Onde surgiu a ortotanásia?

Perguntado por: Margarida Fernandes Branco  |  Última atualização: 9. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

Trata-se de um neologismo de origem grega, em que o prefixo dyz tem o significado de “ato defeituoso”. Portanto, a distanásia, etimologicamente, significa prolongamento exagerado da agonia, sofrimento e morte de um paciente.

Como surgiu a ortotanásia?

A palavra ortotanásia tem sua origem no grego, sendo orthos reto/correto e thanatos morte. Portanto a origem etimológica de ortotanásia é morte correta.

Qual o objetivo da ortotanásia?

Destarte, na ortotanásia, o indivíduo em estágio terminal é direcionado pelos profissionais envolvidos em seu cuidado para uma morte sem sofrimento, que dispensa a utilização de métodos desproporcionais de prolongamento da vida, tais como ventilação artificial ou outros procedimentos invasivos.

Onde a ortotanásia é permitida?

O suicídio assistido é autorizado legalmente na Holanda e Luxemburgo e, em 2010, a Justiça da Alemanha deliberou que o suicídio assistido é legal no país. Segundo a decisão, médicos devem interromper medidas para o prolongamento da vida, caso haja a vontade expressa pelo paciente.

Quem decide a ortotanásia?

Apesar da complexidade do tema e das polêmicas levantadas, a ortotanásia precisa ser discutida no plano jurídico com o auxílio das ciências médicas e de seus profissionais. Devem ser consideradas a opinião do médico e, principalmente, a vontade do paciente em estado terminal ou sua família.

EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA, DISTANÁSIA E MISTANÁSIA: QUAL A DIFERENÇA?

45 questões relacionadas encontradas

Quando foi criado a ortotanásia?

Ortotanásia: uma decisão frente à terminalidade * A ortotanásia está regulamentada no Brasil pela Resolução 1805/2006. A pesquisa objetivou refletir e discutir, com contribuições da bioética, sobre práticas de limitação ou retirada de suporte vital em situações de terminalidade.

Quais os tipos de ortotanásia?

ortotanásia: morte natural; distanásia: morte postergada com sofrimento; eutanásia: morte antecipada.

Quando surgiu a ortotanásia no Brasil?

Em nosso país, em 2006, foi publicada, pelo Conselho Federal de Medicina, a Resolução nº 1.805, visando a regulamentação de tal prática no Brasil. Ela foi autorizada, pelo Ministério Público Federal, somente em 2010: ano em que a ortotanásia foi contemplada no novo código de ética médica.

Quais os 4 princípios éticos que a ortotanásia se baseia?

Sendo assim, autonomia, a beneficência, não maleficência e a justiça são os princípios éticos, que tem por finalidade qualificar a relação entre médico, paciente e procedimento médico.

Qual a lei da ortotanásia?

APENSE-SE AO PL 6715/09. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta lei regulamenta a prática da ortotanásia no território nacional brasileiro.

Como é feita a ortotanásia?

Ortotanásia significa morte correta, ou seja, a morte pelo seu processo natural. Neste caso o doente já está em processo natural da morte e recebe uma contribuição do médico para que este estado siga seu curso natural.

Que tipo de morte e a ortotanásia?

A ortotanásia (também chamada de eutanásia passiva e que, etimologicamente, significa morte no tempo certo) caracteriza-se pela limitação ou suspensão do esforço terapêutico, ou seja, do tratamento ou dos procedimentos que estão prolongando a vida de doentes terminais, sem chance de cura.

O que é ortotanásia exemplo?

O desligamento de aparelhos, por exemplo, configura ortotanásia. O prolongamento artifical da vida se chama distanásia. A ortotanásia não se confunde com a eutanásia porque nesta um terceiro, por sentimento de piedade, abrevia a morte do paciente terminal portador de doença grave e incurável, a pedido dele.

Qual o papel do enfermeiro na prática da ortotanásia?

O enfermeiro juntamente com sua equipe, realizará seu cuidado mediante o acolhimento ao paciente e familiar com a identificação da dor e seu alívio, na manutenção das boas condições de higiene e nutrição, assim como no conforto físico e no ambiente livre de riscos.

Qual a diferença entre eutanásia e ortotanásia?

De forma geral, a eutanásia pode ser definida como o ato de "antecipar a morte", a distanásia como uma "morte lenta, com sofrimento", enquanto que a ortotanásia representa a "morte natural, sem antecipação ou prolongamento".

O que é a morte assistida?

Morte assistida, morte medicamente assistida ou também morte a pedido, é um termo genérico para a ajuda a morrer que pode referir-se a qualquer um destes procedimentos: Eutanásia — ato intencional de proporcionar a alguém uma morte indolor para aliviar o sofrimento.

O que é distanásia e ortotanásia?

Dentre os conceitos relacionados à terminalidade da vida, encontram-se a distanásia e a ortotanásia. Distanásia significa a obstinação terapêutica para adiar a morte iminente. Ortotanásia significa morte em seu processo natural, não prolongando o tratamento.

Qual a diferença entre eutanásia e cuidados paliativos?

Cuidados Paliativos visam melhoria da qualidade de vida e não têm relação com a eutanásia.

Quem criou a distanásia?

Histórico. O termo distanásia foi proposto em 1904, por Morache, e tem sido empregado para definir a morte prolongada e acompanhada de sofrimento, associando-se à ideia da manutenção da vida através de processos terapêuticos desproporcionais, a ”obstinação terapêutica”.

O que é morte distanásia?

Distanásia significa morte lenta, sofrida e sem qualidade de vida.

Qual é o termo utilizado pelos médicos para definir a morte natural?

A Ortotanásia refere-se ao termo utilizado pelos médicos para definir a morte natural, sem interferência da ciência, permitindo ao paciente morte digna, sem sofrimento, deixando a evolução e percurso da doença.

Como ocorre a distanásia?

A distanásia, portanto, é o prolongamento exagerado da agonia, sofrimento e morte de um paciente. O termo também pode ser empregado como sinônimo de tratamento fútil e inútil, ou seja, uma atitude médica que, na intenção de estender a vida do paciente terminal, submete este a grande sofrimento.

O que quer dizer a palavra distanásia?

O prefixo grego dis tem o significado de "afastamento", portanto a distanásia significa prolongamento exagerado da morte de um paciente. O termo também pode ser empregado como sinônimo de tratamento inútil. Trata-se da atitude médica que, visando salvar a vida do paciente terminal, submete-o a grande sofrimento.

Como a distanásia é vista no Brasil?

No Brasil, a palavra distanásia não é encontrada em nenhuma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), nem mesmo no Código de Ética Médica6, o que não significa que a prática seja permitida aos médicos brasileiros.

Artigo anterior
Como é feito a tomografia dos olhos?
Artigo seguinte
Como saber qual é o meu SMTP?