Onde fazer cartão de ônibus para idoso em BH?

Perguntado por: Gabriela Jesus  |  Última atualização: 27. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

Os cartões BHBUS Master devem ser solicitados diretamente no posto do Transfácil no BHResolve, localizado na Av. Santos Dumont, 363 - Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h. Não é necessário agendar e o atendimento será feito por ordem de chegada.

Onde fazer o cartão do idoso em BH?

- A pessoa precisa ter 60 anos completos ou mais; - Ser morador de Belo Horizonte. Como solicitar: Acesse o Portal de Serviços da PBH - pesquise por Credencial de Estacionamento Reservado para Idoso.

Onde fazer o Cartão Ótimo do idoso em BH?

Para obtenção do Cartão Ótimo – Sênior, a partir do dia 27 deste mês, o usuário idoso deverá realizar o agendamento no Consórcio Ótimo, através do número (31) 3516-6000, e comparecer, na data, local e horário marcados, munido de comprovante de endereço (conta de luz, água ou telefone) emitidos nos últimos 60 dias e ...

Como fazer o cartão de gratuidade do idoso?

A pessoa idosa que tem como comprovar renda NÃO necessita da Carteira da Pessoa Idosa para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor da passagem. Basta apresentarem o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício.

Quem tem 60 anos pode andar de ônibus de graça?

Conheça seus direitos A Lei Estadual nº 15.179/2013 garante uma passagem gratuita por idoso (pessoa com 60 anos de idade ou mais). Válido em todos os horários do serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros de característica rodoviária convencional, limitado a dois assentos por veículo.

MATÉRIA - BH FAZ - CARTÃO DO IDOSO (ÔNIBUS)

28 questões relacionadas encontradas

Como tirar o bilhete do idoso de 60 a 64 anos?

Como solicitar o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa? Para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser solicitado por meio do site de Atendimento Digital (sptrans.com.br/atendimento).

Como funciona o Bilhete Único idoso 60 anos?

Durante este prazo de espera de 72 horas para liberação da cota de gratuidade no Bilhete, o idoso com idade entre 60 a 64 anos terá direito à gratuidade mediante a apresentação do documento de identidade ao motorista ou cobrador do ônibus e desembarcar pela porta da frente.

Quem tem 60 anos pode fazer a carteirinha do idoso?

Para ter a carteirinha do idoso, é preciso que a pessoa tenha 60 anos ou mais e uma renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.

Quantas vezes posso usar o bilhete do idoso por dia?

USO DO BILHETE É LIMITADO A 5 VIAGENS DIÁRIAS PARA O IDOSO.

Qual é a idade para tirar o Cartão do Idoso?

Para a emissão do cartão do idoso pela internet, o cidadão deve ter idade igual ou superior a 60 anos, ser habilitado no Estado de São Paulo e domiciliado em município não integrado ao SNT.

Onde tirar passe livre em BH?

Ou seja, cerca de 4,5 mil ainda precisam realizar o processo para manter o Passe Livre Estudantil em 2024. Segundo a prefeitura, todo o processo de renovação para 2024 pode ser feito de forma virtual, pelo site: passeestudantil.pbh.gov.br, sem necessidade de entrega de documentação física.

Onde fazer cartão de ônibus em BH?

Os cartões poderão ser solicitados ou revalidados fora do prazo diretamente no posto do Transfácil no BHResolve, localizado na Av. Santos Dumont, 363 - Centro. O funcionamento do Posto do Transfácil na BHResolve é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Onde comprar cartão de ônibus em BH?

Pode ser em uma banca de jornal, uma lanchonete, uma livraria, ou qualquer ponto credenciado, identificado com o selo do Rotativo Digital.

Como tirar carteira de idoso para ônibus e metrô?

Já os idosos com idade entre 60 e 64 anos têm o benefício disponível no Bilhete Único Personalizado (Comum). Segundo a SPTrans, quem já possui o Bilhete Único Personalizado (Comum) não precisa fazer novo cadastro ou emitir um novo cartão. Para se cadastrar, basta acessar o site da SPTrans.

Como agendar para fazer o Cartão Ótimo?

Veja como é fácil adquirir

O solicitante deve possuir o cartão BHBUS Benefício (dentro do prazo de validade). Caso ainda não tenha o cartão, deverá acessar o Portal de Serviços da Prefeitura https://servicos.pbh.gov.br/ digitar o serviço: Benefício da Gratuidade. Clicar no serviço e seguir as orientações apresentadas.

Quem tem direito à gratuidade no transporte público em BH?

Quem pode acessar? De acordo com a regulamentação publicada, poderão solicitar o Auxílio Transporte Mulher aquelas mulheres residentes em Belo Horizonte, que estejam em situação de violência doméstica e familiar, apresentem vulnerabilidade econômica ou social e sejam assistidas pelo Poder Público.

Como tirar o bilhete do idoso de 65 anos?

original e cópia simples. A foto para o cartão será feita na hora, no próprio Posto de Atendimento, e o Bilhete Único Especial – Idoso será encaminhado pelo correio no prazo de 20 dias. A relação com os endereços e o horário de atendimento dos Postos de Atendimento ao Passageiro Especial está disponível aqui.

Quantas passagens tem no bilhete de idoso?

Quando a recarga é realizada, são disponibilizadas cinco cotas de ônibus e, depois, cinco cotas de trilhos. Cada cota disponibilizada tem validade temporal por sete dias a partir da primeira ativação.

Quantas viagens o idoso pode fazer?

I - para viagens com distância de até 500 km, com, no máximo, seis horas de antecedência; II - para viagens com distância acima de 500 km, com, no máximo, doze horas de antecedência.

Quem tem mais de 60 anos é obrigado a renovar o RG?

O novo RG será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos de idade. Antes disso, a atual carteira de identidade, com número de RG emitido pelos estados e em papel, seguirá válida pelos próximos dez anos. Isto é, os brasileiros não serão obrigados a efetuar a troca ao menos até 2032.

Qual a vantagem da carteira do idoso?

A Carteira da Pessoa Idosa possibilita o acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, nos termos do art. 40 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.

Quem tem 60 anos já é idoso?

O Projeto de Lei 5628/19 eleva de 60 para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa para efeitos legais.

Como é que ficou a gratuidade dos idosos de 60 a 64 anos?

O artigo 39 da lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso prevê apenas que pessoas com 65 anos ou mais não paguem para andar de ônibus e metrô. Só que em algumas cidades e estados, a gratuidade no transporte público coletivo foi regulamentada para quem tem idade entre 60 e 64 anos.

Como faço para fazer o bilhete do idoso?

Para emitir o cartão, o idoso com mais de 65 anos deve dirigir-se aos locais de atendimento, munido dos seguintes documentos: CPF, comprovante de residência e RG original. No caso de perda ou roubo, o usuário deve se dirigir a sede do sindiônibus com o Boletim de Ocorrência, o CPF e o RG.

Onde carregar o Bilhete Único do idoso?

Para recarregar a gratuidade de pessoa idosa, basta aproximar seu cartão em um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais. Importante: o procedimento de recarga deverá ser feito mensalmente, no início de cada mês.

Artigo anterior
Que cor usar no domingo?
Artigo seguinte
Qual tamanho do Wire o para caderneta de vacinação?