Para quais situações o exame andrológico é indicado?

Perguntado por: Denis Hugo Batista de Pinto  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

Assim, o exame andrológico é indicado para prevenir ou diagnosticar problemas reprodutivos a fim de possibilitar a otimização do uso dos reprodutores.

Quando deve ser realizado o exame andrológico?

Portanto, antes de iniciar a estação de monta deve-se realizar exame andrológico em todos os reprodutores. O exame andrológico é um exame altamente específico, pois avalia tanto as condições clínicas gerais quanto as condições reprodutivas e deve ser realizado por médico veterinário.

Quando é indicado o exame andrológico de bovinos em uma propriedade?

Touro com dificuldades de reprodução

Já o touro subfértil, apresenta redução de potencial reprodutivo. Em ambos os casos, o touro infértil e subfértil, pode ser diagnosticado pelo médico veterinário, por meio do exame andrológico.

Quando fazer exame andrológico em touros?

O exame andrológico em bovinos deve ser feito próximo da estação da monta ou a cada 90 dias em caso de comercialização do sêmen.

Qual a importância do exame andrológico em cães?

O exame andrológico é indicado na avaliação da capacidade reprodutiva do cão previamente à cópula, inseminação artificial, e nos casos em que se pretende realizar a conservação do material genético, bem como na seleção de reprodutores e no diagnóstico de infertilidade e suas causas.

Exame Andrológico

15 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura a ereção de um cachorro?

A relação de cruza entre um cão macho e uma cachorra fêmea dura cerca de 30 minutos. Durante este tempo, os cães ficam “grudados” um ao outro no processo de fecundação.

Por que em um exame andrológico de um touro é importante avaliar o perímetro escrotal pé do animal?

Conclui-se que o perímetro escrotal em touros Senepol apresenta crescimento linear dos 12 aos 30 meses e mesmo os animais mais jovens, já apresentam boa qualidade de sêmen, indicando uma precocidade reprodutiva dos machos dessa raça. Palavras-chave: Andrológico, reprodução, Bos taurus taurus.

O que é exame andrológico em touros?

O exame andrológico em bovinos é fundamental para a eficiência reprodutiva do rebanho. Ele é utilizado principalmente para a seleção dos touros reprodutores e o acompanhamento de seus desempenho reprodutivo ao longo dos anos.

Como é feito o exame andrológico em touros?

Uma das primeiras fases do exame andrológico começa no piquete onde o animal se encontra. A avaliação já começa durante o trajeto do animal até o tronco. O touro só tem valor reprodutivo se conseguir cobrir a fêmea e produzir espermatozoides. Dessa forma, um dos primeiros parâmetros avaliados é o animal em movimento.

Quais são os parâmetros avaliados no exame andrológico de reprodutores?

Das características físicas, as mais comumente avaliadas a campo são volume, aspecto, cor, motilidade (percentagem de espermatozoides móveis), motilidade progressiva individual (vigor) e o turbilhonamento (motilidade em massa).

Quais os principais testes de análise espermática utilizados para bovinos?

Dentre os principais testes de análise espermática utilizados pode-se destacar: análise subjetiva da motilidade, análise computadorizada do movimento espermático e morfologia, testes de separação, análise morfofuncional por microscopia de fluorescência ou citometria de fluxo.

Quanto custa um exame andrológico?

O custo para o exame seria de R$ 27,00 por animal, mais o deslocamento do profissional. Com a intermediação da Emater/RS-Ascar, os pecuaristas familiares reduziram em R$ 7,00 o valor pago por cada exame, e não tiveram de arcar com o transporte.

O que é andrológico positivo?

Trata-se de um exame clínico para avaliação do estado geral do animal relacionado aos aspectos físicos (motilidade, vigor, turbilhonamento), seguido da coleta de uma amostra do sêmen que segue para análise em laboratório que busca de eventuais defeitos dos espermatozóides, concentração, entre outras.

Como é feita a coleta de sêmen bovino?

O sêmen é coletado em um tubo de vidro esterilizado, acoplado à extremidade da vagina artificial. Durante a monta, antes que aconteça a penetração na vagina da vaca, um técnico desvia o pênis do touro, colocando-o na vagina artificial para que ocorra a coleta.

Quais são as vantagens da inseminação artificial?

Continue a leitura para ver sobre 9 vantagens da Inseminação Artificial de Bovinos:
  • Controle de doenças sexualmente transmissíveis em bovinos. ...
  • Melhoramento genético em bovinos. ...
  • Economia. ...
  • Padronização dos rebanhos bovinos. ...
  • Redução de acidentes com trabalhadores e com vacas. ...
  • Mais descendentes de um mesmo produtor.

Como é o exame de espermograma?

O espermograma é um exame laboratorial capaz de analisar a fertilidade masculina, avaliando a composição do sêmen e as condições físicas de cada paciente em sua individualidade.

O que é Acrobustite em bovinos?

A acropostite-fimose é uma das principais afecções que acometem a extremidade prepucial dos bovinos e na maioria dos casos cursa com os seguintes sinais clínicos: prolapso da mucosa prepucial, edema, hemorragia, miíases, necrose e estenose do óstio prepucial (RABELO et al., 2008).

Qual a importância do touro sobre a eficiência reprodutiva dos rebanhos de corte?

O impacto da fertilidade do touro no desempenho reprodutivo do rebanho é diversas vezes mais importante do que o da vaca, pois a expectativa é de que cada um cubra pelo menos 25 vacas. ... Essa avaliação deve ser conduzida de modo a possibilitar tempo suficiente para a substituição e adaptação dos touros adquiridos.

Qual o método de coleta de sêmen utilizados em touros criados a campo para realização do exame andrológico?

Embora existam alguns métodos para colheita de amostras de sêmen, a eletroejaculação é o mais popular e o mais indicado para a colheita em touros de campo que não foram Tabela 2 - Perímetro escrotal mínimo de touros zebus, classificados por idade.

Por que é importante avaliarmos o sistema reprodutivo do touro testículos pênis principalmente quando vamos selecionar os reprodutores?

Tanto a consistência quanto o diâmetro testiculares, permitem prever a produção espermática principalmente no touro jovem, constituindo-se num fator muito importante, na monta natural assim como na inseminação artificial (Foote et al.

Qual a importância de se avaliar a circunferência escrotal dos touros reprodutores?

(1992). O tamanho da circunferência escrotal em touros jovens até 18 meses de idade, um dos importantes critérios para seleção de reprodutores, pode indicar a qualidade do sêmen representada pela motilidade progressiva dos espermatozóides.

Qual característica está relacionada com o perímetro escrotal do touro em sua progênie?

A herdabilidade alta, a facilidade de medição e as correlações genéticas com características de sêmen e com características reprodutivas das fêmeas fazem do perímetro escrotal o critério de seleção mais utilizado para melhoria da eficiência reprodutiva em gado de corte.

Qual a relação do tamanho dos testículos e a fertilidade dos touros?

O tamanho dos testículos está mais relacionado com a produção de sêmen do que com a capacidade de fecundação dos espermatozoides. Touros com testículos mais desenvolvidos apresentam maior volume de ejaculado, podendo produzir maior número de doses de sêmen.

Quanto tempo o cachorro fica grudado depois de cruzar?

O tempo que cachorro fica grudado depois de cruzar pode variar de 5 minutos a uma hora. É, existe essa variação no cruzamento de cachorro e é difícil prever quanto tempo vai durar o engate em cada acasalamento.

Quantas vezes o cachorro tem que cruzar para engravidar?

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Artigo anterior
Qual o prazo máximo para receber auxílio doença?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre avaliação qualitativa e quantitativa na educação?