Onde usar no e ao?

Perguntado por: Leandro Miguel Henriques Teixeira  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Como usar a o?

O, a, os, as funcionarão como sujeito acusativo quando houver um dos seguintes verbos acompanhado de outro verbo no gerúndio ou no infinitivo: fazer, mandar, ver, deixar, sentir ou ouvir. Quando isso ocorrer, não se pode usar ele, ela, eles, elas, seja com ou sem a preposição a, entre os verbos.

Onde usar no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Em que é no qual?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Por que substitui pelo qual?

Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

ONDE ou AONDE? | NÃO ERRE NUNCA MAIS!

38 questões relacionadas encontradas

Quem atende atende a ou ao?

As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.

Qual é a regência do verbo atender?

Bom, para sermos diretos, já vamos esclarecer: a regência do verbo atender é, na maioria dos casos, facultativa. Ou seja, poderá ele ser empregado como verbo transitivo direto, sem a presença de uma preposição, ou como verbo transitivo indireto, sendo empregada a preposição “a”.

Qual a transitividade do verbo atender?

A regência do verbo atender é maioritariamente facultativa. Esse verbo atua como transitivo direto, sem a presença de uma preposição, e como transitivo indireto, com a presença da preposição a.

Que ou a?

Resposta: o verbo "preferir" exige a preposição "a". Portanto, está errado dizer, por exemplo, "prefiro português do que matemática". Devemos dizer "prefiro português a matemática".

Quando se usa a quê?

A preposição a que se encontra antes do pronome relativo é a preposição que introduz «à seguradora» na frase (2). Na frase (4), observamos um processo semelhante, no qual o pronome relativo é antecedido da preposição de, que introduzia a palavra repetida na frase original: (4) «O livro ganhou um prémio.

Que a tem crase?

Só haverá crase diante do vocábulo “que” quando antes dele surgir a preposição “a” e o pronome demonstrativo “a(s)“, que poderá ser substituído por outro pronome demonstrativo (esta, essa, aquela). Veja este exemplo: – Sua camisa é idêntica à que comprei ontem.

O que é estar a quem?

Em quantidade, qualidade ou nível inferior (ex.: o resultado ficou aquém). Do lado mais próximo de quem fala ou escreve; do lado de cá (ex.: ficava aquém dos Alpes). Abaixo de (ex.: está aquém da média).

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Quem chama chama alguém ou a alguém?

Resposta: O verbo chamar é transitivo direto e indireto, ou seja, Quem chama, chama alguém a/para algo. Por exemplo: – O padre chamava os fiéis para a missa.

Tem crase depois de atender?

A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».

Quem obedece obedece a algo ou alguém?

Quem obedece, obedece a alguém (quem) ou algo (o quê). “O estudante obedeceu às normas escolares” (a preposição aparece novamente para dar sentido a frase que mais uma vez fica formada por: sujeito + verbo transitivo + preposição a + objeto indireto).

Quem encaminha encaminha a ou para?

Exemplo de uso da palavra Encaminhar:

A carta foi encaminhada ao diretor. = A carta foi enviada ao diretor. Vou encaminar os papéis à diretoria. = Mandarei os papéis à diretoria.

O que substituir na qual?

1 em que, no qual, nas quais, nos quais, onde, quando.

Quando se usa no qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Quando Substituir que pôr o qual?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.

Artigo anterior
Qual o valor de uma cirurgia de videolaparoscopia?
Artigo seguinte
Quantos carros foram emplacados em 2021?