Onde surgiu a arte cinética?

Perguntado por: Hélder Afonso Gaspar Lopes  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

A arte cinética foi uma corrente artística moderna que surgiu na capital francesa, Paris, com a exposição “Lemouvement” (O movimento), na galeria Denise René, em 1955.

Quando e onde surgiu a arte cinética?

Corrente artística surgiu em Paris na década de 1950

A exposição Le mouvement (O movimento), que aconteceu em Paris, na França, em 1955, na galeria Denise René, pode ser considerado como o começo da arte cinética.

Quem criou a arte cinética?

Um dos pioneiros e maiores expoentes da arte cinética é Alexander Calder, que se formou em engenharia mecânica antes de virar artista plástico. Suas principais obras dentro do cinetismo são os móbiles, com placas e fios de metal que se movimentam de acordo com o vento.

O que vem a ser a arte cinética?

A arte cinética é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.

Qual era o principal objetivo da arte cinética?

A arte cinética busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.

Arte cinética - História da Arte | 30

34 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais obras cinéticas?

Arte cinética: principais obras
  • Roda de bicicleta (1913) – Marcel Duchamp. Considerada uma peça precursora da cinetismo, a obra “Roda de Bicicleta, de Marcel Duchamp é uma das mais famosas desse estilo. ...
  • Arco das Pétalas (1941) – Alexander Calder. ...
  • Vega III (1957-59) – Victor Vasarely.

Quais os principais representantes da arte cinética?

Dentre os principais representantes da arte cinética estão:
  • Marcel Duchamp (1887-1968)
  • Alexander Calder (1898-1976)
  • Antoine Pevsner (1884-1962)
  • Naum Gabo (1890-1977)
  • Victor Vasarely (1906-1997)
  • Pol Bury (1922)
  • Jean Tinguely (1925-1991)
  • Yaacov Agam (1928)

Quem é o pioneiro da arte cinética no Brasil?

Misto de artista e inventor, Abraham Palatnik foi consagrado por iniciar no país um movimento de integração entre arte e tecnologia.

Quem é considerado o maior artista cinético?

Abraham Palatnik (Natal, Rio Grande do Norte, 1928 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020). Artista cinético, pintor, desenhista. Considerado um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil, expande os caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia.

Como surgiu a arte cinética no Brasil?

A arte cinética no Brasil despontou como uma expressão artística na década de 1960 e contou com artistas emblemáticas do circuito nacional, como Ivan Serpa, Luiz Sacilotto, Sérvulo Esmeraldo e Lygia Clark. No entanto, Abraham Palatnik foi o seu grande precursor.

Quem foi um dos maiores exemplos da arte cinética?

Um dos maiores exemplos da arte cinética está o pintor e escultor estadunidense Alexander Calder (1898-1976), muito conhecido por seus “Móbiles” (desenho em quatro dimensões), um tipo de escultura com peças que se movimentam, seja pela ação dos ventos ou por motores de energia.

Quando foi o surgimento da arte contemporânea?

A Arte Contemporânea, também conhecida como Arte Pós-moderna, é um estilo artístico que surgiu a partir da segunda metade do século XX, após o término da Segunda Guerra Mundial.

Quanto custa um Palatnik?

No local, é possível comprar, por exemplo, uma gravura pequena do precursor da arte cinética, Abraham Palatnik, por 8 000 reais.

Quem é Alexander Calder e qual a sua obra?

O escultor famoso por suas figuras moveis, os móbiles, nasceu em 22 de julho de 1898 em Lawton – Pensilvânia. ... Em Paris, Alexander apresentou um conjunto de esculturas em madeira. Construiu um circo em miniatura, com animais de madeira e arame. Os seus “espetáculos” eram assistidos por artistas e intelectuais.

Qual o nome do principal representante do movimento impressionista?

Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.

Quem são os artistas multimídias?

Um artista multimídia é um artista que cria trabalhos que abrangem várias mídias, geralmente com foco na integração de mídias eletrônicas. Às vezes, multimídia e mídia mista são confusas, mas a multimídia é um pouco mais ampla e tende a ser mais dinâmica por natureza.

Qual era o principal elemento da arte cinética principalmente nos mobiles?

Os móbiles de Calder antecipam a arte cinética, como categoria artística toma o movimento como princípio de estruturação. O cinetismo rompe com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas que está em movimento.

Quais são as principais características da arte abstrata?

As principais características da arte abstrata são: Arte não representacional; ... Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.

Quais os principais temas tratados no pop art?

Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). O termo em inglês significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra.

O que é uma obra de arte tridimensional?

Você sabe o que é a Arte Tridimensional? Ela se refere a obras que possuem três dimensões (altura, largura e comprimento). A Escultura é um exemplo disso, envolvendo produções com volume e relevo.

Quando é que surgiu a arte?

Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25 000–8 000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.

Como era a Arte Contemporânea no ano 60?

Dentre as manifestações artísticas como Minimalismo, Op Arte, Arte Cinética, Novo Realismo e Tropicália, a Pop Arte surgida na Inglaterra, mas apropriada e difundida pelos norte americanos foi a vanguarda mais decisiva da década.

Qual é o objetivo da Arte Contemporânea?

A arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final. A intenção é refletir de modo subjetivo sobre a peça artística, não apenas contempla-la pela sua natureza estética.

O que é esculturas cinéticas?

Uma escultura cinética é a obra feita a partir da energia do movimento. Para tanto, a sua criação deve apresentar elementos que indiquem mobilidade e dinamismo.

Artigo anterior
Quanto ganha um professor universitário no brasil?
Artigo seguinte
Como as redes podem ser classificadas?