Para que é indicado a Microfisioterapia?

Perguntado por: Mauro Abreu de Maia  |  Última atualização: 10. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

A microfisioterapia é indicada para diagnosticar e tratar diversas dores. As dores lombares, por exemplo, podem ter como origem as glândulas paratireoides, situadas na base do pescoço: estas enviam uma mensagem química errada que provoca espasmos dos músculos próximos da coluna, na região lombar.

Quais doenças a microfisioterapia trata?

Microfisioterapia: tratamento para a origem das doenças
  • Ansiedade;
  • Fibromialgia;
  • Síndrome do pânico;
  • Depressão;
  • Distúrbios respiratórios;
  • Traumas físicos e emocionais (perdas, separações, abandonos);
  • Alergias (dermatite, rinite);
  • Dores musculares e articulares;

Quando é indicado a microfisioterapia?

Nosso sistema imunológico tem a missão de combater esses agressores e manter nosso corpo sempre em equilíbrio, contudo, quando a imunidade está enfraquecida, ela precisa de uma ajuda e nesse caso entra a microfisioterapia.

O que acontece com o corpo depois da microfisioterapia?

É comum que o corpo tenha reações diversas após uma sessão de microfisioterapia. Isso porque o processo de autocura pode gerar cansaço por alguns dias. O mais recomendado é que o indivíduo descanse nesse período e evite realizar atividades que requerem esforço, como dirigir, por exemplo.

Quanto tempo demora para Microfisioterapia fazer efeito?

Uma sessão de microfisioterapia dura de 45 a 60 minutos, e já é possível notar melhora significativa após apenas um encontro com o profissional. Porém, em alguns casos, podem ser necessárias mais duas ou três sessões até o pleno restabelecimento do paciente.

O QUE É MICROFISIOTERAPIA?

36 questões relacionadas encontradas

Qual profissional pode aplicar a microfisioterapia?

Somente os fisioterapeutas e médicos veterinários podem fazer a formação e atuar com a Microfisioterapia.

Quanto tempo dura uma sessão de Microfisioterapia?

Uma sessão de microfisioterapia dura cerca de 45 a 60 minutos. Após ter exposto as razões da consulta, o paciente, ainda vestido, se deita sobre uma maca.

Como a microfisioterapia pode ajudar na ansiedade?

A microfisioterapia pode ser uma abordagem terapêutica complementar para o tratamento da ansiedade. Durante uma sessão de microfisioterapia, o terapeuta utiliza toques sutis para identificar e liberar bloqueios celulares no corpo.

Como a microfisioterapia pode ajudar na depressão?

Ao realizar os micromovimentos no corpo do paciente, o especialista identifica as áreas onde houve perda de energia vital, devido a traumas físicos, emocionais e psicológicos, armazenados na memória das células, estimulando, dessa forma, a autocura.

Como é uma sessão de Microfisioterapia?

Após uma anamnese, ou seja, uma entrevista para descobrir as queixas e razões pelas quais o paciente buscou o tratamento, solicitamos ao paciente que se acomode em uma maca, onde o atendimento acontece.

Quem criou a microfisioterapia?

Desenvolvida na década de 1980 pelos fisioterapeutas franceses Patrice Bénini e Daniel Grosjean, a microfisioterapia é uma técnica manual que propõe, a partir de apalpações mínimas e suaves na pele, desencadear um processo de autocura das lesões.

Como a microfisioterapia age no corpo?

Funciona assim: a origem do problema é identificada e a terapia atua de modo a estimular os pontos corretivos no corpo do indivíduo que, por sua vez, é levado a um processo natural de autocura. Não à toa, a microfisioterapia age no tratamento de uma série de condições adversas, assim como de problemas respiratórios.

Qual o melhor tipo de terapia para quem tem depressão?

A psicoterapia deve ser realizada por um profissional especializado, que irá avaliar qual é a melhor abordagem para as necessidades do paciente. A terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma das abordagens mais eficazes no tratamento da depressão por ser focada no presente e resolução de problemas.

Qual o melhor tipo de terapia para quem tem ansiedade?

