Para quais culturas é indicado a irrigação por gotejamento?

Perguntado por: Joel Castro Correia  |  Última atualização: 23. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (30 avaliações)

Quais culturas são adequadas para a irrigação por gotejamento? Qualquer cultura pode ser cultivada utilizando irrigação por gotejamento. De culturas de campo aberto, como milho, soja e cana-de-açúcar, até vegetais e pomares.

Qual é a vantagem do gotejamento?

A aplicação correta de águajunto ao solo e próxima a cada planta, além de di- minuir a quantidade de água, permite que se reduza a umidade dentro dos am- bientes e não molhe as folhas, diminuin- do o aparecimento de doenças.

Qual a melhor irrigação para hortaliças?

Irrigação por sulco adapta-se melhor às hortaliças cultivadas em linha, como o tomate, a berinjela e o milho-doce, mas também pode ser utilizado para aquelas com alta densidade de plantio, como a cenoura e a alface, cultivadas em canteiros com largura entre 0,4 m e 0,8 m.

Quais as dificuldades da irrigação por gotejamento?

Dificuldade de verificação da situação da mangueira de irrigação por gotejamento enterradas, bem como da distribuição de água; Possibilidade da diminuição de crescimento de raiz em profundidade por disponibilidade de água na superfície; Necessidade de mão de obra especializada.

Quais as desvantagens da irrigação por gotejamento?

Quais são as desvantagens da irrigação por gotejamento?
  • Custo inicial de implementação significativo quando comparado a outros métodos;
  • Mangueiras expostas ao sol tem sua vida útil reduzida;
  • Necessita de água filtrada, para evitar entupimentos nos equipamentos;

Gotejamento ou aspersão? Qual o melhor sistema de irrigação para uma produção ?

35 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura a irrigação por gotejamento?

Gotejamento Superficial

Esse método é ideal para canteiros e plantas que não requerem água nas folhas. O tempo de irrigação varia de 30 a 50 minutos por rega.

Qual o objetivo da irrigação por gotejamento?

O gotejamento é a forma mais eficiente de fornecer água e nutrientes as plantas porque entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta. Isso possibilita economizar recursos e ao seu cultivo, alcançar seu máximo rendimento.

Quanto custa para irrigar 1 hectare por gotejamento?

Hoje, um sistema de gotejamento custa em torno de R$ 20 mil reais por hectare. O custo da tecnologia muitas vezes pode parecer caro e desestimular investimentos por parte de usinas e produtores de cana que não tem noção do pay back (retorno do investimento) da tecnologia.

Quanto custa um hectare de irrigação por gotejamento?

O valor de implantação de um sistema de irrigação por gotejamento equivaleu a R$ 176.826,44, um custo de 10.575,74/ha.

Qual melhor irrigação para alface?

Solos com ph-7 (neutro) ou levemente ácido são mais indicados. A alface é sensível ao frio e à salinidade (que deve ser menor que 0,2dS/m no extrato saturado do solo). A água usada na irrigação deve ter condutividade elétrica de 1,3dS/m ou menor, podendo haver perda na produtividade com um número acima desse.

Qual o melhor tipo de irrigação para alface?

Tradicionalmente, o cultivo da alface é realizado em canteiros, em condições de campo e utilizando, principalmente, o método de irrigação por aspersão convencional.

Qual a melhor irrigação para tomate?

A irrigação do tomate pode ser conduzida por aspersão, gotejamento ou sulco. Na irrigação por aspersão ocorre o molhamento constante das folhas, que pode aumentar o risco de doenças fúngicas, assim como também proporciona lavagem dos agrotóxicos.

Quantos litros de água por gotejamento?

Geralmente, a pressão de funcionamento do sistema de gotejamento varia de 5 a 15 mca e a vazão de 2 a 20 litros por hora.

Qual o tempo de gotejamento?

Tipos de cálculo de gotejamento

Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do gotejamento?

Reduz os gastos com a energia elétrica

No entanto, como pontos negativos, as únicas desvantagens da irrigação por gotejamento são o alto custo inicial para a implantação do sistema e manutenção.

Qual é o sistema de irrigação mais barato?

O sistema de irrigação por aspersão é o tipo mais barato de sistema de irrigação. Além de ser econômico, ele também possui outras vantagens, como: fácil adaptação em diferentes topografias, flexibilidade e versatilidade, e controle do volume de água utilizado.

Quantos gotejadores por planta?

Como regra geral, o espaçamento entre gotejadores mais usados são 0,2 m a 0,3 m para solos de textura grossa e 0,5 m a 1 m para solos de textura média e fina. Para esta cultura, existe a possibilidade de se trabalhar com um ou mais gotejadores por planta.

Quantos metros de fita Gotejadora por hectare?

Já para os sistemas de fita gotejadora os mais usados são emissores espaçados de 0,10 m a 0,30 m, respectivamente. A necessidade de água do meloeiro, do plantio à colheita, varia de 3.000 m3/ha a 5.500 m3/ha, dependendo da condição edafoclimática local e da cultivar.

Quantos litros de água para irrigar um hectare de milho por gotejamento?

Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.

Qual o melhor tipo de irrigação para o milho?

Para a cultura do milho, o sistema de irrigação por superfície mais apropriado é o de sulcos, os quais são localizados entre as fileiras de plantas, podendo ser um sulco para cada fileira ou um sulco para duas fileiras (Fig. 2).

Como fazer um sistema de irrigação por gotejamento?

A ideia da irrigação por gotejamento é aplicar gotas de água nas raízes das plantas de forma controlada. Para isso, é utilizado um sistema composto por gotejadores conectados a canos ou mangueiras posicionados ao lado das plantas. Dessa forma, é possível manter a umidade do solo que cobre as raízes.

Quem criou a irrigação por gotejamento?

1959 – Simcha Blass, um engenheiro hidráulico israelense, partindo do pressuposto que um processo de irrigação lento e equilibrado via gotejamento gerava resultados notáveis de desenvolvimento das culturas, criou um dispositivo que mudaria a história da irrigação no mundo para sempre: um tubo gotejador que aos poucos ...

Como funciona a agricultura de gotejamento?

O gotejamento é uma das duas formas de irrigação localizada, entregando a água de forma pontual por meio de gotas, diretamente nas zonas das raízes, sem molhar a parte aérea (folhas, ramos e caule), evitando a proliferação de doenças, principalmente as fúngicas.

Quais são os tipos de gotejadores?

A quantidade de água é calculada de acordo com o plantio e, assim, é distribuída por toda sua estrutura. Entretanto, existem dois tipos distintos de gotejadores: o gotejador autocompensante e o regulável.

Artigo anterior
Qual é a melhor porcelana do mundo?
Artigo seguinte
Quais são os jogos mais jogados atualmente?