Onde nasceu a interdisciplinaridade?

Perguntado por: Clara Barbosa Branco  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)

O movimento interdisciplinar surgiu na Europa, mais especificamente na França e na Itália em meados da década de 1960, época em que surgiam movimentos estudantis que colocavam em discussão a necessidade de um novo estatuto para a universidade e para a escola (FAZENDA, 1994, p.

Quem trouxe a interdisciplinaridade no Brasil?

Japiassu foi orientado por Georges Gusdorf na França — um dos grandes especialistas internacionais sobre interdisciplinaridade — e foi Japiassu quem primeiro trouxe a reflexão sobre o tema para o Brasil.

Quando surgiu o termo interdisciplinaridade no Brasil?

No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71.

Qual é o conceito de interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.

São características da interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade parte da palavra "interdisciplinar", que tem, como conceito, o que é um comum a duas ou a mais disciplinas. Diz respeito ao processo de ligação entre as disciplinas. Assim, interdisciplinaridade é parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade. ...

Dica: Interdisciplinaridade

40 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de interdisciplinaridade?

E derivam-se da categoria “interdisciplinaridade” os níveis no âmbito do conhecimento: multidisciplinaridade, significando saberes fragmentados, em que existe justaposição de várias disciplinas, porém sem relação aparente entre si; pluridisciplinaridade, em que algumas disciplinas pertencentes a conteúdos afins ou a ...

Qual é a importância da interdisciplinaridade?

Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas.

O que é uma disciplina interdisciplinar?

Interdisciplinar é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. É o processo de ligação entre as disciplinas. ... Um conteúdo interdisciplinar pode fazer parte de um grande projeto, entre dois professores ou até mesmo com um único professor.

O que é um trabalho interdisciplinar?

O Trabalho Interdisciplinar (TI) é a produção intelectual e a elaboração de material teórico/prático realizada pelos alunos e que traz aos mesmos, a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula, utilizando-os como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas ...

O que é o projeto interdisciplinar?

O Projeto Interdisciplinar adota como princípio o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento, em que o processo de aquisição do saber é mais importante que o próprio saber. O professor deve atuar, nesse contexto, como um facilitador da autonomia dos alunos.

Quem foi o primeiro a estudar a interdisciplinaridade no Brasil?

No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf e posteriormente da de Piaget. O primeiro autor influenciou o pensamento de Hilton Japiassu no campo da epistemologia e o de Ivani Fazenda no campo da educação.

Quando surgiu a transdisciplinaridade?

Como o termo surgiu e foi consolidado? O termo transdisciplinaridade foi citado inicialmente por Jean Piaget no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade, realizado na Universidade de Nice (França), em 1970, ao propor a reflexão a respeito do tema.

Qual o berço dos pensamentos intelectuais para o surgimento da interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componente curriculares na construção do conhecimento, ela surgi principalmente na França e Itália, em meados da década de 60, época em que os movimentos estudantis, reivindicavam um novo estatuto de universidade e da escola.

Como a interdisciplinaridade chegou ao Brasil?

Ao chegar ao Brasil, no final da década de 1960, a proposta da interdisciplinaridade já anunciava a necessidade de construção de um novo paradigma da ciência e de seu conhecimento, já que interferia na própria organização da escola e de seu currículo.

O que dizia Japiassu sobre disciplinaridade?

Japiassu (1976, p. 82) considera a interdisciplinaridade como um movimento realizado no interior das disciplinas por meio da prática pedagógica e, entre elas, visando integração. Como afirma, a interdisciplinaridade é movimento a ser praticado também como atitude de espírito.

O que é a transversalidade?

A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor.

Como se faz um trabalho interdisciplinar?

Quais são as dicas para pôr a interdisciplinaridade em prática?
  1. Aposte em um bom planejamento. ...
  2. Permita que os professores tenham flexibilidade. ...
  3. Aposte em atividades lúdicas. ...
  4. Utilize recursos digitais. ...
  5. Adote materiais didáticos com proposta interdisciplinar.

O que inviabiliza o trabalho interdisciplinar?

De acordo com o texto-base: "A falta de apoio por parte dos colegas de profissão e dos gestores educacionais inviabiliza um trabalho interdisciplinar, visto que um projeto com enfoque interdisciplinar depende de parceria, mutualidade, diálogo e planejamento conjunto com toda comunidade escolar" (texto-base, p. 13).

O que é interdisciplinaridade e sua importância?

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas tornando o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno. ... As fronteiras entre as disciplinas vão se tornar permeáveis, enquanto se investiga um dado fenômeno.

Qual a importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem?

O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. ... Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas.

Qual é a importância da interdisciplinaridade nas atividades escolares?

A interdisciplinaridade é uma forma de ensino, e ocorre quando se relacionam os conteúdos de diferentes disciplinas, para estudar um tema com o objetivo de capacitar o aluno, e aplicar os conhecimentos específicos de cada área na análise e verificação desse tema.

O que a interdisciplinaridade proporciona ao homem?

A interdisciplinaridade ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas e a capacidade de resolver situações conflitantes por meio da exposição de um assunto sob múltiplos pontos de vista.

Quais são as IM possibilidades da interdisciplinaridade no âmbito escolar?

Atualmente, a interdisciplinaridade continua seu caminho pela (re)construção do conhecimento unitário e totalizante do mundo frente à fragmentação do saber. Na escola, essa noção é materializada em práticas e reflexões como a integração de conteúdos e a interação entre ensino e pesquisa.

O que é interdisciplinaridade científica?

52), a interdisciplinaridade científica apresenta, como finalidade, "a produção de novos conhecimentos [científicos] e a busca de respostas às inúmeras necessidades sociais", ao passo que a interdisciplinaridade escolar apresenta, como principal finalidade, a "difusão do conhecimento [...] e a formação de atores ...

O que é interdisciplinaridade Brainly?

É uma relação entre duas ou mais disciplinas de conhecimentos integrados a uma organização, uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.

Artigo anterior
O que significa a palavra difira?
Artigo seguinte
Supostamente é um adverbio?