Onde vive ou aonde vive?

Perguntado por: Vanessa Matilde de Gonçalves  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Onde moram ou aonde moram?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Qual é o certo Onde ou aonde?

“Onde” ou “aonde” são exemplos de palavras que podem facilmente ser substituídos por outros termos:
  1. “onde" pode ser substituído por “em que”
  2. “aonde” pode ser substituído por “a que” ou “ao qual”. Perceba que a preposição “a” se mantém, aí fica mais fácil você lembrar a substituição.

Onde ou aonde exemplos?

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. ... No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”.

Onde levar ou aonde levar?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

GAL VIVE OU GAL MORRE? -RPG CALAMIDADE EP 8

28 questões relacionadas encontradas

Em que momento usar vírgula?

1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Onde é aonde frases?

Os advérbios onde e aonde indicam lugar: Onde você está? Aonde você vai?
...
Exemplos de frases com onde
  • Onde você mora?
  • Onde está a minha caneta?
  • Você sabe onde está minha bolsa?
  • Onde fica a sua empresa?

Onde sua mãe vai ou aonde sua mãe vai?

Conforme vimos, alguns verbos, como ir, chegar e voltar, pedem a preposição a. Ou seja, é preciso usar a palavra aonde. Já o verbo estar dá a ideia de permanência e, portanto, o termo onde deve ser empregue.

Onde ou em que frases?

O pronome relativo onde não deverá ser usado com expressões que não indicam lugares, devendo ser privilegiado o uso de em que nessas situações. Referência a lugar: O restaurante onde almocei com meu marido é caríssimo. Não referência a lugar: Serão reavaliados os casos em que há dúvidas sobre a conclusão do processo.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual o uso dos porquês?

Dicas para o uso dos porquês

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Qual a regra dos porquês?

Por exemplo, de forma resumida, em caso de perguntas e respostas deve-se usar, respectivamente, por que e porque. Em contrapartida, quando a pergunta estiver no final da frase, utiliza-se por quê e, no caso do substantivo, porquê. Todavia, caso não tenha ficado didático o suficiente, não desista.

Onde colocar a vírgula nessa frase?

Usos da vírgula
  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  4. Para separar orações independentes.

Porque tem 4 porquês?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

Qual a regra do mal é mau?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Qual a diferença de porque junto e porquê separado?

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Por que separado?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Por que relativo?

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. ... Sendo pronome relativo, é sinônimo de: por qual ou pelo qual.

Porque no meio da pergunta?

O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida. ... Sendo assim, sempre que você conseguir fazer essa relação, deverá utilizar essa forma de escrever.

Onde no qual em que?

De acordo com os manuais de estilo, o vocábulo “onde” deve ser obrigatoriamente substituído pelas formas relativas “em que”, “no qual” ou “na qual”, quando não se fizer referência a lugar físico.

Em que pode substituir Onde?

Em que lugar: 1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.

O que substitui o pronome que?

Sinônimo de que
  1. Como pronome interrogativo: 1 qual. ...
  2. Como pronome relativo: 2 o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. Como pronome relativo: 3 o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. Como advérbio: 4 quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. Como preposição: 5 de. ...
  6. Como preposição: ...
  7. Como conjunção causal: ...
  8. Como conjunção comparativa:

Como evitar usar o quê?

Queísmo: 5 dicas práticas para não repetir o “QUE”
  1. 1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ...
  2. 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ...
  3. 3) Inverta a ordem da frase. ...
  4. 4) Use o pronome oblíquo. ...
  5. 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ...
  6. Exercício para combater o queísmo.

Artigo anterior
Precisa ficar em repouso a pessoa que fez uma biópsia?
Artigo seguinte
Onde Obito escondeu o Rinnegan?