Para que é indicado sulfametoxazol?

Perguntado por: Cátia Vieira Neves  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

Sua fórmula é à base de sulfametoxazol e da trimetoprima. É indicado para tratar infecções causadas por microrganismos sensíveis à associação destes elementos, como algumas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais, urinárias, genitais, da pele e outros tipos.

Como tomar sulfametoxazol para infecção urinária?

4 comprimidos ao dia em 2 tomadas, após as principais refeições, de preferência da manhã e a noite, durante 10 a 14 dias, ou segundo critério médico. Em casos de infecções graves, esta dose pode ser aumentada em 3 comprimidos a cada 12 horas. Esta posologia pode ser modificada de acordo com o critério médico.

Qual a função do medicamento sulfametoxazol trimetoprima?

O sulfametoxazol + trimetoprima é efetivo no tratamento das infecções gastrointestinais por Salmonella, Shigella e E. coli enteropatogênica. Na diarreia dos viajantes, estudos mostram eficácia similar ao ciprofloxacino, com o tratamento de cinco dias.

Como se deve tomar sulfametoxazol trimetoprima?

A suspensão de sulfametoxazol + trimetoprima deve ser administrada por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição, e com quantidade suficiente de líquido. O frasco de suspensão deve ser agitado antes da administração. A posologia deve ser orientada pelo seu médico, de acordo com a sua doença.

Como devo tomar o sulfametoxazol?

As doses usualmente recomendadas para a associação sulfametoxazol+trimetoprima, comprimidos e suspensão oral, são as seguintes: Adultos e crianças acima de 12 anos: Dose habitual: 2 comprimidos de 400mg + 80mg ou 1 comprimido de 800mg + 160mg ou 20mL da suspensão a cada 12 horas.

BULA DO SULFAMETOXAZOL - BACTRIM

31 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor antibiótico para infecção urinária?

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Como tomar Bactrim F para infecção urinária?

As doses devem ser administradas pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido. Dose habitual: 2 comprimidos de Bactrim® ou 1 comprimido de Bactrim® F ou 20 mL da suspensão a cada 12 horas ou 10 mL da suspensão F a cada 12 horas.

Como tomar Bacteracin F?

Os comprimidos de Bacteracin® devem ser administrados por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição, e com quantidade suficiente de líquido.

Qual Bactrim para infecção urinária?

O sulfametoxazol e trimetoprima pode ser usado para o tratamento de doenças bacterianas como pneumonia, infecção urinária, cistite, pielonefrite, bronquite, shiguelose, diarréia do viajante, granuloma inguinal, meningite, toxoplasmose ou infecção no ouvido.

Quantos dias de Bactrim?

Duração do tratamento Em infecções agudas, Bactrim® deve ser administrado por pelo menos 5 dias ou, até que o paciente esteja assintomático por pelo menos 2 dias. Se a melhora clínica não for evidente após 7 dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.

Qual é o antibiótico mais forte que existe?

Nos Estados Unidos, pesquisadores do Instituto Scripps mexeram na estrutura molecular de um velho antibiótico: a vancomicina, usada há 60 anos. Eles criaram uma espécie de supervancomicina, mil vezes mais forte. A vancomicina é como uma arma que destrói a parede da bactéria.

Quando a infecção urinária é grave?

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

O que piora infecção urinária?

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

O que fazer para acabar com a infecção urinária?

O tratamento para infecção urinária normalmente é feito com o uso de antibióticos receitados por um médico, como Ciprofloxacino ou Fosfomicina, para combater o excesso de bactérias, como Escherichia coli, que podem estar causando a infecção.

Qual fruta é boa para infecção urinária?

Vamos à lista:
  • Abacaxi. Possui ação anti-inflamatória, combatendo assim a infecção urinária.
  • Uvas vermelhas. São diuréticas e reduzem a inflamação, por serem ricas em antioxidantes.
  • Mirtilos. Quando o assunto é infecção urinária, sem dúvidas os mirtilos são uma das frutas mais úteis. ...
  • Laranjas e limões.

O que comer quando está com infecção urinária?

A alimentação para curar a infecção urinária deve incluir principalmente água e alimentos diuréticos, como melancia, pepino e cenoura. Além disso, o suco de cranberry também pode ser um ótimo aliado para tratar e prevenir novas infecções.

Como saber se a infecção urinária foi para os rins?

A infecção renal ou pielonefrite corresponde à uma infecção no trato urinário em que o agente causador consegue chegar aos rins e provocar sua inflamação, levando ao surgimento de sintomas como cólica renal, urina com mau cheiro, febre e dor ao urinar, por exemplo.

Como saber se a infecção urinária atinge os rins?

Os sintomas de pielonefrite desenvolvem-se à medida que a bactéria se prolifera nos rins e provoca inflamação, sendo os principais:
  1. Dor na região lombar e pélvica;
  2. Dor abdominal;
  3. Dor e ardência ao urinar;
  4. Vontade constante de urinar;
  5. Urina com mau cheiro;
  6. Mal-estar;
  7. Febre;
  8. Calafrios e suor excessivo;

Quais os graus de infecção urinária?

Classificação de acordo a sua localização
  • Infecção urinária: infecção se encontra abaixo da bexiga: Cistite (uretra)
  • Infecção urinárias alta: infecção se encontra acima da bexiga: Pielonefrite (rim)

Qual antibiótico é mais forte que amoxicilina?

A azitromicina é um antibiótico macrolídeo com amplo espectro de ação, incluindo os patógenos mais comumente encontrados em infecções respiratórias comunitárias.

Qual é o melhor antibiótico?

Antibióticos mais usados na prática clínica
  • Amoxicilina.
  • Ampicilina.
  • Azlocilina.
  • Carbenicilina.
  • Cloxacilina.
  • Mezlocilina.
  • Nafcilina.
  • Penicilina.

Qual antibiótico mais forte que azitromicina?

Cefalexina: Também pode ser conhecida pelos nomes comerciais Keflex, Keforal ou Keflaxina, sendo geralmente indicada para o tratamento de infecções do trato respiratório, otite média, infecções na pele e tecidos moles, infecções urinárias e infecções ósseas.

Como tomar Bactrim para diarréia?

Diarreia bacteriana – 1 comprimido de sulfametoxazol 800 mg + trimetoprima 160 mg de 12/12 horas por 5 dias.

Como usar o remédio Bactrim?

Adultos e crianças a partir de 12 anos:
  1. Dose habitual: 20 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas.
  2. Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias): 10 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas.
  3. Dose máxima (casos especialmente graves): 30 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas.

Como tomar Bactrim 200mg 40mg?

2 comprimidos de Bactrim® a cada 12 horas.

Artigo anterior
O que é uma relação contratual?
Artigo seguinte
Quando casamos podemos escolher o sobrenome?