Onde fatores de transcrição se ligam?

Perguntado por: Victória Vera Ramos Maia  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 5/5 (25 avaliações)

Os fatores de transcrição são proteínas que se ligam ao DNA e propiciam a capacidade de controlar a expressão gênica sob diferentes estímulos metabólicos ou condições de crescimento.

Onde ocorre o processo de transcrição?

Todo o processo ocorre no núcleo da célula. Inicialmente, uma molécula de DNA abre-se no ponto onde o gene a ser transcrito encontra-se. Isso acontece em virtude da ação da RNA polimerase, que promove a abertura e a exposição das sequências de nucleotídeos que irão ser transcritos.

O que são os fatores de transcrição?

Fatores de transcrição são proteínas que ajudam a transformar genes específicos em "ligados" ou "desligados" através da conexão a um DNA próximo. Fatores de transcrição que são ativadores impulsionam a transcrição de um gene.

Onde ocorrem os processos de transcrição e tradução?

Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.

Quais são as regiões reguladoras da transcrição?

A região operadora é a região onde um fator de transcrição é ligado, e a região promotora é a sequência de DNA para o qual a RNA polimerase se liga para iniciar a transcrição.

O que são os fatores de transcrição e como estão relacionados a expressão gênica?

29 questões relacionadas encontradas

Onde ocorre a regulação gênica?

Na maioria dos organismos esta regulação ocorre no nível da transcrição do DNA, durante a síntese do RNAm. Para compreender a regulação precisamos primeiro entender a estrutura dos genes em Procariotos e Eucariotos.

Como o processo de transcrição é regulado?

Proteínas Reguladoras. A regulação da transcrição é mediada em parte por proteínas reguladoras que se podem ligar ao DNA na sua forma helicoidal (sem ser necessário o seu desenrolamento) e regular a atividade transcricional da RNA polimerase.

Quais as etapas do processo de transcrição?

Transcrição é o processo pelo qual o DNA é usado como um modelo para fazer mRNA. Este processo é dividido em 3 etapas: iniciação, alongamento e finalização. A transcrição começa numa região conhecida como promotora. Uma enzima chamada RNA polimerase "lê" a cadeia de DNA modelo e cria o mRNA.

Em qual local da célula Procarionte ocorre o processo de transcrição?

Atenção: nos organismos eucariontes, a transcrição acontece no núcleo; nos procariontes, ocorre no citoplasma.

Em que fase do ciclo celular ocorre a transcrição?

A fase G2 é caracterizada pela duplicação de centríolos e outras organelas citoplasmáticas. Além disso, é retomada a intensa transcrição e síntese de moléculas necessárias para a segregação dos cromossomos e a própria divisão celular. Todo esse processo resulta em um aumento no volume e tamanho da célula.

O que é região reguladora?

Uma sequência reguladora (também denominada região reguladora ou "elemento regulador") é um segmento de ADN (DNA) onde as proteínas de união ao ADN, tais como os factores de transcrição, se ligam preferencialmente.

Como as proteínas reguladoras controlam a transcrição?

Algumas proteínas reguladoras são repressoras que se ligam a segmentos do DNA chamados operadores. Quando ligado a seu operador, o repressor reduz a transcrição (por exemplo, impedindo a RNA polimerase de avançar sobre o DNA).

Por que os genes ligam e desligam?

A regulação gênica é uma parte importante do desenvolvimento normal. Os genes são ligados e desligados, durante o desenvolvimento, para fazer com que uma célula da folha de uma planta pareça e aja diferente de uma célula da raiz ou de uma célula do fruto, por exemplo.

Quais são as 3 fases da transcrição?

Esse processo ocorre em três etapas principais, a iniciação, o alongamento e o término, cada um contendo fatores específicos que serão explicados adiante. A figura abaixo representa um esquema simplificado do processo. A transcrição em eucariontes é bem mais complexa que em procariontes.

Qual é a diferença entre transcrição e tradução?

A principal diferença entre transcrição e tradução é que a transcrição é utilizada em situações específicas visando diminuir as diferenças de uma mesma mensagem em países distintos, sendo parte de uma estratégia que visa cativar o público, como em campanhas de marketing.

Como é o processo de tradução?

A tradução é o processo de sintetizar uma proteína a partir de um transcrito de RNA mensageiro (mRNA). Este processo é dividido em três fases primárias: iniciação, alongamento e finalização. A tradução é catalisada por estruturas conhecidas como ribossomas, grandes complexos de proteínas e RNA ribossomal (rRNA).

Onde ocorre a síntese de proteínas?

Onde ocorre a síntese proteica? A formação de proteínas ocorre em organelas denominadas ribossomos, os quais estão presentes em células eucariontes e procariontes. A tradução, considerada a etapa mais importante do processo, acontece dentro do RNA ribossômico, ou RNAr. Nesse local, forma-se o ribossomo ativo.

Qual é o local de síntese do RNA ribossômico?

O RNA ribossômico (RNAr) é sintetizado em segmentos de DNA de locais específicos de certos cromossomos, em áreas denominadas regiões organizadoras de núcleo.

Como ocorre a transcrição em Procariotos?

TRANSCRIÇÃO EM PROCARIONTES

O processo de transcrição pode ser dividido didaticamente em três etapas: (1) início, (2) elongamento e (3) término e liberação da molécula de RNA. Assim como na replicação, a síntese de RNA ocorre sempre no sentido Page 22 100 Genética Básica 5'Ⱥ3' da fita de RNA nascente.

O que é o processo de transcrição do RNA?

A transcrição consiste na síntese de uma molécula de RNA a partir das informações contidas na sequência de nucleotídeos de uma molécula de DNA. A transcrição é um processo extremamente variável, sendo a célula quem controla quando determinadas sequências devem ser transcritas e o quanto de RNA deve ser sintetizado.

Qual o papel da DNA polimerase na transcrição?

A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA. Na verdade não é só uma enzima que participa da replicação, é um grupo de enzimas.

Como é feita a transmissão da informação genética?

As características genéticas são transmitidas entre gerações por meio da hereditariedade. Hereditariedade é o processo de transmissão de características genéticas entre gerações, isto é, a transmissão de genes provenientes de um organismo parental para seus descendentes.

Qual enzima abre a fita de DNA?

Helicase é a primeira enzima de replicação a se ligar na origem de replicação ‍ . A função da helicase é avançar os garfos de replicação "desenrrolando" o DNA (quebrando as pontes de hidrogênio entre os pares de bases nitrogenadas).

Qual a estrutura dos fatores de transcrição que podem regular a expressão de genes?

“Enhanceossomo” – complexo de fatores de transcrição que regulam a expressão de um determinado gene.

Como ocorre a regulação gênica em Procariotos?

Regulação por atenuação: importância da sequência líder

Sendo assim, o DNA procariótico está solto no citoplasma permitindo que os processos de transcrição e tradução ocorram simultaneamente. A atenuação faz uso desse rígido acoplamento entre esses dois processos para controlar a expressão gênica.

Artigo anterior
O que prejudica a qualidade dos óvulos?
Artigo seguinte
Qual a velocidade mais rápida já registrada?