Dentre as formas de psicoterapia, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a que apresenta maiores evidências de eficácia para o tratamento dos transtornos de ansiedade.

Precisa ser fisioterapeuta para fazer microfisioterapia?

Por isso o fisioterapeuta com formação em Microfisioterapia é o profissional capacitado para aplicar esta técnica.

Que tipo de terapia fazer para ansiedade?

“Nos casos de ansiedade leve, o tratamento pode ser apenas psicoterapia, com chances de remissão dos sintomas. Na ansiedade moderada, o tratamento segue com a psicoterapia, mas o uso de medicação aumenta as chances de remissão dos sintomas e reduz o risco de recaídas”, comenta a psiquiatra Erika Mendonça.

Como vencer a depressão sem psicólogo?

Meditação: proporciona autoconhecimento e controle dos sentimentos, o que pode melhorar a confiança e autoestima; Atividade física: a prática regular de exercício ajuda a liberar hormônio como serotonina e endorfina, essenciais no tratamento da depressão, além de melhorar o bem-estar.

O que é melhor psicólogo ou terapeuta?

O terapeuta tem formação em qualquer outra área e oferece tratamento ou presta cuidados a uma pessoa com sofrimento psíquico. Já psicologo tem formação especifica, pois curso graduação em curso de psicologia e portanto tem tal titulação (diploma).

Como fazer uma terapia sozinho?

7 formas de praticar a autoterapia e diminuir a ansiedade
  1. Medite. A meditação pode ser uma valiosa ferramenta na luta contra a ansiedade. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Tenha contato com atividades artísticas. ...
  4. Ria. ...
  5. Escreva um diário. ...
  6. Automassagem. ...
  7. Alimente-se corretamente.

O que é Osteopatia e Microfisioterapia?

A microfisioterapia está baseada na busca pelo entendimento e identificação da causa principal de uma doença ou de um sintoma apresentado pelo paciente. Por meio dessa terapia, o osteopata consegue descobrir a origem de distúrbios ou doenças, tanto físicas quanto emocionais, que acometem o indivíduo.

Quais são as doenças que podem ser tratadas com a osteopatia?

Em sua maioria, a osteopatia pode tratar problemas no nervo ciático, na lombar e no ombro, além de luxações, espasmos musculares e dores no nervo ciático. Além disso, pode tratar problemas no corpo causados pelo sedentarismo, má postura, lesões esportivas, dores de cabeça, tensão pré-menstrual ou estresse.

Qual a diferença entre osteopatia e massoterapia?

A osteopatia tende a ser mais eficaz no alívio de dores lombares, enxaquecas, dores de cabeça, bem como problemas de mobilidade. Por outro lado, a massagem visa aliviar a dor ou desconforto dentro do sistema músculo-esquelético que ocorre como resultado de uma lesão, doença, ou estilo de vida.

É normal sentir dor após uma sessão de osteopatia?

Questões de porque estou dorido ou porque me sinto pior após um tratamento de osteopatia, são questões normais em alguns pacientes. A abordagem do osteopata na tentativa de ajudar o paciente pode passar por várias abordagens.

O que fazer quando não tem dinheiro para terapia?

SUS (Sistema Único de Saúde)

O SUS oferece atendimento psicológico gratuito. Para isso, basta ter uma carteirinha do sistema de saúde, ir até o posto mais próximo e fazer a solicitação de atendimento. Após uma triagem, o paciente é encaminhado para um profissional no Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

Como se preparar para a primeira sessão de terapia?

Boas práticas para aproveitar bem a terapia
  1. Definir objetivos para a terapia. ...
  2. Fazer perguntas sobre a abordagem psicológica. ...
  3. Dizer que está tendo dificuldade com um exercício/mudança. ...
  4. Compartilhar com o psicólogo o que funciona para você ...
  5. Sair da zona de conforto. ...
  6. Ver o processo como uma colaboração. ...
  7. Falar a verdade.

Artigo anterior
Quais famosos são ENFP?
Artigo seguinte
O que significa Treadwear 340?