novas experiências com a equipe.
- Monitore a evolução dos processos.
- Compartilhe e celebre os resultados positivos.
- Comprometimento e alinhamento.
- Redução de custos e otimização de recursos.
Quais ações você pode propor para a busca de uma gestão mais democrática no interior dessa escola?
- Importância da participação da comunidade escolar. ...
- Diferença de se fazer um planejamento eficiente. ...
- União de todos os responsáveis pela educação. ...
- Descentralização das ações e decisões. ...
- Transparência na tomada de decisão.
Que práticas podem ser implementadas para a vivência de uma gestão democrática?
Para funcionar em uma perspectiva democrática, segundo Ciseki (1998), os Conselhos, de composição paritária, devem respaldar-se em uma prática participativa de todos os segmentos escolares (pais, professores, alunos, funcionários).
Como deve ser a gestão democrática na escola pública?
A gestão democrática exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica. Ela visa romper com a separação entre concepção e execução, entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática. Busca resgatar o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores (VEIGA, 1997, p.
O que é necessário para efetivação de uma boa gestão democrática?
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.
Como deve ser uma gestão democrática?
A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
Quais são os desafios da gestão democrática na escola?
Encontra-se atualmente, muitas dificuldades na implantação de uma gestão democrática, pois além da resistência dos profissionais de ensino às inovações tecnológicas, formação continuada, trabalho coletivo etc, a própria comunidade escolar esta descomprometida com o ensino, ocorre também o descaso por parte de alguns ...
Como deve ser a gestão de uma escola?
Uma boa gestão escolar envolve gerenciar bem os recursos humanos, materiais, físicos e financeiros da instituição. Os principais objetivos envolvem sucesso na área pedagógica e financeira, e, no fundo, todos os bons resultados estão interligados. Para o sucesso da gestão escolar, a liderança é essencial.
Como a gestão democrática escolar aconteceu no Brasil?
A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em sua meta 19.
Quais são os cinco princípios que norteiam a gestão escolar democrática?
206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...
Quais seriam as outras práticas que o gestor pode incluir em sua vivência para garantir um processo mais democrático de gestão escolar?
O gestor escolar tem de se concientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários.
Que prática pedagógica pode levar o aluno a um pensar realmente democrático?
Na prática educativa democrática, o papel do professor é o despertar nos alunos o senso crítico, a curiosidade a responsabilidade, através do constante diálogo, buscando transformar a realidade.
Quais são as principais características de uma gestão democrática na escola?
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Quais são as ações e intervenções necessárias para o funcionamento de uma gestão democrática participativa?
Dentro da gestão democrática-participativa são necessárias ações e intervenções para o seu funcionamento. Para isso, Libâneo (2012, p. 469) determina que são quatro as funções: a) Planejamento: explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição.
Como você define gestão participativa?
Em um sentido amplo, podemos dizer que gestão participativa são processos de diálogo que procuram incluir todos os setores e grupos que estão envolvidos em uma questão, seja para compartilhar conhecimentos sobre um tema, seja para a identificação coletiva de desafios, seja para planejar ações e tomar decisões ...
Quais são os fundamentos da gestão participativa?
Princípios de Gestão Participativa
avaliação mútua entre direção, professores e comunidade. Caracterizar a comunidade e clientela escolar. Avaliar os desempenhos dos processos. Retroalimentar mutua avaliação entre direção, professores e comunidade.
Quais os princípios da gestão participativa?
Gestão Participativa: impulsione resultados da organização e motive seus funcionários. ... A Gestão Participativa se baseia em dois princípios fundamentais: A possibilidade de participação de todos os membros da empresa nos processos decisórios. O comprometimento geral com os resultados organizacionais.
Quais os desafios da gestão democrática?
O grande desafio da gestão democrática talvez seja fazer com que a comunidade escolar, através de suas representações, esteja envolvida neste processo, de ajudar a administrar a escola, de uma forma realmente participativa e responsável, buscando na qualidade de ensino a melhoria do aluno.
Quais são suas maiores dificuldades ou desafios na escola?
- Falta de investimentos generalizados. ...
- Mais acesso à escola e mais participação das famílias. ...
- Carga horária x vagas. ...
- Fortalecimento da escola pública. ...
- Modelo distorcido de formação de docentes.
Qual é o papel e quais os principais desafios do gestor escolar?
Entende-se que o trabalho do gestor é transformar a realidade, com a finalidade de alcançar a aprendizagem de todos na escola e para isso ele precisa saber conduzir bem os processos e mobilizar as pessoas para que todos tenham o mesmo foco, que no caso é o aluno, mantendo seu compromisso com a aprendizagem.
Quanto custa um iPhone em Dubai?
O que provoca abdome agudo?